TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perforação de poços

Artigo: Perforação de poços. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Artigo  •  2.278 Palavras (10 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 10

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Artigo Métodos De Prospecção De Petróleo e Gás.

Artigo Métodos De Prospecção De Petróleo e Gás.

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Tecnologia

Enviado por: Mariana 30 dezembro 2011

Palavras: 2534 | Páginas: 11

...

te place for the perforation.

The search by itself cannot foresee with accuracy the existence of petroleum, however it indicates with certain property the most favorable place to his/her existence. With the aid of techniques geoestatísticas and of inversion sismoestratigráfica, with strong conditioning imposed by the seismic die and with conventional treatment of the geophysical die of well. In the usual treatments, the sign of sonic profile and of density they suffer a conversion of scale of the domain of the space for the domain of the time, they are filtered (with derived bands of cut frequency of the spectrum of the seismic sign), and convoluídos with the seismic pulse in a synthetic seismic line. Característicamente, the control of the filtragem is used of the seismic sign, with spectrum more impoverished and of smaller vertical resolution but that, in compensation, it presents the more appropriate space covering to the recognition and three-dimensional mapeamento of the geological information.

Key words: Search of Petroleum and Gas, Geological and Geophysical Methods.

UNINORTE – Centro Universitário do Norte – Manaus – AM

1Acadêmico de Tecnologia em Petróleo e Gás

E-mail: ale_procopio@yahoo.com.br

2Professora Mestre em Geologia de Petróleo e Gás.

2

INTRODUÇÃO

A prospeção e desenvolvimento das jazidas de petróleo e gás exigem a caracterização detalhada das rochas reservatórios. A geometria do corpo rochoso e a distribuicao espacial das variações de propriedades como porosidade, permeabilidade, espessura, saturação em óleo, dentre outras, devem necessariamente ser conhecidas tanto para orientar os estudos

exploratórios quanto para auxiliar na definição da estratégia de desenvolvimento da exploração e no gerenciamento da produção. Adescoberta de petróleo é uma tarefa que envolve um estudo do comportamento das diversas camadas do subsolo através de métodos geológicos e geofísicos que, em conjunto, conseguem indicar o local mais adequado para a perfuração. Em nenhum momento da prospecção pode-se prever onde existe petróleo, o que ocorre é a indicação do local mais favorável à sua existência.Várias estratégias de integracao são expostas na literatura, principalmente através do uso de técnicas geoestatísticas e de inversão sismoestratigráfica, com forte condicionamento imposto pelo dado sismico e com tratamento convencional do dado geofísico de poco. Nos tratamentos usuais, o sinal de perfil sônico e de densidade sofrem uma conversão de escala do domínio do espaço para o domínio do tempo, são filtrados (com bandas de freqüência de corte derivadas do espectro do sinal sismico), e convoluídos com o pulso sísmico num traço sísmico sintético. Característicamente, o controle da filtragem se utiliza do sinal sísmico, com espectro mais empobrecido e de menor resolução vertical mas que, em contrapartida, apresenta a cobertura espacial mais adequada ao reconhecimento e mapeamento tridimensional das informações geológicas.

3

PROSPECÇÃO

O objetivo da prospecção é identificar os locais mais favoráveis à ocorrência de hidrocarbonetos através de métodos geológicos e geofísicos, que, atuando em conjunto, conseguem indicar o local mais propício para a perfuração. Na fase de prospecção o gás e o petróleo não são diferenciados. O custo de um único poço exploratório é superior ao programa de prospecção, que consegue estudar uma grande área eliminando as regiões menos propicias. A descoberta de petróleo é uma tarefa que envolve um estudo do comportamento das diversas camadas do subsolo através de métodos geológicos e geofísicos que, em conjunto, conseguem indicar o local mais adequado para a perfuração. Em nenhum momento da prospecção pode-se prever onde existe petróleo, o que ocorre é a indicação do local mais favorável à sua existência. Esta fase fornece uma grande quantidade de informações técnicas.

A seguir serão apresentados os principais métodos de prospecção de petróleo, a saber, métodos geológicos, métodos geofísicos e métodos sísmicos.

MÉTODOS GEOLÓGICOS

Na primeira etapa de um programa exploratório é realizado um estudo geológico para reconstituir as condições de formação e acumulação de hidrocarbonetos em uma determinada região. O geológico elabora mapas de geologia de superfície com apoio da aerofotogrametria e fotogeologia, infere a geologia de subsuperficie a partir das mapas de superfície e dados de poços e analisa as informações paleontológico e geoquímico.

Geologia de superfície

Através do mapeamento das rochas que afloram na superfície, é possível reconhecer e delimitar as bacias sedimentares e identificar algumas estruturas capazes de acumular hidrocarbonetos. Nesta fase são praticamente eliminadas as áreas compostos de rochas ígneas e metamórficas e bacias sedimentares com espessura muita pequena ou sem estrutura favorável à acumulação. Através deste estudo é possível determinar a locação de um poço pioneiro.

4

Aerofotogrametria e fotologia

A aerofotogrametria é utilizada para construção de mapas base ou topográficos e consiste em fotografar o terreno utilizando-se um avião devidamente equipado, voando com altitude, direção e velocidade constantes.

A fotogeologia consiste na determinação das feições geológicas a partir de fotos aéreas, onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com