TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peneiramento Industrial

Monografias: Peneiramento Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/7/2014  •  2.615 Palavras (11 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

RESUMO 3

1. INTRODUÇÃO 4

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E CONCEITOS PERTINENTES 5

3. PRINCÍPIOS DO PENEIRAMENTO INDUSTRIAL 7

4. TIPOS DE EQUIPAMENTOS 9

5. CONCLUSÃO 14

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

RESUMO

Vários equipamentos foram desenvolvidos durante os anos para melhorar a eficiência da Classificação e do Peneiramento em si. Novos métodos foram criados e sempre tiveram como alvo a melhoria da operação em si. A classificação das peneiras podem variar desde seu movimento relativo até sua posição relativa quanto ao eixo horizontal podendo ser horizontal quando esse ângulo é zero e inclinada quando esse mesmo ângulo e diferente de zero. A capacitação profissional dos técnicos que operam esse sistema é de importância grande e, cada vez mais profissionais estudam novas possibilidades.

PALAVRAS-CHAVE: Peneiramento, Análise Granulométrica, Tratamento Mineral.

1. INTRODUÇÃO

O peneiramento industrial é um processo de classificação de partículas de um material granular seguindo como critério o tamanho das mesmas mediante apresentação desta a uma ou mais telas perfuradas gerando principalmente dois produtos:

• Undersize – Produto passante.

• Oversize – Produto retido.

O produto conhecido como undersize (US) é o produto passante na malha e se caracteriza por possuir um tamanho menor que o tamanho da abertura da mesma. O oversize (OS) é o produto maior que o tamanho de abertura da malha por isso também é conhecido como retido.

Os peneiramentos na indústria são realizados a seco em geral para separação de material grosseiro e o peneiramento é realizado a úmido para separações de granulometria fina onde podemos estabelecer um limite entre grosseiro e fino o valor de 6mm.

O funcionamento do peneiramento pode ser comparado analogamente com qualquer outro tipo de separação onde o critério de classificação seja o tamanho. Em mineração a classificação é necessária para cumprir uma série de objetivos tais como:

• Adequação do produto às etapas subsequentes

Exemplo: A flotação, método de concentração, é efetiva apenas em algumas faixas de tamanho sendo necessário antes da realização da mesma o uso de classificadores para adequar o tamanho ao processo.

• Obtenção de produtos finais uniformes

Exemplo: Em mineradoras que objetivam o uso direto do bem mineral na construção civil, como por exemplo, pedreiras, não necessitam de processos de concentração e a classificação é o ultimo processo para originar os produtos finais. Areia, brita, pedra de mão, etc.

Este artigo visa primordialmente a exposição de conceitos, equipamentos e funcionamento de métodos especificamente do peneiramento bem como tipos de peneira e aplicações principais.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E CONCEITOS PERTINENTES

Para um melhor entendimento dos termos apresentados nesse artigo é necessário antes uma exposição de conceitos pertinentes e necessários para o assunto. Segue abaixo os conceitos bem como a simbologia principal.

Para a medição do tamanho das partículas, teríamos que considerar seu fator forma, sendo, portanto bastante difícil. Por isso, prefere-se medir o seu tamanho por referência a uma série de aberturas conhecidas, que deixam passar ou retém determinadas classes de tamanhos (escalas granulométricas). Em geral as escalas granulométricas são dadas na unidade de medida MESH cujo símbolo é (#) e define-se como o número de aberturas existentes em uma polegada linear. Consequentemente quanto maior o valor em MESH menor é o tamanho da abertura sendo também menor o tamanho da partícula passante nessa malha. Uma partícula retida na malha 400# é muito menor que uma partícula retida na malha 200#.

OBS: Mesh – símbolo #

É o número de aberturas de uma peneira por polegada linear.

EX: Peneira 3#.

Φ A Φ A Φ A Φ

½ ½

_________________________

1” = 25, 4mm

As escalas granulométricas são usadas para padronizar ensaios de peneiramento e tem como função principal a análise granulométrica. A principal escala utilizada é a escala conhecida como série Tyler.

A Análise Granulométrica fornece a distribuição dos tamanhos das partículas segundo certa escala granulométrica. Ela consiste em determinar as frações ponderais das partículas que ficam retidas nas sucessivas malhas da escala. O peneiramento é o método de análise granulométrica mais utilizado, sendo realizado por meio de um equipamento peneirador constituído por um sistema de vibração. Consiste na passagem de partículas por uma série de peneiras superpostas cujas aberturas são sucessivamente menores. Para as partículas que passam pelas aberturas dá-se o nome de passante ou undersize (US) e às que não passam, retido ou oversize (OS).

Fig. 01 – Peneiras utilizadas para análise granulométrica. Série Tyler.

As curvas granulométricas são as representações gráficas das frações granulométricas (aberturas em mm) na abscissa em função de suas porcentagens acumuladas (acima ou abaixo) na ordenada, para se obter uma imagem mais precisa e mais objetiva da distribuição granulométrica. Para tanto se usam gráficos, geralmente, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com