TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Dissertações: Pesquisa De Mercado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Introdução

Este artigo faz parte das atividades da disciplina Teoria Geral da Administração, e abordará os três modelos de homem apontados por Guerreiro Ramos, a diferença de racionalidade instrumental e substantiva, o paradigma paraeconômico, a teoria da delimitação dos sistemas, a lei dos requisitos adequados e o caso prático da Volvo.

Ramos aborda três diferentes modelos de homem: operacional, reativo e parentético. Podemos comparar o modelo de homem operacional à Taylor e Ford, o modelo reativo aos humanistas, sistêmicos e contingencialistas e o novo modelo denominado parentético à sociedade letrada que vive fora da ingenuidade social.

Enquanto a racionalidade instrumental se refere ao cálculo e a custo/benefício, a racionalidade substantiva determina que indivíduos podem ordenar sua vida pessoal na direção da auto realização, buscando sua emancipação com satisfação pessoal.

O paradigma paraeconômico, proposto por Guerreiro Ramos considera que a expansão desenfreada das organizações formais de caráter econômico, somada à exaustão das reservas de fontes de energia, tem conseqüências devastadoras sobre a viabilidade do social e da natureza, pois a forma operacional com que o mercado se pauta, seus padrões de produção e consumo tendem, entre outras coisas, a desencadear, aceleradamente esgotamento dos recursos naturais.

Em relação à Teoria da Delimitação dos Sistemas o autor propõe que o espaço de produção formal seja delimitado, não alcançando a vida completa do ser humano, pois entende que o autodesenvolvimento da pessoa humana é um projeto para o qual a organização formal não proporciona condições propícias.

A Lei dos Requisitos Básicos estabelece que a variedade de sistemas sociais é a qualificação essencial de qualquer sociedade sensível às necessidades básicas de realização de seus membros.

E por fim, apresentaremos um exemplo prático, o caso da Volvo, mais precisamente a planta de Uddevalla, na Suécia. Uma atitude parentética aliada à racionalidade substantiva, onde se combinou flexibilidade funcional na organização do trabalho com um alto grau de automação e informatização. Havendo grande preocupação com o conforto e a saúde dos operários das linhas de montagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com