TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pequisa Sore Magnetista

Trabalho Escolar: Pequisa Sore Magnetista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

1. Explique o que significa magnetita?

R- É o ímã que se encontra na natureza: é o ímã natural. Chamamos corpo neutro àquele que não tem propriedade magnética: corpo imantado àquele que se tornou ímã. Os corpos que se imantam com grande facilidade são o ferro e certas ligas de ferro usadas na fabricação de ímãs permanentes. Uma dessa ligas é o ALNICO, composta de ferro, alumínio, níquel, cobre e cobalto.

2. Qual a diferença entre propriedades elétricas magnéticas?

R- Em ambos havia atração e repulsão; na eletricidade passou-se a definir dois tipos de cargas, positivas e negativas e no magnetismo dois pólos, norte e sul. As semelhanças entre as características da eletricidade e do magnetismo levaram os cientistas a buscar uma relação entre ambos. No entanto, um corpo eletrizado não interage com uma bússola, nem um imã é capaz de atrair a palha de trigo. Dessa forma, se por um lado eletricidade e magnetismo se assemelhavam, por outro lado essa semelhança era apenas na forma, pois não se conseguia que objetos eletrizados e magnetizados interagissem. Porém ao se explorar os fenômenos elétricos devemos considerar os processos dinâmicos, quando a carga em movimento forma uma corrente elétrica, e não exclusivamente, os processos estáticos (cargas elétricas paradas) como foi feito até aqui.

3. Explique?

a) Campo elétrico.

R-O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas.

A fórmula para se calcular a intensidade de um campo elétrico (E) é dada pela relação entre a força elétrica (F) e a carga de prova (q):

E as unidades de campo elétrico se dão em:

b) Campo magnético.

R-Chama-se campo magnético de uma massa magnética à região que envolve essa massa, e, dentro da qual ela consegue exercer ações magnéticas.

c) Ponto de curie?

R- As propriedades magnéticas das substâncias ferromagnéticas variam muito com a temperatura. Aumentando a temperatura, as propriedades magnéticas diminuem. Para cada substância ferromagnética existe uma temperatura na qual ela se desimanta por completo. Essa temperatura é chamada PONTO CURIE. Exemplos de alguns pontos Curie:

para o ferro 770oC, para o níquel 354oC,para a magnética 580oC,

para o cobalto 1130oC.

d) Campo elétrico uniforme?

R- àquele em que o vetor campo tem mesma intensidade, mesma direção e mesmo sentido em todos os pontos. Como as linhas de força de um campo são sempre tangentes ao vetor campo, concluímos que num campo uniforme as linhas de força são retas e paralelas.

e) Imantação.

R- É um dos métodos de separação de misturas, quando usa-se um imã pra separar um material

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com