TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Ensaios: Pesquisa De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  7.004 Palavras (29 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 29

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. PESQUISA DE MERCADO 4

3. A CADEIA PRODUTIVA DO TOMATE 4

3.1 Importância econômica do tomate 5

3.2 Processamento e beneficiamento 5

3.3 Colheita e transporte 6

4. ANÁLISE DOS DADOS (PESQUISA DE MERCADO) 7

5. CONCLUSÃO 9

6. REFERÊNCIAS 10

APÊNDICES 11

ANEXOS 22

INTRODUÇÃO

Este trabalho de pesquisa tem como principal objetivo a implementação de uma pesquisa de mercado, para posteriores analises, tanto quantitativa (referente aos preços) quanto qualitativa (grau de satisfação dos clientes). Os produtos pertencentes à classe dos hortifrútis serão analisados, destacando os seus respectivos preços em diferentes estabelecimentos comerciais da cidade de Belém. Além de eleger um dos muitos produtos em analise e mapear suas diferentes etapas, desde a colheita até chegar às mãos do consumidor final, que enfim, compõe sua cadeia produtiva.

É de suma importância que seja feita tal pesquisa, pois é por meio dela, que será possível começar a entender, por exemplo: Como a questão dos preços e suas variações influenciam o mercado? Que impactos essa mudanças nos produtos causariam nos consumidores? Além de que, é por meio da pesquisa de mercado que é possível ter a noção exata das especificações do(s) objeto(s) em análise e de como é composto suas muitas etapas e processos, antes do consumo, que formam a cadeia produtiva do mesmo. É por meio da análise de cadeia produtiva, que questões fundamentais (métodos produtivos, colheita,beneficiamento, transporte, distribuição e etc..) que envolvem o produto, podem ser estudadas, para que métodos eficazes possam ser desenvolvidos, proporcionando e auxiliando ao gestor à correta tomada de decisão dentro da dimensão dessa cadeia, favorecendo não só o produtor, mas principalmente quem consome, resultando então, em beneficio coletivo e numa nova e eficiente gestão desses recursos, demonstrando assim a relevância deste trabalho.

A presente pesquisa fundamenta-se em questionários aplicados e dados coletados, quantitativa e qualitativamente nos supermercados de Belém e também em visita junto ao pólo de distribuição de alimentos da CEASA – PA (Centro de Abastecimento do Estado do Pará), para tomar conhecimento dos processos que envolvem a cadeia produtiva. Além de pesquisas bibliográficas, obtidas em livros, jornais, sites da internet e artigos relacionados ao assunto abordado.

As conclusões feitas demonstrarão como funcionam os mecanismos de variação de preço e o que pode ser feito para equalizar tais variações, criando uma relação custo beneficio, tanto para produtores com consumidores. Além de estudo na cadeia produtiva, que demonstrará em que esfera dessa dimensão, o gestor e a tomada de decisão influenciaram para minimizar os custos, concedendo assim, mais oferta e mais qualidade para os consumidores.

PESQUISA DE MERCADO

Segundo Kotler (2007), a pesquisa de mercado é a elaboração, coleta, análise e registros sistemáticos de dados relevantes sobre uma situaçãoespecífica de marketing com a qual uma organização se depara. As empresas utilizam a pesquisa de mercado, que pode ser chamada pesquisa de marketing, com a finalidade de avaliar o potencial e a participação de mercado (Market Share), estimar a eficácia da determinação de preços, produtos, distribuição e para a elaboração de atividades promocionais.

O processo de pesquisa de mercado possui quatro etapas: Definição do problema e dos objetivos da pesquisa; Desenvolvimento do plano de pesquisa; A Implementação do plano de pesquisa; e a interpretação e apresentação dos resultados.

Ao se fazer a pesquisa de mercado, no setor do hortifrúti entre muitos outros produtos pesquisados, elegeu-se o tomate, como o produto principal da pesquisa a ser analisado quanto a sua cadeia produtiva, sua distribuição, sua relevância econômica e principalmente como se dá a sua comercialização nos pontos de venda da cidade de Belém.

A CADEIA PRODUTIVA DO TOMATE

Para se compreender a cadeia produtiva é necessário entender as questões que envolvem o tomate, como por exemplo, a influência que a safra e a entressafra têm no preço e na disponibilidade do produto em determinadas regiões do Brasil (ver apêndice 1), os fatores climáticos e ambientais que possam favorecer ou não a produção e distribuição do mesmo (ver apêndice 2), além disso, destacando possíveis iniciativas por parte do governo, que desenvolvam a atividade produtiva e possam influenciar em toda a extensão dessa cadeia (ver anexo 1 e 2).

Osfatores geográficos que dizem respeito às regiões onde o tomate é cultivado e a variação de qualidade do produto, em virtude da sua diversificação no que diz respeito ao quesito origem, ou seja, Estados produtores (ver anexo 3) e os tipos de cultura do tomate, que podem ser de vários tipos dependendo da região, que circulam e que possuem mais valor de mercado para a comercialização (ver apêndice 1).Além de deixar claro também, as questões que envolvem a coleta do produto, a maneira como é manuseado tanto na colheita como nos postos de distribuição. Como o produto é embalado e transportado, e toda a logística envolvida na sua comercialização nos diferentes pontos de vendas do País (ver apêndice 1).

Importância econômica do tomate

A produção mundial de tomate para destinada a processamento industrial no ano 2000 foi de aproximadamente de 27 milhões toneladas. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais do fruto, e em 2002 produziu cerca de 1,28 milhões de toneladas em uma área de 18,25 mil hectares (ver anexo 3), indicando assim, que a produtividade média pode chegar a até 70 t por hectare (EMBRAPA, 2010)

A produção brasileira de tomate para a industrialização, ou tomate rasteiro, começou em Pernambuco, na cidade de Pesqueira, em meados de século XVIII. Porem a cultura, experimentou grande impulso apenas a partir de década de 1950, no estado de São Paulo, o que viabilizou a implementação de diversas agroindústrias. Na década de 80 ela se expandiu para o a região nordeste,principalmente em Pernambuco e o Norte de Bahia. Em virtude das condições favoráveis existentes nessa região, imaginou-se que seria possível o cultivo do tomate

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.6 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com