TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR 8 OBJETIVOS DO MILENIO

Dissertações: PROJETO INTEGRADOR 8 OBJETIVOS DO MILENIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

A finalidade deste projeto é apresentar e difundir o Quinto Objetivo de Desenvolvimento do Milênio que diz respeito a Melhorar a Saúde Materna, que tem como principal meta reduzir em três quartos até o ano 2015, a taxa de mortalidade materna. Alcançar este objetivo não é impossível, mas depende tanto de ações públicas como também da responsabilidade da sociedade e da própria mãe para eliminar as causas. A metodologia utilizada foram sites oficiais que tratam sobre o assunto, reportagens e pesquisa de índices e taxas.

Palavras-Chaves: objetivo, saúde, mortalidade,

INTRODUÇÃO

A preocupação com os maiores problemas mundiais no ano 2000 motivou a ONU – Organização das Nações Unidas, a criar a Declaração do Milênio e estabelecer 8 Objetivos de Desenvolvimento que devem ser atingidos por todos os países até 2015: Erradicar a pobreza extrema e a fome; Atingir o ensino básico universal; Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde materna; Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; Garantir a sustentabilidade ambiental e por fim Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

O presente trabalho apresenta o quinto objetivo, ou seja, Melhorar a saúde materna que tem como meta reduzir em três quartos a taxa de mortalidade materna até o ano de 2015 e deter o crescimento da mortalidade por câncer de mama e de colo de útero. Este objetivo só será alcançado com a promoção integral da saúde das mulheres em idade produtiva e a presença de pessoal qualificado na hora do parto.

Neste projeto será abordado assuntos relacionados a mortalidade materna tais como: a taxa de mortalidade no Brasil e no mundo; os fatores de risco que podem contribuir para uma gravidez conturbada; os fatores importantes para uma gravidez saudável; a importância do pré-natal e quais as ações devem ser tomadas por uma empresa para garantir o bem estar de suas funcionárias gestantes.

Há muito com o que se preocupar quando falamos de assistência as futuras mamães. Complicações na gravidez ou no parto matam mais de meio milhão de mulheres por ano e cerca de 10 milhões ficam com sequelas. Em todo o mundo, mais de 90% das mortes maternas poderiam ser evitadas. A taxa de mortalidade materna máxima recomendada pela Organização Mundial da Saúde é de 20 casos a cada 100 mil nascidos vivos. A meta estabelecida para o Brasil é de 35 casos.

É importante que todos saibam que a mortalidade materna é um risco ainda presente e que muito deve ser investido para conscientizar a sociedade com o intuito de garantir que os direitos de uma mulher grávida sejam respeitados e melhorar os serviços de saúde para que essa realidade fique cada vez mais distante.

REFERENCIAS

http://www.objetivosdomilenio.org.br/ Acesso em: 28 de agosto 2014 às 18h:37min.

http://www.unric.org/pt/objectivos-de-desenvolvimento-do-milenio-actualidade/27669

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com