TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO SOBRE DOCENCIA

Por:   •  3/12/2019  •  Artigo  •  2.264 Palavras (10 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 10

LICENCIATURA EM FÍSICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA

COMUNIDADE

WENDEL PIRES DE ALMEIDA e RA 1726031

CAJAZEIRAS - PB

2017

IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Instituição: EEEFM Monsenhor Constantino Vieira

Localização: Avenida Padre Rolim, 457, Centro

Cajazeiras - Paraíba

Endereço Eletrônico: escolamonsvieira@hotmail.com

Esferas Administrativa: Estadual

CNPJ: 01421.614/0001-00

A E.E.E.F.M. Monsenhor Constantino Vieira localizada à Rua Padre Rolim, número 457, no centro da cidade de Cajazeiras do Estado da Paraíba, oferece as modalidades de ensino: Ensino Médio Regular, nos três turnos de funcionamento e Ciclos VI A, VI B e VII, no período noturno, onde o discente tem oportunidade de participar de programas do Governo Federal e Estadual, tais como: Robótica, , PDDE, PDE, PNLD, e o Plano Nacional de Alimentação (PNAL) e PIBID (Química).

A escola tem como meta reduzir os índices de evasão e reprovação, tendo como estratégia propondo-se a realização de ações educativas e novas metodologias, através da interdisciplinaridade e uso das novas tecnologias, proporcionando a participação dos docentes e discentes nas questões do ensino e da aprendizagem, a partir da implementação de projetos, os quais visam uma melhor qualidade do ensino, como fator primordial da escola.

A equipe que integra a Instituição de Ensino, busca uma formação constante para sua fundamentação na prática pedagógica, através da qualificação profissional em Cursos de Especialização e Mestrado, de forma a aprimorar os conhecimentos e implementar novas metodologias que venham enriquecer o potencial do educando, tanto no conhecimento cientifico, filosófico e cultural.

Nessa perspectiva, a equipe administrativa e Pedagógica desta Unidade Escolar, buscam novos horizontes de forma crítico social, onde o educando obtenha êxito, diante da sociedade globalizada e na sua vida profissional.

A E.E.E.F.M. Monsenhor Constantino Vieira apresenta um quadro de professores que na sua grande maioria são efetivos e concursados, graduados e pós-graduados nas suas áreas de atuação e funcionário efetivos e contratados. A equipe pedagógica desenvolve um trabalho de acompanhamento através de encontros quinzenais por área de conhecimento, verificação dos diários de classe e execução de projetos voltados para a melhoria do IDEB/PB, onde são desenvolvidas atividades de leitura e escrita e Matemática, de acordo com o Projeto de Intervenção Pedagógica. A escola tem o propósito de redirecionar metas para a integração de todos os segmentos da comunidade escolar, através de ações educativas, como a pedagogia de projetos contribuindo para a formação do educando enquanto cidadão, capaz de interagir na sociedade e ao mesmo tempo se propõe a inovar o processo ensino aprendizagem.

A escola fica localizada na zona urbana da cidade de Cajazeiras PB, é bem localizada fica no centro da cidade e atende a várias alunos tanto na zona urbana como da zona rural, o espaço é compatível com a clientela assistida por este estabelecimento, a Escola tem segundo dados da secretaria 758 alunos matriculados no ano de 2017, 1 laboratório de Física, 1 laboratório de Química, 1 de Matemática, 1 de biologia e 1 laboratório de informática, possui 17 salas de aula e atende ao Ensino médio, Ensino técnico e a modalidade de educação de Jovens e adultos. Há somente uma sala comum a todos os professores. Quanto a biblioteca e aos laboratórios eles são bem utilizados pelos alunos e professores atingindo um nível razoável de uso e objetivos atingidos.

Em relação a gestão escolar e o Projeto Político Pedagógico da EEEFM Monsenhor Constantino Vieira, foi desenvolvido a partir de reuniões e discussões, com a participação da comunidade escolar, objetivando o aperfeiçoamento do processo ensino aprendizagem, enfocando os aspectos administrativos e didático pedagógicos, partindo do planejamento participativo, abordando os temas transversais no cotidiano escolar, tais como: Direitos humanos, Diversidade cultural e sexual, Saúde na escola e reflexão sobre as diferentes formas de violência na sociedade moderna, bem como os projetos educativos desenvolvidos pela escola, no intuito de reduzir a evasão reprovação escolar.

O conselho escolar é formado por um professor efetivo da escola, um representante dos discentes, um representante dos pais dos alunos e um funcionário, esse conselho é responsável por administrar a parte financeira, regimento interno da escola, parte estrutural da escola, vejo como uma parte importante da escola na tomada de decisões para o crescimento da comunidade escolar.

Com relação a avaliação a EEEFM Monsenhor Constantino Vieira, levando em consideração a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, vem trabalhando ao longo dos anos com a avaliação formativa e somativa, abrangendo os aspectos qualitativos e quantitativos, relacionando as quatro áreas do conhecimento, onde na Linguagem, prima-se pela leitura e escrita, levando o educando a criação, produção de texto, interpretação e aprimoramento do vocabulário, já nas Ciências Humanas, despertando o senso crítico do educando, levando-o a pensar, tornando-se sujeito crítico mediante a sociedade onde está inserido, nas Ciências da Natureza, priorizando a capacidade do educando realizar experimentos, acompanhando os avanços tecnológicos da sociedade globalizada e aplicabilidade no cotidiano escolar, na Matemática , através do despertar para o raciocínio lógico, através da aplicação de jogos envolvendo as quatro operações, para que o aluno obtenha um melhor desempenho na resolução de problemas . Com relação aos aspectos quantitativos, trabalha-se com avaliação da aprendizagem , levando em consideração as orientações contidas nas Diretrizes Operacionais para o Funcionamento das Escolas da Rede Estadual de Ensino e seminários apresentados em sala de aula, enquanto que os aspectos qualitativos, é feito o acompanhamento bimestral do desempenho do educando em sala de aula como: frequência, pontualidade, participação nas atividades em sala de aula, e ou realizadas pela escola, comportamento e relacionamento entre educadores e educandos e vice versa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com