TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raio Laser

Trabalho Universitário: Raio Laser. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2013  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 2

RAIO LASER: HISTÓRIA E APLICAÇÕES

Resumo Histórico

Em 1917, Albert Einstein publicou um estudo. Segundo Einstein, os fótons, ao incidir sobre átomos, podem fazê-los produzir grande quantidade de luz. Em 1954, Charles Townes inventa o maser, processo baseado no princípio do laser, porém gerava microondas. Em função deste invento, ganhou o Prêmio Nobel de Física de 1964, em conjunto com Aleksandr Prokhorov e Nicolai Basov. Em 1958, Charles Townes e Arthur Schawlow publicaram um estudo, que demonstrava o uso do princípio do maser para produzir luz do laser. Em 1960, Theodore Maiman criou a primeira máquina de raios laser. Esta maquina funcionava com um rubi e produzia luz vermelha.

Laser, aplicações infinitas.

Em 1966, Charles Kuen Kao e G.A.Hockman, concluem que a luz do laser pode ser conduzida dentro de tubos finíssimos (fibra ótica). Em 1979, a Philips lança o CD: aparelho que usa laser para ler discos. Em 1999, o químico Ahmed Zewail ganha Prêmio Nobel usando o laser para mostrar como os átomos se movimentam nas diferentes etapas de uma reação química.

Aplicações:

Aparelhos de CD

Praticamente indispensáveis nas residências, uma vez que a maioria dos lançamentos musicais são em CD.

Aparelhos DVD(Filmes em CD)

Já foi lançado e vai substituir o tradicional vídeo cassete, melhorando a qualidade de som e imagem e trazendo outras vantagens, como por exemplo, escolha do idioma para exibição do filme.

Medir Poluição

O Ipen (Instituto Pesquisa Energéticas e Nucleares), está desenvolvendo um aparelho para medição da poluição atmosférica na Grande São Paulo, com a utilização do laser.

Oftalmologia

O laser tem sido muito usados em consultórios oftalmológicos, em cirurgias do tecido da córnea, feita em pacientes míopes.

Industria

O laser tem sido usado em metalúrgicas, como uma faca industrial para corte de aço. O laser é capaz de rasgar uma chapa de aço em menos de 1 segundo.

Geofísica

É usado para medir deformações no solo, causadas por vulcões, permitindo um acompanhamento e previsão de erupções.

Reprodução Humana

Uso do laser como pinça na fecundação de um óvulo por um espermatozóide.

Cirurgias Plásticas

Muito eficiente em cirurgia facial.

Odontologia

Já existe um aparelho que substitui a broca pelo laser, com precisão muito superior. Existe muitas outras áreas de atuação do laser que estão em desenvolvimento. O laser é uma tecnologia de aplicações diversas e seu uso será cada vez mais comum.

...

Baixar como  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »