TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parâmetros Projeto Geométrico + Civil 3d

Por:   •  14/3/2019  •  Resenha  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

Introdução        2

Desenvolvimento        3

Cálculo dos parâmetros        3

Configuração do Civil 3D        6

Conclusão        8

Referência bibliográfica        9


Introdução        

        A definição dos parâmetros horizontais e verticais de uma estrada são a base de um projeto, dados como a superelevação, raio mínimo, velocidade de projeto objetivam garantir a segurança dos transeuntes na via projetada, bem como garantir e possibilitar a expansão do volume de tráfego ainda atendendo as condições mínimas de segurança.


Desenvolvimento

        Cálculo dos parâmetros

        O primeiro passo para o cálculo, é definir o volume de tráfego para um determinado espaço de tempo de projeto, a fórmula para cálculo é a seguinte:

[pic 1]

        Onde T é o volume de tráfego futuro a ser encontrado, To é um dado de tráfego horizontal, que deve ser com base em estudos do tráfego já existente na estrada, ou região, ou na ausência destes, em esferas estaduais ou federais, e t é o valor do horizonte de projeto, que deve ser estimado de acordo com o tipo de pavimento e sua durabilidade, o valor a deverá ser utilizada a taxa de crescimento do tráfego da região.

        Para o projeto serão utilizados o valor de 20 VDM (volume diário médio) para To, o horizonte de tempo de 10 anos e a taxa de crescimento será estimada o valor de 2%, logo:

[pic 2]

        O valor pode ser aproximado para 25 sem prejuízo ao projeto, visto que se trata de uma estimativa de valor diário médio futuro, de acordo com a tabela 1, obtém-se a classe do projeto IV B, com VDM inferior a 50

[pic 3]

Tabela 1 - Classe de projeto de acordo com volume de tráfego

        Como a classe de relevo é conhecida de acordo com classificação do Civil 3D, sendo predominantemente PLANA, define-se o parâmetro velocidade de projeto de 60 km/h de acordo com a tabela 2 e o conhecimento da classe do projeto.

[pic 4]

Tabela 2 - Velocidade de projeto de acordo com relevo

        A partir de então, seguindo ainda os padrões do DNIT, obtém-se os valores de superelevação máxima de 8% segundo o relevo plano e a classe IV de projeto. A determinação do raio mínimo para as curvas do projeto pode ser dada seguindo a seguinte fórmula:

[pic 5]

        Para o valor de Fmax, definido como o mínimo coeficiente de atrito, será adotado 0,15; o parâmetro Emax é definido pela superelevação máxima de 8%, e a velocidade de projeto de 60 km/h. O valor do raio será portanto 123,25m, podendo ser arredondado para 125m sem prejuízo à segurança da via.

        Na construção de curvas de transição, é importante calcular os comprimento mínimo e máximo das espirais de concordância (Lc’s), definidos pelas seguintes equações abaixo:

[pic 6]

[pic 7]

        Os valores encontrados serão respectivamente, 65 e 125 metros.

        Finalizados os cálculos dos parâmetros horizontais, passa-se a calcular os parâmetros para curvas verticais, no caso de concordância de elevação, a curva vertical é uma forma convexa, com uma tangente de subida de inclinação e uma tangente de descida com inclinação  , um ponto de inflexão vertical no encontro das duas (PIV) e uma projeção L do ponto de começo (PCV) ao ponto de término desta (PTV), a figura 1 ilustra o esquema da curva.

[pic 8]

        O Civil 3D utiliza o chamado fator K para calcular as concordâncias de curvas verticais, este é definido por:

[pic 9]

        Ou seja, a divisão da projeção horizontal da cursa pela diferença algébrica de suas inclinações. Quanto mais sinuosa for a curva portanto, maior será o valor do fator K, portanto, desejar-se-á um valor menor de K para o projeto, gerando curvas menos sinuosas.

        No projeto de curvas verticais, alguns parâmetros se destacam com relação a segurança, a distância de visibilidade relaciona a altura que o motorista do veículo de projeto em um ponto inferior da curva consegue enxergar uma certa altura do próximo veículo à sua frente, que estará visualmente bloqueado pelo terreno à frente, curvas sinuosas diminuirão este parâmetro, o valor adotado será de 25m/% de inclinação do greide da curva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (334.8 Kb)   docx (667.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com