TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO PARA INCLUSÃO

Trabalho Universitário: PROJETO PARA INCLUSÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/1/2015  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 4

Projeto Para Inclusão

Matéria: Libras, TIC na Educação

Curso: Licenciatura em Matemática – 3º ano

Nomes: Maria Carolina Barbosa de Souza

Thiago Amorim de Faccio

Introdução

Segundo o estatuto da criança e do adolescente artigo 54 é dever do Estado garantir atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino, sendo assim é comum irmos a escolas e ter vários alunos com deficiências físicas e intelectuais, por conta disso o professor deve se adequar a este contexto em que vivemos atualmente.

O plano de aula a seguir foi feito para ser aplicado em 2 salas contendo um total 64 alunos, dentre estes 2 tem deficiência auditiva, a sala tem uma boa convivência em geral, a maioria de família de classe média.

Público-Alvo

Este projeto é destinado a 2 salas de 6º anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual José de Anchieta, cada sala com média de 32 alunos, tendo 2 com deficiência auditiva.

Tema

O projeto tem como intenção conscientizar aos alunos do uso continuo que a matemática tem em nosso cotidiano, que as frações/divisões está presente em vários temas de nosso dia-a-dia.

Disciplinas Envolvidas: Matemática e Ciências

Objetivos

• Fazer com que os alunos intendam que as frações estão presentes em nosso cotidiano e que saber utiliza-las facilitam o nosso dia-a-dia.

o Compreender o significado das frações na representação de medidas não inteiras e da equivalência de frações, identificando as frações em figuras geométricas, saber realizar as operações de adição e subtração de frações de modo significativo;

o Estabelecer relação entre divisão e fração, perceber que duas frações são equivalentes quando ambas representam a mesma quantidade.

o Construir o conceito de frações, percebendo que o denominador representa em quantas partes está sendo dividida o todo e o numerador quantas partes deste todo irão ser utilizadas;

o Compreender a utilização de frações em nosso cotidiano, deduzindo que para se obter uma reação química deve-se ter uma proporção de cada item, que é dada por uma fração.

Materiais

Sala de informática para aplicação do Jogo “Dividindo a pizza”, Dominó das Frações, lista de exercícios em xerox, lousa e giz, caneta, lápis, borracha, ingredientes para desenvolver uma receita em sala de aula.

Avaliação

O aluno será avaliado conforme o seu desempenho em sala de aula, sua evolução, e, além disso, no final de todas as atividades será realizada uma lista de exercícios contendo todos os conteúdos vistos, está lista será de dividida em duas partes uma de matemática e outra de ciências.

Descrição das Atividades Realizadas

A primeira atividade que será aplicada para este projeto será a do jogo dividindo a pizza, a intenção e levar os alunos a sala de informática para ter este primeiro contato que é inteiramente visual e não é necessário nem saber o que é uma fração, o jogo da todas as informações necessárias para soluciona-lo, mesmo assim o professor deverá fazer pelo o menos uns 2 exemplos de cada para os alunos compreenderem melhor, assim quando eles forem para a sala de aula ficara mais fácil compreender de onde vem a ideia de fração.

Em seguida deverá ser feito uma aula expositiva explicando tudo sobre fração, suas operações, o que significa, aonde podemos utiliza-la, etc.

Na matéria de ciências a professora utilizará este contexto de frações como ferramenta para explicar reações químicas que para acontecer deve-se ter uma proporção correta, que são dadas por frações, a professora pode fazer um bolo com a sala, ou um iogurte, uma receita qualquer, para demonstrar este conceito de reação química, mostrando que se as proporções são essenciais.

Após toda a exposição de conteúdo e aplicação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com