TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO DIMENSIONAMENTO ESTRUTURAL

Por:   •  1/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 3

DIRETRIZES DO PROJETO INTEGRADO

                

  1. ESCOPO DO PROJETO

  1. EMPREENDIMENTO.

        

  1. Características

Empreendimento destinado ao uso comercial, com duas salas de escritório, um depósito de livros, uma copa, banheiro e corredor lateral por pavimento tipo, bem como, uma garagem coletiva para carros e motos.

O empreendimento é composto por um térreo, 3 pavimentos tipo e uma cobertura, com pé-direito de 3,5m com acesso exclusivo por meio de escada do tipo “U”. O imóvel está situado em uma região com classe de agressividade ambiental “CAA-l”.

  1. Ações

        

Devem ser consideradas as ações de carregamento acidental previsto na NBR_6120/80, mais a variável ∆=(KN/), onde:[pic 1]

= , bem como, a existência de piso de revestimento cerâmico, blocos de alvenaria que possibilitem os devidos cobrimentos mínimos conforme norma pertinente e para as cargas de vitral, considerar espessura do vidro de 2,5cm e altura do vitral de (2m), de maneira que haja uma folga de (2,5cm) que possibilite as deformações da estrutura acima sem causar nenhuma interação com o mesmo.[pic 2]

        

  1. DIMENSIONAMENTO

  1. Área de aço

A área de aço da laje e viga deve atender ao dimensionamento longitudinal e transversal de armaduras mínimas, máximas e calculadas, bem como, de todo detalhamento transversal e longitudinal, atendendo as verificações do ELS-DEF..

  1. Modelagem

        

O dimensionamento da armadura de laje e viga deve ser elaborado conforme abordado na disciplina de (lajes e vigas), bem como dos prescritos da NBR-6118/14.

  1. Etapas complementares

Algumas etapas complementares do projeto integrado devem ser apresentadas para fins de correção do mesmo, permitindo assim que toda tomada de decisão feita pelo grupo em cada etapa do dimensionamento fique clara no desenvolvimento do projeto, tais como:

  • Planta com os modelos de lajes adotadas em função do número de engastes para as eventuais determinações dos parâmetros de cálculo de momentos e reações;
  • Planta com os resultados obtidos de cada momento fletor inicial de cada laje;
  • Planta com os resultados obtidos nas compatibilizações de momentos de cada laje;
  • Planta com os resultados obtidos nas modelagens feitas com o auxílio do software FTOOL;
  • Cálculo detalhado de cada etapa que porventura for otimizada posteriormente pelo uso de planilhas, para que o conceito utilizado fique claro durante sua validação.

  1. RESULTADOS
  1. Plantas

        Os resultados do projeto integrador devem ser claramente demonstrados nos detalhamentos apresentados em plantas de armação da laje e viga do pavimento tipo.

  1. CORREÇÃO

É vedada a utilização de planilhas iguais entre grupos distintos, utilização de softwares de cálculo estrutural, exceto o “FTOOL”, e qualquer forma de plágio de partes ou na íntegra de trabalhos desenvolvidos por outros.

Toda fundamentação teórica utilizada em cada etapa, deve ser devidamente citada ao longo do trabalho.

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O projeto integrado deve ser devidamente detalhado em cada etapa, de maneira que cada consideração feita pelo aluno esteja clara no projeto, bem como, devem atender as bibliografias sugeridas “Pinheiro / Carvalho/Fusco” para cada etapa pontuada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (551.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com