TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pequisa De Mercado

Casos: Pequisa De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  1.882 Palavras (8 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 8

Calçado West Coast

Andrea COSTA1

Barbara BONFIM2

Ludmilla TEIXEIRA3

Centro Universitário Fieo – UNIFIEO, SP

RESUMO

O presente artigo descreve pesquisas mercadológicas realizadas pela agência experimental Vital, do 4º semestre de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Fieo para a West Coast. Foi desenvolvida uma campanha, com o objetivo de demonstrar ao consumidor a vasta linha de produtos da marca que se adequam ao cotidiano e a todas as dinâmicas do consumidor, com foco na realidade do trabalho, estudo e lazer. Foi empregada a estratégia de posicionamento, pois se buscou estabelecer o produto como parte cotidiano, demonstrando que West Coast é um calçado para o homem moderno, informal, responsável, de espírito jovem, descontraído, agradável e comprometido com o bem estar. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa com finalidade de identificar o posicionamento da marca no mercado e qual a percepção do consumidor final em relação aos calçados.

PALAVRAS-CHAVE: pesquisa mercadológica; posicionamento; West Coast.

1 Estudante do 5º semestre de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Email: andra.alvescosta92@gmail.com

2 Estudante do 5º semestre de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Email: barbara_sbonfim@hotmail.com

3 Estudante do 5º semestre de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Email: millaot@gmail.com

INTRODUÇÃO

O hábito de homem de utilizar calçados tem origem no final do período paleolítico, a partir de 10.000 a.C, a partir de pinturas em cavernas na Espanha que faziam referência ao calçado. Antigamente apenas os nobres possuíam sapatos. (McDOWELL, 1989)

Nos países frios o mocassim é o protetor dos pés e nos países quentes as sandálias foram popularizadas. As primeiras sandálias dos egípcios eram confeccionadas de palha, papiro ou fibra de palmeira. O principal objetivo da criação e da utilização do calçado na Antiguidade era para proteção dos pés.4

Faraós como Tutancamon utilizavam calçados e sandálias de couro com enfeites de ouro.

O sapato foi visto como indicador de status e classe social, em Roma, os cônsules usavam sapatos brancos, os senadores sapatos marrons e o calçado tradicional das legiões era a bota de cano curto. Na Mesopotâmia, os coturnos era símbolo de alta posição social.

A idade média é marcada pela utilização de sapatos abertos de couro, semelhantes as sapatilhas, o material mais corrente era a pele de vaca ou de cabra.

A manufatura do calçado teve sua primeira referência em 1642 quando Thomas Pendleton forneceu 4.000 pares de sapatos e 600 botas para o exército. Em meados do século XIX surgiram às máquinas para auxiliar na confecção dos calçados.

A partir do século XX, diversas mudanças começam acontecer na indústria calçadista, como a troca do couro pela borracha e materiais sintéticos. O processo de produção na indústria moderna foi ganhando cada vez mais forma e eficiência na confecção em larga escala.

O Brasil é atualmente, o terceiro maior fabricante de sapatos no mundo (fica atrás apenas da China e da Índia), com cerca de oito mil empresas ligadas ao setor calçadista, possui força maior em São Paulo e no Rio Grande do Sul, este segundo com maior concentração de indústrias calçadistas, marcas importantes como

4 www.portalsaofrancisco.com.br

Arezzo, Schutz, Via Uno e West Coast a qual apresentamos a campanha, estão localizadas no Sul. 5 Segundo Elizabeth Renz, da Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), a razão é simples: “O Rio Grande do Sul foi o berço da indústria calçadista no Brasil, então, além das muitas indústrias e fábricas de componentes, há também cursos técnicos específicos para o setor, toda uma cultura de produção de calçados.” (www.abicalcados.com.br, 2013)

É notório que o sapato deixou de ser um item apenas funcional passou a ser um acessório da moda, as pessoas procuram calçados adequados ao seu estilo, a ocasião o qual irão utilizar, marcas famosas comercializam calçados a preços altíssimos, o que nos leva a concluir que o fato do calçado também representar status perdurou por toda a história até os dias atuais. Nesse processo, as mudanças de comportamento foram causadoras de mudanças no designer dos calçados e as razões para o uso deste ou daquele modelo. Os sapatos ganharam alma, as formas e os materiais se multiplicaram e passaram a pontuar características de quem os utilizam.

OBJETIVO

Objetivo Geral

Mapear questões para elaboração de uma campanha que tem por objetivo aumentar o share-of-mind e ressaltar a existência da linha urbana de calçados masculinos.

Objetivos Específicos

Conhecer onde está localizado o público de interesse da marca, assim como o que pensam sobre calçados e rotinas de seu cotidiano. Instigar a preferência do publico masculino de 30 a 35 anos, da classe B.

5 VER: www.abicalcados.com.br

JUSTIFICATIVA A pesquisa foi realizada com o intuito de conhecer melhor o target da marca; ajudando assim, na realização de toda a comunicação e marketing da empresa, de forma que toda verba investida seja aproveitada. Tornando assim a linha urbana melhor conhecida pelo público e mantendo a imagem da West Coast consolidada no mercado de calçados.

Faz-se pesquisa quando há a necessidade de busca de dados e fatos que forneçam respostas a respeito de um problema ou momento específico de marketing. A pesquisa faz o diagnóstico de uma determinada situação mercadológica mediante esforço planejado e organizado para a obtenção de fatos e novos conhecimentos de mercado. Todo esse esforço é realizado para minimizar os riscos de uma tomada de decisão (CASTRO et al, 2009, p.64).

MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS

Partindo da solicitação de um projeto interdisciplinar proposto no quarto semestre, que envolvia disciplinas de Comportamento do Consumidor, Comunicação Comparada, Desenho Gráfico II, Fotografia II, Mídia II, RCTV II, Redação Publicitária II, Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação, foi proposta a elaboração de uma campanha publicitária para o cliente definido através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com