TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedir Ajuda

Artigos Científicos: Pedir Ajuda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  1.983 Palavras (8 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 8

ontabilidade gerencial

1 CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE

GESTAO

A contabilidade é uma ferramenta imprescindível para a gestão de uma empresa. Os profissionais responsáveis pela gestão de empresas já se convenceram de que as informações contábeis vão além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais.

A contabilidade Gerencial tem por objetivo, facilitar o planejamento, controle, avaliação de desempenho e tomada de decisão, elaborar planos administrativos e instrumentos de apoio ás funções, focando a avaliação de resultados.

As empresas precisam aproveitar as informações geradas pela contabilidade na tomada de decisões, com base em fatos reais e dentro de técnicas comprovadamente eficazes e possíveis, utilizarem a contabilidade como a maior das ferramentas no gerenciamento.

A contabilidade gerencial não cria dados, mas baseia-se na escrituração regular dos documentos, contas e outros fatos que influenciam o patrimônio empresarial. Uma contabilidade verdadeiramente gerencial tem que estar atualizada, conciliada e respeitando as normas contábeis.

2 Características do Contador Gerencial

O contador gerencial, também conhecido como Controller da empresa, tem como função na contabilidade gerencial, o papel de assessoria, tem a obrigação de prestar serviços especializados aos outros administradores e á presidência da empresa.

Os contadores têm papel respeitável no processo de tomada de decisões, não como tomadores de decisões, mas como coletores e relatores de dados relevantes.

Alguns administradores querem que o contador ofereça pareceres sobre uma decisão, mesmo que a decisão final sempre pertença ao

administrador.

Saber tratar, refinar e apresentar de maneira clara, resumida e operacionais dados esparsos, contidos nos registros da contabilidade financeira, de custos etc., bem como juntar tais uniformes com outros conhecidos não especificamente ligados á área contábil, para suprir a administração em seu processo decisório. Deve estar ciente de certos conceitos de microeconomia e observar as reações dos administradores quanto á forma e conteúdo dos relatórios. Deve ser elemento com formação bastante ampla, inclusive de conhecimento, senão das técnicas, pelo menos dos objetivos ou resultados que podem ser alcançados com métodos quantitativos. (Sérgio de ludícibus, 1987 p.23).

Podemos dizer também que umas das características do contador gerencial a precisão e a defesa dos interesses da empresa, pois os administradores querem que o Controller forneça dado e números precisos e pertinentes à decisão que será tomada.

PROCESSO ADMINISTRATIVO

O processo administrativo, na administração e como um método de aplicação de princípios e de funções para obtenção de objetivos. As várias funções do administrador, consideradas como um todo forma o processo administrativo. Planejamento, organização, direção e controle.

Consideradas separadamente, estas funções administrativas , quando visualizadas na sua abordagem total para o alcance de objetivos, elas formam o processo administrativo.

1 PLANEJAMENTO

O planejamento é um elemento extremamente importante da função de cada gerente, seja do ponto de vista organizacional ou do seu conjunto de responsabilidades.

O planejamento força os gerentes a sentar e refletir sobre os

problemas e alternativas até chegarem a uma solução. E um processo permanente e contínuo, não se esgota em um único plano de ação, mas é realizado continuamente dentro da empresa.

O planejamento visa à busca pela certeza da tomada de decisão, ao constituir esquemas para o futuro, o planejamento funciona como um meio de nortear o processo decisório.

O planejamento é uma função administrativa que interage com as demais funções como organização, direção e controle, influenciando e sendo influenciada por todas elas. E uma técnica de mudança e de inovação dentro da empresa.

1 ORGANIZACAO

É o ato de definir e dividir as atividades e os recursos necessários disponíveis para que os objetivos propostos sejam alcançados. Atua também na atribuição de responsabilidade e autoridade a pessoas e grupos.

Segundo Stoner e Freeman (1985, p.6), “organizar é o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma”.

Organizar é promover uma adaptação entre os colaboradores da empresa, os recursos disponíveis e autoridade necessária para que os objetivos propostos sejam alcançados de forma eficaz.

2 DIRECAO

O papel da direção é acionar e dinamizar a empresa, ou seja, fazer as coisas andarem e acontecerem. A direção, como uma das funções administrativas, está relacionada com colocar as pessoas em ação.

É a atribuição gerencial ligada ao exercício da liderança, exercendo influência sobre os funcionários. A influência pode ser feita por diversas formas persuadindo, recompensando,

punindo ou coagindo.

3 CONTROLE

É uma das fases do processo administrativo de fundamental importância. Verifica se o que foi planejado realmente ocorreu, ou seja, se os objetivos estabelecidos foram alcançados.

Nessa fase é importante que sejam estabelecidos padrões de desempenho e se esse desempenho foi atingido, identificar os motivos e ações necessárias para suprir essas deficiências.

Stoner(1999,p7), diz também que “Através da função de controlar, o administrador mantém a organização no caminho escolhido”. Portanto, podemos dizer que é através do controle que se pode identificar se o processo está se desenvolvendo bem, ou de maneira insatisfatória. Nesse caso, os gestores poderão detectar as anomalias a tempo, corrigi-doas e dando um novo direcionamento para os projetos

É importante frisar que na prática organizacional essas funções interagem entre si, sob vários aspectos, exercendo, portanto, o mesmo grau de importância para uma gestão eficaz das empresas.

AMBIENTE DAS ORGANIZACOES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com