TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão Sore O Ser Surdo

Monografias: Visão Sore O Ser Surdo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2014  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Salientamos a importância da educação especial, principalmente para comunidade de surdos, que há muito tempo era vistos como pessoas incapazes de obter o conhecimento.

Com o passar do tempo torna-se obrigatório a inclusão desses indivíduos, diante das iniciativas públicas , na vigência da legislação, intensificando a prática para esses alunos caracterizada pela língua de sinal (LIBRAS).

Percebemos que é possível promover aulas significativas dentro de uma metodologia específica para essa comunidade. Indagando o lugar que ocupa cada um na educação e nas políticas públicas implementadas que tornam-se quase obrigatório no olhar daqueles que não respeitam a cultura surda.

Segundo Sá, 2002, a discussão curricular no âmbito da educação de surdo pode se dar de forma mais apropriada, quando encaramos o surdo autor e ator de cultura monetária.

Visão sobre o SER SURDO

A representação do Ser Surdo nos depoimentos dos próprios surdos pontuou

aspectos que enfatizavam a questão da normalidade x deficiência. Os entrevistados fizeram referência: à limitação imposta pela falta de audição; características do surdo, evocando a normalidade; sentimento de tristeza pelo fato de serem surdos; e ao fato de o surdo ser especial. Eis os depoimentos:

Ser surdo é viver num profundo silêncio. Não poder ouvir as informações que são passadas pelos professores, o que é dito pelos alunos, a conversa que ta tendo(...) Então é perder muita coisa, é não conseguir entender e compreender as coisas que são ditas, as informações que são passadas, ficar na sala de aula com o professor falando pras paredes porque ele não consegue ouvir nem entender. Tá perdendo todas

as informações que ali são dadas e perde muito contato com o professor por causa disso daí. É viver num profundo silêncio – SÍLVIO.

É não conseguir perceber os sons, perceber as falas, entender as coisas que estão à sua volta – SANDRA.

(...) Realmente, é difícil a vida do surdo porque nem todo mundo conhece a LIBRAS, ninguém conhece, são pouquíssimas as pessoas que têm consciência disso. O surdo vai pro banco ninguém sabe LIBRAS (...)É só a questão de entender que é uma língua, uma maneira como o surdo fala e se comunica com as mãos, então é questão de entender isso, de aceitar a cultura e a vida do surdo (...) – SOFIA.

A vida do surdo é difícil, fico angustiado, pois é difícil me comunicar com os ouvintes, sinto-me sozinho, alheio, não entendo nada, preciso lutar, aprender, crescer, sempre precisando de alguém para ajudar na comunicação – SILAS.

Ser surdo, por um lado, é difícil para enfrentar as coisas da vida. É difícil ver o surdo inserido num emprego, pois não tem grau de escolaridade avançado, nem cursos, e são colocados em áreas de produção com trabalho excessivo. Tem gente que esquece que o surdo é uma pessoa normal e colocam-no na produção, ao invés de uma área que possa ganhar experiência e progredir.O surdo tem capacidade de aprender tanto quanto o ouvinte, mas muita gente não enxerga isso (...) Sou instrutor de LIBRAS, isto é uma vantagem, trabalho, ministro cursos, e tiro proveito da surdez e sou alegre, se não tivesse trabalho estaria me auto-destruindo. Sou alegre em família, mas, algumas vezes, sinto-me no meio de estranhos mesmo sendo oralizado – SARA.

O surdo é uma pessoa normal como qualquer outra, só tem uma limitação que é a audição que dificulta o aprendizado, mas, somos capazes de buscar isso e reverter a situação – SÓCRATES.

É uma pessoa normal, é uma comunidade que gosta de estar inserida e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com