TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROT FOÓLIO INDIVIDUAL

Pesquisas Acadêmicas: PROT FOÓLIO INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO A DISTÂNCIA

TECNOLOGO EM ANÁLISES E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

RAIMUNDO MENDES AMORIM

PORTFÓLIO INDIVIDUAL

São Raimundo Nonato

2013

RAIMUNDO MENDES AMORIM

PORTFÓLIO INIDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso Tecnólogo em Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para todas as disciplinas do curso, 2º Período.

Professores do Curso.

São Raimundo Nonato

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

OBJETIVO 6

DESENVOLVIMENTO 6

MODELO EM CASCATA 6

HISTÓRIA DO MODELO EM CASCATA 6

USO DO MODELO CASCATA 7

VANTAGENS DO MODELO EM CASCATA 8

DESVANTAGENS DO MODELO EM CASCATA 8

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO 9

CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

INTRODUÇÃO

Esse trabalho foi desenvolvido para apresentar um relatório interdisciplinar das disciplinas estudadas no segundo período do Curso Tecnologo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR, onde aborda em especial a disciplina Processo e Negócio de Software.

OBJETIVO

Na disciplina de Processo e Negócio de Software, são abordados temas sobre técnicas de como um software deve ser projetado. Maneiras de como deixar o cliente satisfeito com o produto que ele solicitou. Apresenta regras de desenvolivimento de um software, tipos de modelagem, consequências de um software mal projetado, causas, etc.

Neste trabalho, será apresentado um dos tipos de modelagem de um software, onde fala dese modelo, da sua história, como esse modelo é trabalhado, quais as suas vantagens e desvantagens, entre outros.

DESENVOLVIMENTO

MODELO EM CASCATA

O modelo em cascata é um modelo de desenvolvimento de software seqüencial no qual o desenvolvimento é visto como um fluir constante para frente (como uma cascata) através das fases de análise de requisitos, projeto, implementação, testes (validação), integração, e manutenção de software. A origem do termo cascata é frequentemente citado como sendo um artigo publicado em 1970 por W. W. Royce; ironicamente, Royce defendia um abordagem iterativa para o desenvolvimento de software e nem mesmo usou o termo cascata. Royce originalmente descreve o que é hoje conhecido como o modelo em cascata como um exemplo de um método que ele argumentava ser um risco e um convite para falhas.

HISTÓRIA DO MODELO EM CASCATA

Em 1970 Royce propôs o que é agora popularmente designado no modelo em cascata como um conceito inicial, um modelo no qual ele argumentava ser defeituoso. Seu trabalho então explorou como o modelo inicial poderia ser desenvolvido em um modelo iterativo, com feedback de cada fase influenciando as próximas, de modo similar a muitos métodos amplamente utilizados hoje. Ironicamente, foi somente o modelo inicial que mereceu destaque; e sua crítica ao modelo inicial sendo amplamente ignorada. O modelo em cascata rapidamente não se tornou o que Royce pretendia, um projeto iterativo, mas ao invés disto um modelo puramente sequencialmente ordenado. Este artigo ira tratar o significado popular para o modelo em cascata. Para um modelo iterativo similar a versão final de Royce, ver o modelo em espiral.

A despeito das intenções de Royce para o modelo em cascata ser modificado para um modelo iterativo, o uso do modelo em cascata como um processo puramente sequencial é ainda popular, e, para alguns, o termo modelo em cascata veio se referir a uma abordagem para criação de software a qual é vista como inflexível e não iterativa. Aqueles que usam o termo modelo em cascata de forma pejorativa para modelos não iterativos aos quais não apreciam usualmente veem o modelo em cascata em si como ingênuo e inadequado para um processo do mundo real

USO DO MODELO CASCATA

No modelo em cascata original de Royce, as seguintes fases são seguidas em perfeita ordem:

 Elicitação de requisitos

 Projeto

 Construção (implementação ou codificação)

 Integração

 Teste e depuração

 Instalação

 Manutenção de software

Para seguir um modelo em cascata, o progresso de uma fase para a próxima se dá de uma forma puramente sequencial. Por exemplo, inicialmente completa-se a especificação de requisitos — elaborando um conjunto rígido de requisitos do software (Por exemplo, os requisitos para Wikipédia devem permitir edições anônimas de artigos; Wikipédia deve permitir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com