TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas Sobre TI (Tecnologia Da Informação)

Casos: Perguntas Sobre TI (Tecnologia Da Informação). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  2.091 Palavras (9 Páginas)  •  3.356 Visualizações

Página 1 de 9

1.- O que é Sistema e quais são seus componentes?

2.- Conceitue o que é enfoque sistêmico.

O enfoque sistêmico ou visão sistêmica é uma postura mental de ver as coisas partindo-se de uma visão holística, de conjunto ou totalidade. Ou seja, é ver as coisas partindo do todo, e não partindo das partes para depois se chegar ao todo. É óbvio que as partes ou subsistemas devem ser vistos com seus objetivos e suas interações, porém o mais importante sempre é a visão da totalidade, e esta visão parte de identificar os objetivos finais de um sistema.

3.- Conceitue sistema aberto e sistema fechado.

Os sistemas classificam-se em sistemas abertos e fechados. Os sistemas fechados não interagem com o ambiente externo, enquanto os sistemas abertos caracterizam-se pela interação com o ambiente externo, suas entidades e variáveis. Exemplo de sistema fechado é uma máquina, como um relógio. São diversas partes - componentes - de um conjunto mecânico que tem uma função-objetivo, que é cumprido sem interagir com o meio ambiente. O corpo humano, por sua vez, é um sistema aberto, pois sua interação é total com o meio ambiente.

4.- Qual a necessidade de se conhecer os objetivos de um sistema?

São o ponto mais importante de um sistema. São o que queremos que o sistema nos faça. Estão relacionados diretamente com nossa responsabilidade ou missão dentro da organização. Segundo Riccio, são o que queremos que o sistema nos permita cumprir ou fazer em relação ao recurso que nos Compete administrar.

5.- Caracterize o funcionamento básico de um sistema e suas partes.

Os elementos básicos que compõem um sistema são: objetivos do sistema, ambiente do sistema ou processamento, recursos ou as entradas do sistema, componentes do sistema, saídas do sistema, administração ou controle e avaliação do sistema.

6.- Caracterize a empresa como um sistema aberto.

As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. A empresa é um sistema em que há recursos introduzidos, que são processados, e há a saída de produtos ou serviços. Uma empresa é considerada um sistema aberto em razão de sua interação com a sociedade e o ambiente onde ela atua. Essa interação com a sociedade provoca influência nas pessoas, aumento nos padrões de vida e o desenvolvimento da sociedade.

7.- Explique eficiência e eficácia dentro do sistema empresa.

Eficácia ocorre quando os objetivos preestabelecidos são atingidos como resultado da atividade ou do esforço; eficiência é a relação existente entre o resultado obtido e os recursos consumidos para conseguir esse resultado.

8.- Explique como as variáveis concorrentes e sociedade podem afetar o sistema empresa.

9.- Explique quais poderiam ser as influências das variáveis demográficas e tecnologia no sistema empresa.

10.- Como as variáveis recursos naturais e governo podem afetar o sistema empresa?

11.- Como as variáveis cultura e economia podem afetar o sistema empresa?

12.- Quais são os subsistemas do sistema empresa. Explique resumidamente cada um deles.

Podemos dizer que todo sistema é composto de partes, quais sejam, seus subsistemas. O sistema empresa é um dos sistemas mais complexos e sua divisão em subsistemas pode ser enfocada de várias maneiras.

Subsistema Institucional: O subsistema institucional é a matriz dos demais subsistemas da empresa e compreende a definição da missão da empresa e as convicções de seus empreendedores, traduzidos de suas crenças e valores.

Subsistema de Gestão: É no subsistema de gestão que as decisões são tomadas. O subsistema de gestão só pode ser especificado após a definição maior do modelo de gestão. Nele se encontra o processo de gestão e as atividades de planejamento, execução e controle.

Subsistema Formal: Corresponde à estrutura administrativa da empresa, de autoridades e responsabilidades. É o subsistema organizacional, onde as tarefas e atividades são agrupadas em setores, departamentos ou divisões.

Subsistema Social: Compreende os indivíduos que fazem parte do sistema empresa, bem como toda a cultura, características e demais aspectos relacionados às pessoas.

Subsistema Físico-operacional: Compreende as instalações físicas e equipamentos do sistema empresa. É importante ressaltar que é no sistema físico-operacional que as transações são executadas e os eventos econômicos acontecem.

13.- Identifique influências da variável clima em alguns tipos de empresa.

14.- Justifique como o sistema empresa pode ser afetado pelas variáveis política e educação.

15.- Tome como referência uma empresa que você conheça e identifique e descreva os principais componentes de cada subsistema dessa empresa.

16.- A classificação das variáveis e entidades que afetam o sistema empresa entre ambiente próximo e ambiente remoto não é a mesma para cada empresa. Tomo como referência uma empresa de:

a) rede de supermercado

b) usina de açúcar e álcool

c) usina siderúrgica

d) fabricação de computadores

e) rede alimentação fastfood

f) serviços de consultoria empresarial

Pede-se: Reclassifique as variáveis e entidades para cada tipo de empresa, se são de características mais próximas ou mais remotas em relação a cada uma delas.

17.- Tomando como referência os mesmos tipos de empresa apresentados na questão anterior, analise e evidencie como as variáveis a seguir podem afetar cada uma delas:

a) tecnologia

b) clima

c) recursos naturais

d) sindicatos

e) cultura

f) demografia

g) concorrentes

h) sociedade.

18.- Tomando como exemplo empresas do tipo listadas a seguir, descreva resumidamente como pode funcionar o subsistema físico-operacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com