TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pacs: Sistema De Arquivos E Distribuiçao De Imagens

Casos: Pacs: Sistema De Arquivos E Distribuiçao De Imagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

PACS: SISTEMAS DE ARQUIVAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE IMAGENS

Na década de 1980, começou a ser estudar a aplicação de sistema de informação. Até este momento os equipamentos eram considerados um sistema isolado.

Com o desenvolvimento de informações digital, surgiu a necessidade de criar uma estrutura computacional que permitisse troca de dados de imagem. Pois com essa necessidade criou-se o PACS (do inglês Picture Archivingand Communication System). É um sistema de arquivamento e comunicação voltada para o diagnostico de imagem.

O PACS deve oferecer visualização de imagens de diagnósticos, armazenamento de dados em meios magnéticos ou opticos para recuperação em curto ou em longo prazo.

Um aspecto fundamental dentro do fluxo de trabalho em ambiente radiológico digital é garantia de consistência informação.

Na radiologia digital, o padrão de comunicação principal é DICOM.

DICOM é o padrão global para transferência de objetos normalizados e objetos compostos.

Serviços DICOM são utilizados para comunicação de objetos de informação dentro de um dispositivo.

O modelo OSI consiste em sete camadas, sendo que a camada mais alta compõe as interfaces de apli¬cação com o usuário e a camada mais baixa corresponde ao meio físico (fios e cabos) através do qual a informação é en¬viada e recebida. Quando objetos com informação ou ima¬gens médicas são enviados entre camadas de um mesmo dispositivo, esse processo é chamado de serviço, quando objetos são enviados entre dois dispositivos diferentes, o processo é considerado um protocolo. As funcionalidades DICOM, são serviços eficientes para en¬viar, receber, consultar e recuperar imagens.

O HL7 Tem por missão definir padrões para troca, gerenciamento e integração de da¬dos que propiciem o cuidado clínico de pacientes, além do gerenciamento, fornecimento e avaliação de serviços de saúde. O DICOM, o HL7 organiza a transmissão da infor¬mação segundo uma sequência pré-estabelecida de envio de dados que segue uma estrutura padrão baseada em rótulos específicos (Tags).

O foco do IHE é estabelecer formas otimizadas de fluxo de informação no âmbito de instituições de saúde com base em padrões de comunicação, como o DICOM e o HL7. O IHE estabelece um conjunto de arcabouços técnicos (frameworks) que define como os padrões devem ser im¬plementados de forma a satisfazerem as necessidades da prática clínica. Utilizam-se três conceitos básicos: Atores são as funcio¬nalidades que fazem a comunicação entre os sistemas. Transações são as mensagens trocadas entre os sistemas. Perfis de Integração são agrupamentos de atores e tran¬sações que compõem um fluxo específico.

PACS é composto por equipamen¬tos e sistemas voltados para aquisição, arquivamento e apresentação de dados e imagens médicas. Cada com¬ponente é devidamente integrado por meio de redes de computadores e aplicações computacionais compatíveis com o padrão DICOM. Com o PACS, executando três tarefas primárias: aquisição da imagem através do equipa¬mento radiológico; conversão dos dados ao padrão DICOM e encaminhamento do estudo que contém as imagens para o servidor PACS ou estações de trabalho. O hardware, o servidor de arquivamento de imagens pode ser conside¬rado um “datacenter” composto por computadores de alto desempenho, dispositivos de armazenamento e conexões de rede ultrarrápidas. Os principais dispositivos para armazena¬mento em um PACS incluem discos magnéticos, conjunto de discos independentes, fitas magnéticas, além de CDs e DVDs.

O software implementado no servidor de arquivamento deve ser compatível com o padrão DICOM, pois é através dele que o servidor recebe exames, grava informações do paciente no banco de dados e arma¬zena as imagens em discos ou fitas magnéticas. O servidor deve suportar também serviços Q/R, assim como serviços independentes para C-Store, C-Find e C-Move para comuni¬cação com diferentes estações de trabalho.

Sabe-se que a radiografia plana é a primeira modalidade de exame radiológico de que se tem notícia. Mesmo após dé¬cadas de evolução tecnológica, ela ainda permanece ativa respondendo por aproximadamente 70% do volume de es¬tudos em todo o mundo.Os primeiros monitores padrão CRT não forneciam a qualidade necessária em comparação à de um filme radiológico e, portanto, os fabricantes tiveram de produzir monitores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com