TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE UMA FERRAMENTA DE ESTAMPAGEM – MEMORIAL DESCRITIVO E MEMORIAL DE CÁLCULO

Por:   •  5/2/2018  •  Ensaio  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]                                                                  [pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO MECÂNICA II

PROJETO DE UMA FERRAMENTA DE ESTAMPAGEM – MEMORIAL DESCRITIVO E MEMORIAL DE CÁLCULO

GUILHERME ALAS MARTINS CESTARO

JOÃO VICTOR ALVES PINTO BEZERRA

JÚLIO CÉSAR DE OLIVEIRA DANTAS

MATHEUS PROTÁSIO DE LIMA

RAFAEL ANTONIO DA SILVA

DOCENTE: KARLLYAMMO LENNON DE SOUZA

NATAL, DEZEMBRO DE 2017.

RESUMO

O trabalho aqui apresentado tem como objetivo apresentar os memoriais (cálculo e descritivo) de uma ferramenta de estampagem que irá produzir arruelas de alumínio, explicando detalhes do projeto, os procedimentos utilizados para dimensionar a peça e estimar o custo final e produtividade do projeto, exemplificando viabilidade do projeto, que tem como finalidade ser simples e eficiente.

ESPAÇO PARA A IMAGEM (PROJETO FINAL)

  1. APRESENTAÇÃO

O projeto consiste na atividade avaliativa que foi proposta pelo professor Karllyammo Lennon, docente da turma de Processos de Fabricação Mecânica II lecionada no semestre 2017.2. O projeto consiste na criação de uma ferramenta para produzir arruelas de alumínio utilizando processos vistos em sala ao longo do semestre sendo, nesse caso, a estampagem. Assim, consta aqui o memorial de cálculo e memorial descritivo desta ferramenta, detalhando o seu procedimento de dimensionamento, processo de operação e funcionamento. Buscou-se também estimar os custos operacionais da ferramenta, além da produtividade.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

         

Estampagem é um processo de conformação mecânica, dividido em três operações, corte (que será utilizado para a produção da arruela), dobramento e repuxo capaz de submeter uma chapa plana a uma ou mais transformações com a finalidade de se obter peças com geometrias específicas, sem a formação de cavaco, deformando plasticamente o metal. Normalmente os processos são a frio, sem a necessidade de um aumento de temperatura. Na operação de corte a chapa é submetida a uma força que ultrapassa o limite de resistência ao cisalhamento da chapa. Essa operação divide-se em três fases: deformação plástica, cisalhamento e ruptura. Além disso, a operação de corte (figura 1) pode ser classificada em: corte total, quando ocorre a separação total entre duas partes cortadas; entalhe, quando o corte não é completo; recorte, quando se é realizado mais de um corte na chapa; puncionamento, quando o corte na chapa é feito através de um punção; e o traspasse, em que o corte ocorre associado à deformação da chapa.

[pic 3]

Figura 1 – Tipos de operações de corte (FATEC, 2011)

No caso do dobramento e o encurvamento são operações que geram uma mudança na direção da chapa, mas sem chegar a cortá-la, sendo assim, a peça não atinge o limite de ruptura, apenas o de escoamento. É de extrema importância, conhecer o raio de curvatura e a resistência elástica do material.

Por fim, a operação de repuxo ou embutimento consiste na obtenção de um solido oco através de uma chapa metálica. Essa operação trabalha com os limites de resistência do material onde o repuxo deve ser parado antes da ruptura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (245.8 Kb)   docx (145.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com