TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedir Ajuda

Casos: Pedir Ajuda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 3

Centro universitário são claretiano.

Polo: Taguatinga.

Aluna: Silvia Rodrigues Barbosa

RA: 1082343

Turma: DGLH 1102TGTR

Curso: Licenciatura em História

Disciplina: Historia da America II.

Professor (a): Edgar Bruno Frankie Serranto.

UNIDADE 3 – ASPECTOS POLÍTICOS DA COLONIZAÇÃO AMERICANA

Agosto.

2012.

UNIDADE 3 - ASPECTOS ECONÔMICOS DA COLONIZAÇÃO AMERICANA.

Como base no processo de colonização para povoamento da America, houve varias exploração iniciadas pelos europeus assim que aconteceu o descobrimento da America. Com a exploração das riquezas minerais, foram lutas incessantes em busca do ouro, prata, enfim essa busca era constante, porque seria um elo muito forte que ligava a construção da religiosidade americana. Pra Galeano era importante salientar, que essa exploração só serviu para alimentar ainda mais o capitalismo na Europa. Essa exploração do minério foi a que mais obteve resultado, porque ela foi responsável pela colonização espanhola na America. Essas explorações foram no México, peru, onde acontecia no México o ouro e no peru a prata. Foi fundamental para cada região, e assim causando uma diversidade de produção agrícola. Foi com base na ocupação espanhola que o povoamento se deu e houve então uma exploração comercial do mesmo continente pelo os europeus, assim que aconteceu o descobrimento da America.

Cristovão Colombo chegou as Américas no ano de 1492, e assim após dois ano aconteceu o tratado de Tordesilhas que dividia o novo mundo entre português e espanhol, e assim nos anos seguintes os europeus disputavam o controle do novo continente. De maneira geral, os europeus na América dividem-se em colônias de exploração e de povoamento. As primeiras caracterizam-se pela grande propriedade, pela monocultura e pelo trabalho escravo. Produziam metais preciosos e gêneros agrícolas para abastecer o mercado europeu, como é o caso da colonização espanhola e portuguesa e da inglesa no sul dos estados unidos da America. No segundo tipo de colônia predominam a pequena propriedade, a policultura e a mão de obra familiar. A produção ia para o mercado interno. Um exemplo é a colonização inglesa na região conhecida como Nova Inglaterra, nos estados unidos da America.

Colonização da Espanha começa com a tomada das ilhas do Caribe no final do século XV e começo do XVI. Devido o contato dos espanhóis com as civilizações pré-colombianas, as populações que viviam nas exterminadas. A exploração de mão de obra barata, que acontecia em todo o continente. No México, os astecas são arrasados em 1519. No Peru, a conquista e a destruição do Império Inca começam em 1532.

A exploração das minas de metais preciosos é a principal atividade econômica das colônias espanholas. Sistemas de trabalho forçado garantem a utilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com