TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laser Terapeutico

Ensaios: Laser Terapeutico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  1.678 Palavras (7 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 7

Laser Terapêutico

A partir da década de 1960 foram realizados estudos sobre os efeitos biológicos do laser terapia na reparação tecidual, sucessivamente outras pesquisas demonstraram a aplicabilidade clinica e hoje a laser terapia e aplicada no tratamento de feridas.

O laser quando era operado em baixa intensidade de energia foi considerado inicialmente um Bioestimulador. Época em que os terapeutas tinham excelentes resultados no tratamento de feridas, o processo de cicatrização era acelerado com a utilização do laser de baixa intensidade. Porem, com o passar do tempo, essa terapia começou a ser utilizada não só para estimular e acelerar processos, mas também para deter-los. Desta maneira, essa terapia passou a ser utilizada muitas vezes buscando-se efeitos antagônicos no tecido biológico. A partir de estudos clínicos e laboratoriais pode-se concluir que esse processo terapêutico não somente acelerava determinados processos, mas também retardavam outros, ou simplesmente modulavam outros tantos. Para Fuller (1983) e Ohshiro e Calderhead (1988) se a radiação de um laser de alta potencia atingir um tecido alvo, dependendo do coeficiente de absorção deste tecido, ele poderá sofrer carbonização, vaporização, coagulação ou ainda simplesmente ter suas proteínas constituintes degradadas ou desnaturadas. O que essas reações têm em comum e o fato de que em todas elas a estrutura do tecido atingido e destruído ou alterado permanentemente. Alem desses efeitos foto-termicos, existem outros efeitos não dependentes de calor, os quais criam igualmente alterações irreversíveis ou destruição do tecido, que são os efeitos: foto-osmotico, foto-ionico, foto-enzimatico e foto-imunologico, entre outros.

No organismo animal existe uma função foto-reguladora, baseada em certos foto-receptor capazes de absorver fótons de determinados comprimentos de onda, que chegam a provocar uma transformação na atividade funcional e metabólica da célula. Este mecanismo e importante nas aplicacoes dos lasers.

Resumindo então, a absorção de fótons por parte da célula, seja diretamente por captação pelos cromóforos mitocondriais ou por ação em sua membrana celular, produz estimulação ou inibição de atividades enzimáticas e de reações

Esses processos de foto-sensibilizacao e foto-resposta celular podem manifestar-se clinicamente de três modos. Primeiramente vão agir diretamente na célula, produzindo um efeito primário ou imediato, aumentando o metabolismo celular ou, por exemplo, aumentando a síntese de endorfinas e diminuindo a liberação de transmissores nosciceptivos, como a bradicinina e a serotonina. Também terá ação na estabilização da membrana celular. Clinicamente observaremos uma ação estimulativa e analgésica dessa terapia. Haverá, alem disso, um efeito secundário ou indireto, aumentando o fluxo sanguíneo e a drenagem linfática. Dessa forma, clinicamente observaremos uma ação mediadora do laser na inflamação.

fotoquímicas. Estas ações determinam alterações fotodinâmicas em cascatas de reações e em processos fisiológicos com conotações terapêuticas. A foto-sensibilidade celular e bastante complexa, pois não existe um limiar que determine simplesmente se o laser sensibilizou ou não aquela célula. As células podem responder ao estimulo luminoso em vários graus e a magnitude da foto-resposta celular dependera do estado fisiológico em que se encontra aquela célula previamente à irradiação, dessa forma, a resposta celular será fraca ou ausente quando seu potencial redox e ótimo, e a resposta será presente e forte quando seu potencial esta alterado, por alguma razão.

O laser é um tipo de radiação eletromagnética não ionizante, monocromática. Suas ondas propagam-se com a mesma fase no espaço e no tempo. Sua direcional idade permite a obtenção de alta densidade de energia concentrada em pequenos pontos.

Essas características proporcionam propriedades terapêuticas importantes (trófico regenerativo, antiinflamatório e analgésico). Promovem um aumento na micro circulação local, na circulação linfática, proliferação de células epiteliais e fibroblastos, assim como aumento da síntese de colágeno.

Sua principal indicação são os quadros patológicos em que se deseja obter melhor qualidade e maior rapidez do processo reparacional (quadros de pós-operatório, reparação de tecido mole, ósseo e nervoso), quadros de edema instalado (onde se busca uma mediação do processo inflamatório), ou nos quadros de dor (crônicas e agudas).

Os protocolos de utilização do laser terapêutico devem considerar a fase do processo inflamatório em que o paciente se encontra. As densidades de energia para aumentar a circulação local e promover analgesia então entre 2 e 4Jcm2.

Quando o objetivo é a cicatrização tecidual, a densidade deve estar na faixa de 6 a 8jcm2.

O número de pontos irradiados depende do tamanho da área a ser tratada.As respostas desencadeadas pela radiação LASER nos tecidos biológicos estão relacionadas com a potência de radiação, que influencia a quantidade de energia depositada nos tecidos biológicos, bem como o comprimento de onda, que determina a profundidade de penetração. Os efeitos do LASER são variados indo do bioestimulante ao cirúrgico.

Os equipamentos mais utilizados na prática clínica são LASER de baixa potência.

Tipos:

Hélio-Neônio

Arseneto de Gálio

Alumínio-Gálio-Índio-Fósforo *

Arseneto-Gálio-Alumínio *

• Vantagem: potência média emitida é superior ao dos He-Ne e Asga.

• O Laser asga apesar de apresentar alta potência de pico emitida, a quantidade de energia emitida é menor do que do LASER tipo algainp e Asgaal, por possuir forma de emissão pulsada.

O tratamento é feito por aplicações (sessões) do Laser utilizando-se uma terapia que se chama Terapia Fotodinâmica. Esse tratamento é feito de forma multidisciplinar, ou seja, junto com o acompanhamento da Dermatologista ou outras especialidades médicas. O Laser acelera o crescimento da unha no caso de micose. Só não se consegue um resultado de 100% de cura se o problema da unha já tenha se tornado crônico, neste caso pode se obter melhoras e será dado orientação e manunteção para que se mantenha o que for obtido no tratamento para que não volte a ficar novamente como era no principio quando começou o tratamento.O Laser é a última técnologia para esse tipo de tratamento, se o organismo reagir, o paciente poderá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com