TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedido padrão do produto

Projeto de pesquisa: Pedido padrão do produto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 4

1-GENERALIDADES

O trabalho apresentado tem por objetivo a harmonização praticável de todas as regras e requisitos que abrangem a aplicabilidade aos dispositivos de manobra de comando de baixa tensão, formando um padrão para toda a família correspondente destes dispositivos e equipamentos, e assim evitando eventuais ensaios a normas distintas.

2-Objetivo e campo de aplicação

A norma citada é aplicada quando solicitada pela norma de produto correspondente a dispositivos de manobra e comando, onde definiremos o mesmo por “equipamento”, destinado a conexão em circuitos onde a tensão nominal não exceda 1000v c.a. ou 1500 v c.c., sendo assim, não se aplica a conjuntos de manobra e controle de baixa tensão que são tratados na ABNT NBR IEC 60439.

3- Introdução

Os dispositivos de proteção e manobra são componentes que, inseridos nos circuitos elétricos, servem para proteção e manobra do circuito elétrico.

Exemplificando, os fusíveis são dispositivos de proteção simples e econômicos e, por isso, amplamente utilizados, encontrando-se presentes em instalações residenciais, em automóveis, em equipamentos eletrônicos, máquinas, entre outros. Os fusíveis se destinam à proteção contra correntes de curto-circuito ou contra sobrecargas de longa duração. Entende-se por correntes de curto-circuito, situações anormais de corrente, devidas ao fato de a impedância em determinado ramo do circuito assumir um valor praticamente nulo, causando, assim, um repentino e significativo acréscimo da corrente. Isso pode ser provocado, por exemplo, por erro na montagem do sistema ou por contato direto acidental entre os condutores de uma rede, que pode ocorrer entre fases ou entre fase e neutro, ou ainda por um defeito qualquer no interior de alguma máquina ou equipamento.

Sua atuação ocorre devido à fusão de um elemento elo fusível por efeito Joule, em consequência da brusca elevação de corrente no circuito. O material utilizado na confecção do elo fusível tem propriedades físicas tais que o seu ponto de fusão seja inferior ao da liga de cobre com alumínio, que é o material mais utilizado na confecção de condutores de aplicação geral.

Sem uma proteção adequada, a corrente atingiria valores muito elevados, limitados apenas pela resistência ôhmica dos condutores ou capacidade da fonte geradora e consequentemente danos graves ocorrerão, existindo inclusive o risco de incêndio.

4-Termos Gerais

4.1- Equipamentos de manobra e comando

É o termo geral aplicado aos dispositivos de manobra e suas combinações com os equipamentos de comando, de medição, proteção e ajuste associado; também aplicado as montagens dos mesmos com interligações, acessórios, invólucros e estrutura de suportes.

4.2 - Equipamentos de manobra

É o termo geral aplicado aos dispositivos de manobra e suas combinações com os equipamentos de comando, de medição, proteção e de ajuste associado, também aplicado as montagem dos mesmos com interligações, acessórios, invólucros e estrutura de suportes, destinados em princípio, à utilização nas áreas de geração, de transmissão, de distribuição e de conversão de energia elétrica [441-11-02]

4.3 - Equipamentos de comando

É o termo geral aplicado aos dispositivos de manobra e suas combinações com os equipamentos de comando, de medição, proteção e de ajuste associado, também aplicado as montagem dos mesmos com interligações, acessórios, invólucros e estrutura de suportes, destinados em princípio ao comando de equipamentos que consomem energia elétrica [441-11-03]

3.4 - Sobrecorrente

Corrente superior à corrente nominal[441-11-06]

3.5 - Curto-circuito

É o caminho condutor acidental ou intencional, entre duas ou mais partes condutoras, impondo as diferenças de potencial elétrico entre estas partes condutoras nulas ou próximas de zero [151-12-04]

3.6 - Corrente de curto-circuito

Sobre corrente resultante de um curto-circuito devido a uma falha ou uma ligação incorreta em um circuito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com