TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paradigmas Da Programação

Pesquisas Acadêmicas: Paradigmas Da Programação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

PARADIGMA DE PROGRAMAÇÃO FUNCIONAL

Usado para criar programas cujo foco está na avaliação de funções matemáticas, o paradigma de programação funcional indica que existe a preocupação de se evitar estados ou dados mutáveis. Basicamente, a programação nas linguagens desse paradigma, consiste em usar e criar funções, que após processada a expressão matemática será fornecido o valor de retorno da função. As linguagens que seguem esse paradigma são usadas na sua maioria no mundo acadêmico e de pesquisa, com pouquíssima aplicação no mercado. Alguns exemplos de linguagens são: Lisp, Mathematica, Heskell e F#.

As principais vantagens de utilizar o paradigma funcional em aplicações na área acadêmica e de pesquisa são:

• Programação em um nível mais alto, tornando os programas mais concisos e mais próximos de uma utilização matemática. A ausência de operações de atribuição torna os programas funcionais muito mais simples para provas e análises matemáticas do que os programas procedurais.

• Um alto nível de abstração, especialmente quando as funções são utilizadas, suprimindo muitos detalhes da programação e minimizando a probabilidade da ocorrência de muitas classes de erros.

• A não dependência das operações de atribuição permite aos programas avaliações nas mais diferentes ordens. Esta característica de avaliação independente da ordem torna as linguagens funcionais as mais indicadas para a programação em sistemas paralelos.

As desvantagens da utilização do paradigma de programação funcional em aplicações comerciais se encontram na sua menor eficiência sem comparado aos paradigmas imperativos, necessidade de hardwares mais robustos e na dificuldade de se prever o tempo e o espaço necessário para execução da aplicação.

PARADIGMA DE PROGRAMAÇÃO LÓGICO

O paradigma de programação lógico é baseado na utilização de sentenças lógicas, utilizando-se da lógica simbólica como linguagem para programação. Um dos pontos importantes são os objetos e seus relacionamentos, onde se podem declarar vários fatos sobre estes, definindo regras e questionamentos onde as respostas podem ser observadas através das regras e fatos. O paradigma de programação lógico de certa forma se assemelha ao funcional, pois é focado na matemática, mais especificadamente na lógica matemática. As linguagens que fazem uso desse paradigma são orientadas a procedimentos, mas essas possuem limitações, tipo o armazenamento dos resultados dos procedimentos. Outra característica, tanto da lógica, como da funcional, é que elas não são uma seqüência de afirmações e não possuem um estado global. Uma forma de entender as linguagens desses dois paradigmas, é que elas, normalmente definem o que é para ser processado, mas não como processá-lo.

O paradigma de programação lógico é bastante utilizado no campo da inteligência artificial, onde através da programação lógica busca-se implantar a maneira da lógica matemática à programação de computadores. O paradigma lógico elabora deduções imediatas com base em uma lista de premissas.

A linguagem mais representativa desse paradigma é o PROLOG (PROgramming in LOGic). O PROLOG foi estruturado nos anos 70 com o intuito de resolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com