TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para-raio

Artigo: Para-raio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Artigo  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 2

Os para raios são acessórios que interceptam a corrente elétrica atmosférica e as conduz de forma segura para o solo.

Os para-raios são feitos por uma haste de metal ligado a terra por um fio condutor de cobre. Em sua extremidade superior existe uma coroa de quatro pontas, coberta por platina para suportar o forte calor gerado pela descarga elétrica. Uma nuvem eletrizada que esteja passando nas proximidades de um para-raios interage com ele, provocando indução eletrostática. Cargas elétricas de sinal contrário ao da nuvem são induzidas nas pontas metálicas do para-raios, e um forte campo elétrico vai se formando em suas vizinhanças.

O campo elétrico fica cada vez mais intenso, até ultrapassar a rigidez dielétrica do ar (3 x 106 V/m). Uma vez atingido o limite, o ar se ioniza, formando um caminho condutor até as nuvens. A partir desse momento ocorrem as descargas elétricas.

A instalação de um para raio deve ser feita por empresa especializada ou um profissional de sua confiança que solicite um levantamento no local do seu imóvel. Peça proposta comercial que lhe dê opção entre os materiais que podem ser utilizados, pois eles influenciarão no prazo de manutenção e no preço da instalação.

NORMALMENTE QUEM DETERMINA O MÉTODO OU O TIPO (ISOLADO OU NÃO ISOLADO) A SER USADO, SÃO AS MEDIDAS DA EDIFICAÇÃO E O SEU USO. POR EXEMPLO: PARA EDIFICAÇÕES PEQUENAS (GUARITAS, CAIXAS D´ÁGUA BAIXAS, CASAS RESIDENCIAIS BAIXAS E PEQUENAS) PODE SER USADO O MÉTODO FRANKLIN OU ELETROGEOMÉTRICO, POIS SÃO MUITO PRÓXIMOS (SISTEMA ISOLADO OU NÃO ISOLADO). PARA EDIFICAÇÕES ALTAS OU EXTENSAS HORIZONTALMENTE (PRÉDIOS OU GALPÕES) O MAIS INDICADO É O MÉTODO GAIOLA DE FARADAY, TANTO PELOS CUSTOS QUANTO PELA ESTÉTICA E MANUTENÇÃO.

Assim que for concluída a instalação dos para raios, acompanhe pessoalmente a leitura dos aterramentos, e solicite os seguintes documentos: Laudo assinado pelo engenheiro responsável, cópia da carteira do C.R.E.A deste profissional e A.R.T recolhida.

Os materiais que podem ser utilizados nos para raios são: cobre, alumínio, aço, ferragens de construção e outros, desde que atendam as exigências mínimas de espeçura, determinada pela nbr 5419/05 abnt.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com