TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática de Docência Observação e Projeto

Por:   •  21/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

LICENCIATURA EM FÍSICA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

 POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

Aleksandro De Oliveira Rodrigues     RA:1826754

UNIP – TATUAPÉ II

2018


  1. Ponto de partida

O local escolhido para o ponto de partida foi o polo Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie, localizada Rua da Consolação, 930 - Consolação, São Paulo – SP. CEP 01302-000. O polo é um complexo de faculdades que compreende quase um quarteirão e tem acesso pelas Ruas Itambé, Maria Antônia e Piauí.  No entorno da Universidade foram observadas x ambientes educativos, sendo quatro escolares e cinco não escolares.

  1. Ambientes escolares.

  • Universidade Presbiteriana Mackenzie

Fundado em 1870, a Universidade Presbiteriana Mackenzie mudou-se para o atual endereço em 1896. Inicialmente era uma escola de ensino fundamental e hoje oferece cursos desde a educação básica até a pós-graduação, além de expandir sua marca para diversos polos no Brasil.

Localizado entre as ruas da Consolação, Maria Antônia, Itambé e Piauí, o polo tem seu endereço principal na Rua da Consolação, 930 - Consolação, São Paulo – SP, CEP 01302-000. É frequentada por educadores e alunos dos cursos de extensão, EAD, cursos in company, línguas estrangeiras, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior (Graduação, Pós-Graduação Especialização, Mestrado e Doutorado) nos períodos da manhã, tarde e noite. O polo possui nove prédios, três bibliotecas, uma capela, cinco auditórios, três quadras poliesportivas, um estúdio de rádio e um Estúdio de TV distribuídos em uma área de 117 mil m².

  • EMEI Gabriel Prestes

Localizada na Rua da Consolação, 1012 - São Paulo - Cep: 01302000, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Gabriel Prestes é frequentada por educadores e alunos de educação infantil (Entre 4 e 5 anos) nos períodos da manhã e tarde. Ela possui um amplo espaço arborizado, 3 parques infantis e acesso ao museu Chácara Lane. A escola caracteriza por uma preocupação com a interação das crianças com a sociedade e aproveita a proximidade de outros ambientes não escolares para ampliar a experiência educativa.

  • Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Criada em 1933, a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo passou a ocupar o prédio localizado Rua General Jardim, 522 - Vila Buarque, São Paulo - SP, CEP 01223-010 em 1954. Sua fundação foi um projeto de modernização e recuperação da influência política do estado São Paulo, após revolução de 32, atualmente comtempla a Escola de Sociologia e Política (ESP), Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais (EPG) e a Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FaBCI). Frequentada por alunos de graduação e pós-graduação, nos turnos da manhã e noite, possui um edifício moderno de nove andares e um casarão que mantém a arquitetura do início do século XX.

  • PUC-SP - Campus Consolação

Instalada na Rua Marquês de Paranaguá, 111 - Consolação, São Paulo - SP, CEP 01303-050, o prédio abriga os cursos de graduação e pós-graduação das áreas de Exatas e Tecnologia e do seu Núcleo de Pesquisas Tecnológicas (NPT). Os 10 edifícios e a quadra poliesportiva que fazem parte do complexo foram construídos nos 1940 e a partir de 1971 tornaram-se um polo da PUC-SP. É um marco da arquitetura brasileira e teve seu projeto assinado por Rino Levi e teve seus jardins projetados pela paisagista Burle Marx. O Campus é frequentado por educadores e alunos nos turnos da matutino e noturno.

  1. Ambientes não escolares.

  • USP-Centro Universitário Maria Antônia

O Centro Universitário Maria Antônia é um órgão da Pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, localizado na Rua Maria Antônia, 294 - Vila Buarque, São Paulo - SP, CEP 01222-020, ocupa o local antes destinado a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo e o Teatro da USP, é considerado patrimônio histórico da cidade. Hoje o espaço recebe exposições artísticas, seminários e oferece cursos livres de gravura, fotografia, desenho e pintura. É frequentado por artistas, alunos da USP e apreciadores de artes.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (138.8 Kb)   docx (49.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com