TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas e respostas sobre metais

Por:   •  26/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.896 Palavras (12 Páginas)  •  2.150 Visualizações

Página 1 de 12

Metais

1 – Quais os principais metais empregados na construção civil? Por que?

Alumínio

Utilizado em centrais nucleares, complexos petroquímicos, edifícios, automóveis e caminhões, barcos, aviões, como refletor de calor e luz, o alumínio consagra-se definitivamente em segundo lugar entre os metais mais utilizados.

Cobre

Largamente utilizado pelo homem neolítico (5.000 AC), tornando-se o substituto ideal para a pedra na fabricação dos mais variados utensílios. No entando, o que realmente deu importância ao metal avermelhado e brilhante foi a descoberta que, fundido com o estanho, originou uma liga extremamente dura e resistente: o bronze. Atualmente, a condutibilidade elétrica e térmica do metal, sua ductibilidade e maleabilidade, bem como a resistência mecânica de suas ligas, são vastamente exploradas por praticamente todos os ramos da indústria. Seus principais usos são: motores elétricos, telefones e telégrafos, circuitos elétricos, tubulações, serpentinas de aquecimento ou refrigeração, coberturas, ornatos, etc.

Chumbo

Utilizado na fabricação de bateriasi (placas dos acumuladores), tubos e conexões para água e esgoto (em desuso), coberturas (impermeabilização), arremates, absorventes de choque, etc. Pela grande densidade é largamente utilizado no revestimento de ambientes onde são manipuladas substâncias radioativas.

Zinco

As ligas de zinco podem ser divididas em dois grupos: aquelas em que a porcentagem dos outros elementos de liga é inferior a 1%, ou seja, mais de 99% de zinco e, aquelas nas quais a porcentagem de outros elementos é superior a 1%. Ao primeiro grupo pertencem as ligas usadas em zincografias, pilhas e coberturas. No segundo grupo estão as ligas ZAMAK e KAYEM, usadas na fabricação de injetados (peças fundidas). Zincagem: É a proteção do aço contra a corrosão, tratando-se de um processo de banho com o zinco eletrolítico.

Ferro

É o metal de maior utilização na construção civil. De acordo com o teor de carbono na composição da liga, temos a seguinte classificação: aço forjado ou doce (macio, com certa maleabilidade), menos de 0,2% de carbono; aço, entre 0,2 e 1,7% de carbono; ferro fundido ou coado, entre 1,7 e 6,7% de carbono. É o tratamento a frio em que o metal é submetido a esforços que tendem a deforma-lo, rompendo-se o filme intercristalino e os grãos tendem a se orientar no sentido da deformação. A resistência à tração e a dureza aumentam, mas diminuem a flexibilidade, a resistência à corrosão e o alongamento. Arrames, telas, pregos e etc.

2 – O que é aço? Qual sua composição?

O aço é uma liga metálica formada principalmente de ferro e carbono, possui maior aplicação que o próprio ferro e pode ser usado para produzir outras ligas.

O aço é uma liga metálica composta por aproximadamente 98,5% de Fe (ferro), 0,5 a 1,7% de C (carbono) e traços de Si (silício), S (enxofre) e P (fósforo).

3- O que é e qual a importância da galvanização? Em que situações de projeto seria de interesse optar pelo uso de aço galvanizado? Justifique.

A galvanização é o processo de revestimento de um metal por outro a fim de protegê-lo contra a corrosão ou melhorar sua aparência. O aço galvanizado é o aço que foi submetido a um processo químico para protegê-lo da corrosão. A produção do aço galvanizado é feita imergindo o aço em zinco fundido, desencadeando uma reação com as moléculas de ferro dentro do aço em que o zinco é incorporado ao mesmo. Proporciona uma serie de utilidades, algumas são auxilio na soldagem, aumento da dureza superficial, resistência à temperatura e diminuição do atrito. As chapas galvanizadas com cristais normais possuem brilho metálico, este material é, geralmente, utilizado em aplicações sem pintura do segmento de construção civil, entre eles, telhas, tapamentos laterais, entre outros. Já as chapas galvanizadas com cristais minimizados apresentam uma superfície lisa e aparência regular, o que é adequado para aplicações que exijam pintura posterior, bastante utilizado na fabricação de telhas pré-pintadas. As chapas galvanizadas possuem diversas aplicações entre elas, no ar condicionado, fachadas, na indústria automobilística, proteção de sistemas de isolamento térmico, entre outras.

4- Faça uma lista de pelo menos cinco tipos de aço que possam ser utilizados na construção civil e explique: composição, propriedades e aplicações.

Tipo

Composição

Propriedades

Aplicação

Aço inoxidável

Fe+Cr. As vezes níquel e molibdênio.

Não poroso. Resistencia a corrosão, ao impacto, e à abrasão, além de grande durabilidade. Ele é 100% reciclável e possui baixo custo de manutenção. É resistente a altas temperaturas; Resistência mecânica adequada, o que permite moldá-los; Facilidade de limpeza, pois a baixa rugosidade superficial faz com objetos de aço inox sejam mais facilmente higienizados.

talheres, panelas, geladeiras e fogões. instalações de hospitais e cozinhas industriais. construção civil, em indústrias, ônibus, automóveis e mobiliários urbanos

Aço de baixa liga

Um aço típico possui normalmente menos que 0,15% de Carbono, 1,65% de Manganês e níveis baixos (abaixo de 0,035%) de Fósforo, enxofre e outros elementos. 

São mais resistentes e tenazes do que aços carbono convencionais; São dúcteis; Tem boa conformabilidade;

São soldáveis.

Pontes, indústria automobilística, construção naval, guindastes e torres de transmissão.

Aço carbono

Fe+C

Médio carobono: possui maior resistência e dureza e menor tenacidade e ductilidade do que o baixo carbono. Recebe tratamento térmico de têmpera e revenimento

Rodas e equipamentos ferroviários, engrenagens, virabrequins e outras peças de máquinas; talhadeiras, folhas de serrote, martelos e facas.

5 – Quais as vantagens e desvantagens do uso do aço na construção civil?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (152.7 Kb)   docx (305.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com