TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TI - Tecnologia Da Informação

Monografias: TI - Tecnologia Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  4.525 Palavras (19 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 19

ITES – INSTITUTO TAUBATÉ DE ENSINO SUPERIOR

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ANA CLAUDIA PAVANITTO BRITO

APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

TAUBATÉ – SP

2011

ITES – INSTITUTO TAUBATÉ DE ENSINO SUPERIOR

ANA CLAUDIA PAVANITTO BRITO

TI – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação de aprendizado do conteúdo programático da matéria de TI - Tecnologia da Informação do segundo semestre do curso de Administração do Instituto Taubaté de Ensino Superior, sob a orientação do Professor Jorge Simeão.

TAUBATÉ – SP

2011

RESUMO

A falta de conhecimento sobre TI gera ao administrador uma ineficiência e ineficácia no seu campo de atuação, pois a utilização dos sistemas de informação nas organizações não pode ser mais vista como uma vantagem competitiva e sim como uma condição de sobrevivência, uma prática diária aplicada pelos responsáveis por tomadas de decisões, conforme Caiçara Junior, C. 2008.

A afirmação acima apresentada foi o fator determinante para a escolha do conteúdo deste trabalho, já que a constatação de um conhecimento muito superficial sobre o tema pode ser prejudicial na trajetória profissional de um futuro administrador.

O trabalho apresenta todo o conhecimento adquirido de 15 de Agosto a 31 de Outubro de 2011 apresentando o conteúdo abordado em sala de aula e fazendo referência a outras bibliografias para enriquecimento e embasamento do conteúdo e da conclusão redigida. Além da apresentação das aulas, também expõem a forma de entendimento do aluno com suas próprias palavras.

1- Início das aulas

Data 15/08/2011

No primeiro encontro entre professor e alunos, como de costumo ocorreu à apresentação de todos e da matéria a qual será ministrada nas aulas de Segunda-Feira. Logo de inicio, o que se observou em sala foi a curiosidade dos alunos por um tema que até então parecia do conhecimento de todos, mas nenhum deles tinha a noção da gigantesca importância de tal aprendizado para o futuro profissional de cada um.

O professor Jorge Simeão apresentou sua formação acadêmica, relatou em poucas palavras sua trajetória como profissional de TI e como educador, deixou disponível aos alunos as formas de contato caso fosse necessário, e se mostrou a todo instante prestativo, atencioso e preocupado em transmitir da melhor maneira possível o conteúdo de seu trabalho. Para que todos tivessem o conhecimento, foi apresentado o conteúdo programático que o mesmo irá desenvolver com a turma até a finalização deste semestre.

Após a troca de informações entre alunos e professor, iniciou-se o conteúdo programático a ser abordado.

Conforme evidenciado pelo professor, TI são ferramentas que nos auxiliam na boa comunicação / informação. O que antes era visto como de uso exclusivo de profissionais, CPD, hoje o acesso é permitido a todos devido a sua evolução, a necessidade das organizações e de pessoas mediante o constante processo de globalização.

Para Cruz,T. 2009, a Tecnologia da Informação se define da seguinte forma:

“É todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade para tratar e ou processar dados e ou informações, tanto de forma sistêmica como esporádica, quer esteja aplicada no produto, quer esteja aplicada no processo.”

2 – Administração x Tecnologia x CIO x Globalização x Fases da Revolução da Informação

Data 22/08/2001

Após a introdução sobre TI, foi dada a continuidade para transmitir um conhecimento mais abrangente. Verificou-se a funcionalidade da tecnologia da informação nas organizações.

Conforme abordado, a TI é usada como ferramenta para resolução de problemas, melhorar o controle, o fluxo de informações, e o processo de tomada de decisões. A tecnologia da informação veio para potencializar a administração de processos, já que ela é usada nos registros, facilita o tratamento e a transmissão de informações, e entre outras vantagens permite rapidez no processamento da informação, na tomada de decisões e encurta a distância entre pessoas, organizações, clientes e fornecedores presentes em qualquer parte do mundo, segundo Maximiano, 2010.

Para tornar isso possível, a organização tem que se preocupar com o profissional de TI, pessoa capacitada que possa compreender e aplicar melhor a tecnologia nos processos organizacionais.

Não se trata do antigo gerente de informática, cuja sua única finalidade é a de suprir as necessidades das áreas em que é solicitado, sem atitudes proativas, com preocupação constante no programa que não funciona, no sistema que não consegue terminar, nos dados que não são enviados, enfim tudo que um auxiliar pode gerir sem nenhum problema. Trata-se de um profissional transformado que passa de uma visão introspectiva para uma visão da empresa em sua totalidade.

Esse novo gerente de TI atende pelo nome de CIO, que possui uma visão ao mesmo tempo estratégica e operacional no âmbito da globalização, sempre buscando novas possibilidades de fazer com que a empresa desenvolva outros recursos para ganhar dinheiro, economizar recursos, atender melhor aos clientes com TI, encontrando novas formas de fazer com que a empresa esteja à frente de seus concorrentes. Esse novo profissional já atingiu um patamar mais elevado na organização, não sendo mais subordinado de algum departamento em específico, mas permanecendo ao lado do presidente o auxiliando em todo processo.

Não se pode afirmar que o antigo gerente de informática não exista mais, os mesmos ainda são facilmente encontrados nas organizações. O que a organização deve atentar é que quando comprada e utilizada corretamente, a TI torna-se um investimento, mas quando sua compra for apenas com o propósito de alinhar as necessidades no planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com