TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador

Trabalho Universitário: Projeto Integrador. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  3.777 Palavras (16 Páginas)  •  2.765 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1.0. Introdução.......................................................................................,,,,,,,,,. 4

2.0. Identificação da Empresa ........................................................................ 5

2.1. Características do setor e da empresa ................................................... 5

2.2. Identidade organizacional ....................................................................... 7

2.3. História da organização .......................................................................... 8

2.4. Estrutura organizacional ......................................................................... 9

2.5. Principais clientes e fornecedores .......................................................... 10

2.6. Principais Concorrentes .......................................................................... 12

2.7. Análise Swot .......................................................................................... 14

2.8 Área comercial .......................................................................................

Anexos ....................................................................................................

Referências Bibliográficas ....................................................................... 17

1.0 . INTRODUÇÃO

No mundo atual, onde a complexidade dos estudos efetuados traz relativo retorno esperado, a longo prazo, faz-se necessário a manutenção constante não só de pesquisa, mas também de práticas que levem o educando a uma segurança profissional e psicológica.

O presente Projeto Integrador aqui apresentado visa, inicialmente, inserir o aluno na realidade do mercado de trabalho, possibilitando ao mesmo, adquirir certos conhecimentos da vida administrativa e comercial. As informações obtidas através deste trabalho são de relevante importância, pois vêm acrescentar ao conteúdo teórico recebido em sala de aula, dados e experiências práticas colhidas durante a execução do mesmo.

Ao adentrarmos nesse “mundo comercial”, constatamos a amplitude que o mesmo possui, abrangendo não somente a parte administrativa e comercial (interna), como também tudo o que existe em torno (externo), e como todo o conjunto influi consideravelmente no desempenho da empresa.

Importante salientar que, a empresa selecionada para a fonte do trabalho, teve papel de suma importância, uma vez que disponibilizou todos os dados, bem como forneceu subsídios para que pudéssemos lograr êxito em nosso projeto.

A pesquisa a seguir apresentada foi baseada no modelo cedido pela orientadora do projeto e feita, em parte, com a sócia proprietária da Livraria Interativa, na pessoa da Sra. Ana Paula e restante com a gerência de loja, na pessoa da Sra. Danielle Jordania.

2.0 . LIVRARIA INTERATIVA

A empresa pesquisada tem como razão social LIVRARIA E PAPELARIA INTERATIVA LTDA, leva o nome fantasia Livraria Interativa, é uma Sociedade Limitada com cotas de responsabilidades. Empresa comercial varejista tem como sócios a Advogada Ana Paula Marques da Cunha Assis que exerce a função de sócio-administrador e o também advogado Osvaldo Sousa de Assis Junior.

A Livraria Interativa possui duas lojas, a matriz na Av. Santos Dumont, nº 2767, bairro Aldeota e sua filial na R. Senador Pompeu, nº 1207, no Centro de Fortaleza. Seus produtos principais são livros didáticos e literatura, material escolar, escritório, brinquedos, suprimentos e periféricos para informática, artigos para presente, além dos serviços de Xerox, encadernação e plastificação.

A empresa tem um faturamento anual em torno de R$ X.000.000,00 e possui 15 funcionários, todos trabalhando em regime de trabalho C. L. T.

2.1. CARACTERÍSTICAS DO SETOR E DA EMPRESA:

Além do setor de atuação de uma empresa, a segmentação de mercado significa a divisão dos consumidores em grupos que apresentam desejos de compra e necessidades específicas. Estas necessidades podem ser saciadas através de produtos, serviços, produtos agregados a serviços e informações auxiliares.

A segmentação de mercado objetiva concentrar esforços de marketing para que seu produto atinja de forma adequada o seu público, satisfazendo da melhor forma possível a demanda. Cada grupo de consumidores deve apresentar diferenciações a respeito de traços psicográficos, geográficos, pretensão de compra, decisão de compra, entre outros fatores.

A partir da segmentação conhece-se profundamente o nicho, a cultura, o comportamento, o gosto e o comportamento geral do consumidor de forma mais particularizada. Uma empresa que consegue encontrar e atingir corretamente o seu nicho de mercado pode vencer seus concorrentes através de pioneirismo e adequação de seus produtos.

A empresa pesquisada pertence ao segmento de livrarias, sendo que o setor apresentou, no último ano, um crescimento médio nas vendas, contudo, temos clareza de que ele não reflete o setor como um todo. A concentração de livrarias nos grandes centros é cada vez mais forte. A previsão é de que, nos próximos dez anos, alcance perto dos 70%.

Os segmentos que demonstraram maior crescimento foram o infantil e o juvenil. A qualidade dos livros infantis influenciou na conquista desse público, que começa a descobrir o prazer de ler. Eles estão mais lúdicos, dinâmicos e atraem a atenção da criança. A Leitura deixou de ser obrigatória e o Livro tornou-se um objeto de entretenimento.

Mas essa não é a realidade do segmento como um todo. Sabemos que para boa parte das livrarias localizadas fora dos grandes centros, como em cidades de médio e pequeno porte, a sobrevivência está cada vez mais difícil.

Hoje, sem nenhuma sombra de dúvida, a concorrência desleal por parte de alguns sites varejistas, que – como os dos supermercados, por exemplo – também vendem livros, com descontos em alta escala, não permite que as pequenas e as médias livrarias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com