TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfuração A Laser

Seminário: Perfuração A Laser. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/1/2015  •  Seminário  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 4

Recentemente a Sandvik desenvolveu um sistema de navegação 3D para as perfuratrizes (TIM 3D). Consiste em três operações essenciais: navegação, alinhamento da haste e perfuração.

A Sandvik diz que melhora a qualidade do furo e sem posicionamento da malha, dando melhor fragmentação, resultando melhor eficiência na britagem, carregamento e transporte. A velocidade de perfuração é maior, pois elimina o uso de levantamentos topográficos e marcação de pontos.

O TIM 3D é compatível com sistemas de satélite GPS e GLONASS. Utiliza planos de perfuração feitos com o Office padrão ou com o sistema próprio. Então o plano é importado através de pen drive contendo as coordenadas 3D. Uma estação base ou a correção VRS mantém a precisão da navegação dentro de 100 mm.

O sistema compara a posição da broca com a planejada do furo, e guia o operador para o emboque. A perfuração acaba automaticamente quando atinge a profundidade desejada. O operador pode acompanhar: taxa de avanço, profundidade, distância até o alvo, número de furos necessários e alinhamento atual da haste, tudo isto durante a perfuração.

O sistema permite desvios do plano de perfuração se necessário, devido a emboques planejados inadequados, mantendo o fundo do furo planejado, calculando automaticamente novo curso com base no ponto de embarque efetivo do furo.

Os dados da perfuração podem ser exportados para vários programas. A simulação do desmonte também. Estão presentes nestes dados: posição e profundidade dos furos executados, tempo de perfuração e pontos de início e fim. Esse sistema se encontra em perfuratrizes Sandvik séries DPI e DX, equipadas com top hammer.

Uma enorme vantagem desse sistema é alta precisão, o que torna o piso mais plano e com menos irregularidades, facilitando o transporte, carregamento e economia de pneus, considerando o alto preço de grandes pneus.

Como os preços de combustíveis tendem sempre a aumentar a Sandvick criou um sistema (Sistema de Gerenciamento de Compressor – CMS) que minimiza a quantidade de ar usado em diferentes estágios, minimizando atividade do motor, consequentemente combustível e custo. Conceito do sistema: compressor fica ligado em seu volume máximo somente quando necessário. Normalmente, você tem o volume máximo independente da condição de perfuração, porque o controle do compressor é voltado para a pressão. Mesmo quando não há perfuração, a pressão máxima usa o motor para nada. Com este sistema, o sistema entrega a quantidade pré-determinada de bombeamento de ar dentro de segundos, e quando não está perfurando, a bomba de evacuação extrai todo o ar do compressor principal, eliminando necessidade de resfriar o compressor. O impacto pode chegar a uma redução de até 33% de consumo de combustível por máquina, além de reduzir a emissão de poluentes. Além do combustível, como o motor é menos usado, então durará mais e exigirá intervalos de manutenções maiores. Tudo isso sem perder produtividade.

DTH / Ferramentas rotatórias

Última inovação nas perfuratrizes rotativas é o sistema PARD da linha Secoroc da Atlas Copco, foi projetado para aumentar o desempenho combinando o melhor DTH e a tecnologia da perfuração rotativa. O objetivo é o uso em grandes minas, onde furos de 250-311 mm são padrão. Este sistema combina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com