TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Sobre Ética Profissional na Área de Projetos de Construção Civil

Por:   •  3/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 2

Pesquisa sobre ética profissional na área de projetos de construção civil.


Conhecendo alguns conceitos para entender melhor sobre o tema abordado:

  • Ética é o conjunto de valores e princípios dos quais nos valemos para decidir as três grandes questões da vida: "Quero - Posso - Devo. A paz de espírito só é alcançada quando aquilo que você quer, você pode e você deve". - Mario Sergio Vertella
  • Ética profissional é o conjunto de normas morais, pelas quais um individuo deve orientar seu comportamento profissional. Geralmente seguindo um código de ética relacionado ao seu ramos de atividade.
  • Cidadania é o conjunto de direitos e deveres que regem a vida e o modo de agir de um individuo na sociedade.

Alguns princípios da ética:

  • Honestidade no trabalho
  • Lealdade na empresa
  • Respeito a dignidade humana e ao colega
  • Segredo profissional
  • Observação das normas administrativas da empresa

Nos dias atuais, a falha nos princípios da moral e ética de alguns profissionais principalmente na construção civil vem causando falhas e acidentes que poderiam ser evitados se as normas tivessem sido observadas. Sendo assim quem contrata o serviço tem por seu cargo a vigilância de tudo e todos que a obra envolve e por outro lado é o maior culpado da existência dessa falha, pois se contrata-se um profissional que segue os princípios e as normas, não teria problemas futuros, mas prefere optar pelo lado da economia sem verificar parâmetros que são necessários, mas não seguidos.

Os princípios Fundamentais do Código de Ética da Construção são:

Art. 1º - A atividade construtiva é exercida com objetivo de promover o bem-estar das pessoas e da coletividade.

Art. 2º - As construções devem, obrigatoriamente, permitir aos usuários condições satisfatórias de saúde física e mental, higiene, segurança, proteção e conforto.

Art. 3º -  A atividade construtiva não pode ser objeto de lucros desproporcionais aos riscos inerentes a atividade e ao capital investido e nem decorrer de procedimentos aéticos, ilegais ou imorais.

Art. 4º - A atividade construtiva deve ser exercida sem descriminação por questões de religião, raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, condição social, opinião política ou de qualquer outra natureza.

Concluindo que um profissional da área de projetos da construção civil, deve saber sobre todos princípios da moral e ética e aplicá-los na pratica para que não seja lesado e nem lese outras pessoas, porém acredito que não basta só saber as técnicas teorias e sim também procurar saber como e porque fazer todas etapas necessárias da obra.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com