TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Energia Mecânica

Por:   •  24/5/2016  •  Tese  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

0.0 Energia Mecânica

0.0.0 Energia Cinética

É uma energia de movimento, que possui uma velocidade determinada de acordo com seu ponto de observação.

Por exemplo, quando aplicamos certa força à um objeto inerte, pode ser observado a mudança e o início de um movimento. Isso seria a energia cinética aplicada a tal objeto e o trabalho realizado sobre ele. Ou seja, os corpos modificam sua quantidade de energia cinética de acordo com o trabalho realizado sobre ele. E um corpo que esteja inerte precisa de uma força atuando em si para obter energia cinética.

Com tais dados, podemos obter uma expressão para a energia cinética de um corpo inicialmente em repouso, calculando o trabalho realizado pela força resultante  que é constante e o deslocamento em Δs. Considerando a 2ª lei de Newton e a Equação de Torricelli, chegamos à expressão:[pic 1]

[pic 2]

0.0.0 Energia Potencial

É a denominação geral para as energias que são geradas por intermédio de uma deformação elástica ou certa altura. É considerado uma força conservativa e depende apenas da posição inicial e final do corpo estudado.

0.0.0.0 Energia Potencial Elástica

É obtida a partir da deformação ou compressão elástica. O caso mais comum é de uma mola. Você a pressiona até uma posição s, a tirando da posição inicial (onde s = 0) e consegue uma força de trabalho sobre um objeto inerte através da realização do movimento da mola. Sua equação é dada por:

[pic 3]

Assim que a força da mola atua sobre o corpo inerte e passa sua energia para ele, volta à sua posição inicial.

0.0.0.0 Energia Potencial Gravitacional

Tal energia conservativa está relacionada à altura do corpo de estudo. Quando se sabe a altura do centro de gravidade do corpo, acima ou abaixo de uma referência horizontal, podemos determinar sua energia potencial gravitacional.

[pic 4]

A energia potencial é positiva quando  é positivo, pois o peso realiza um trabalho positivo quando o corpo se move de volta para a referência. Quando G estiver abaixo da referência () a energia é negativa, pois o peso realiza um trabalho negativo quando o corpo retorna para a referência.[pic 5][pic 6]

0.0.0 Energia Mecânica

Chegando ao ponto principal de nossa pesquisa, de acordo com o projeto, a energia mecânica funciona com a transformação de energia cinética e energia potencial. Sabemos que, quando há energia cinética, a energia potencial é nula, e vice-versa. A energia mecânica é gerada da transformação de uma para a outra durante o percurso, que é o que gera o movimento do corpo.

  1. Sistemas conservativos

A somatória da energia mecânica sempre será constante, o que nos leva a pensar que tal tipo de energia mecânica é um sistema conservativo. Não importa qual ponto da trajetória é estudado, o valor sempre será o mesmo, pois a energia potencial perde sua força quando há energia cinética, e vice-versa.

Como as energias perdem a força ao longo da trajetória, não é possível, por exemplo, chegar à mesma energia potencial gravitacional inicial novamente, assim como a energia cinética final não é a mesma da inicial. Isso ocorre por causa da força de atrito no corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com