TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PTI 3º Semestre Unopar -incompleto

Pesquisas Acadêmicas: PTI 3º Semestre Unopar -incompleto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.709 Palavras (7 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 7

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO I

Fortaleza

2.014

FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção Textual Individua, como requisito parcial para obtenção de média semestral.

Profs. Anderson E.M. Gonçalves, Merris Mozer, Polyanna P. Gomes, Roberto Y. Nishimura, Adriane A. Loper.

Fortaleza

2.014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. OBJETIVO 4

7. CONCLUSÃO 20

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21

1. INTRODUÇÃO

O trabalho aborda conhecimentos apresentados nas disciplinas estudadas no 3º semestre do curso de ADS. Linguagens de Programação e Estrutura de Dados, Análise Orientada a Objetos I, Banco de Dados I, Organização de Computadores são as disciplinas que direcionamos os temas apresentadas no desenvolvimento deste trabalho.

O foco deste material vem demonstrar uma comparação entre três locadoras de carro: Alfa, Hertzer e ABS, todas localizadas em Fortaleza, estado do Ceará. A partir da referida comparação detetcar uma forma melhorada a fim de criar uma nova locadora com uma funcionalidade melhor que tem como denominação Locadora Aluga Buggy. Também desenvolver um sistema de Banco de Dados objetivando suprir as necessidades de expansão e crescimento da nova locadora que está se maximizando com uma matriz e 4 filiais.

Para fechar o ciclo de entendimento do conteúdo estudado será apresentado um modelo de prototipação do sistema escolhido por meio de imagens esclarecedoras.

2. OBJETIVO

O objetivo geral deste trabalho é tratar de conceitos básicos inseridos nas disciplinas do 3º semestre do curso de ADS da UNOPAR, aliados à prática com o estudo de caso de Locadoras de carros pesquisadas na ferramenta Google a fim de verificar detalhadamente os modelos, fazer comparações, analisar pontos positivos e negativos para finalmente criar um novo modelo de Locadora de Carros que terá como denominação Locadora Aluga Buggy.

Vale ressaltar que o nome é bem sugestivo para a nossa região Nordeste e especificamente o nosso Ceará. Tendo em vista o grande uso de Buggys em virtude de ser um estado com uma parte litorânea extensa. E isso nos aproxima da teoria à prática, voltados para a realidade em que estamos inseridos.

Pretende-se também demonstrar a forma como se realiza a prototipação mais adequada para a nova locadora.

3. DESENVOLVIMENTO.

3.1 PESQUISA COM TRÊS LOCADORAS DE VEÍCULOS NO GOOGLE

Utilizando o Google, escolhemos as Locadoras de veículos LocarAlpha (http://www.locaralpha.com.br/), Hertz Aluguel de Carros (https://www.hertz.com.br) e, ABS Rent a Car (http://www.alugueldecarrosfortaleza.com.br)). Todos os sites já apresentam em sua primeira página alternativas de fazer consultas e reservas de veículos, bem como todas possuem interfaces semelhantes, que após preenchidas nos leva à base de dados de suas frotas. Todos os sites possuem maturidade e praticidade. Pouco, ou nada, há que se acrescentar em um novo produto voltado para a locação de veículos. O que poderíamos fazer em nosso projeto é tão somente alteração de estética de acordo com os interesses do nosso cliente.

3.2 SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCOS DE DADOS – SGDB.

Existem inúmeras versões de SGDBs no mercado, alguns pagos e outros gratuitos. Algumas empresas oferecem ambas alternativas aos usuários. As alternativas gratuitas geralmente são limitadas, não oferecendo toda ferramentas contidas nas versões pagas. Contudo existem algumas versões gratuitas tão poderosas quanto as pagas de sus concorrentes. Os gerenciadores mais conhecidos, são: IBM DB2 classic, Informix, FireBird, PostgreSQL, MySQL, Oracle, SQL-Server, TinySQL, ZODB.

Optamos pelo MySQL pelo fato da mesma ser free, oferecer módulo de backup e pela sua integridade transacional.

3.3 PROTOTIPAÇÃO

Conforme estampado no site da Wikipédia, podemos definir que a prototipação é

“uma abordagem baseada em uma visão evolutiva do desenvolvimento de software, afetando o processo como um todo. Envolve a produção de versões iniciais - protótipos (análogo a maquetes para a arquitetura) - de um sistema futuro com o qual é possível realizar verificações e experimentos, com o intuito de avaliar algumas de suas características antes que o sistema venha realmente a ser construído, de forma definitiva”.

Existem quatro tipo de prototipação, a saber:

• Protótipo de Apresentação  oferece suporte ao início do projeto e é usado para convencer o cliente de que o futuro sistema é viável e que a interface do usuário se adequa aos requisitos. Na maioria dos casos é usado para mostrar visão que o usuário têm do sistema e revelar aspectos importantes da interface.

• Protótipo Autêntico  é um sistema de software provisório e funcional, geralmente projetado para ilustrar aspectos específicos da interface de usuários ou parte da funcionalidade, ajudando na compreensão dos problemas envolvidos.

• Protótipo Funcional -- é derivado do modelo do domínio do problema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com