TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Sistemas Operacionais

Por:   •  22/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

Sistemas Operacionais

Aluna: Débora Vitória Braga Bacelar                                          Matrícula:      1251

Professor: Renzo Mesquita                               Engenharia da Computação

Princípio de Operação do Disco Rígido (HD):

        Os discos rígidos, tal como outros dispositivos magnéticos e unidades de fita, possuem a mídia revestida com partículas magnéticas. Essas partículas são extremamente finas e são divididas em domínios, áreas microscópicas. Esses domínios são utilizados como ponteiros, possuindo um norte e um sul e funcionam como um imã.

As informações são lidas ou gravadas na mídia através de um cabeçote que flutua sobre uma almofada de ar gerada por meio da rotação do disco. Ao observar esse cabeçote é possível identificar certa semelhança com uma caneta de toca-discos. Devido essa falta de contato direto com a superfície do disco a confiabilidade do disco rígido é superior em comparação com um drive de disquete.

O armazenamento em dispositivos cujas informações são organizadas em círculos concêntricos permite ao cabeçote o armazenamento e leitura rápida. Discos rígidos, em comum com a mídia de fita magnética, têm a camada de gravação em cima de um substrato.

Outra vantagem do disco rígido é seu revestimento fino que cobre a superfície de gravação, fornecendo a lubrificação necessária para prevenir danos ao ocorrer um impacto momentâneo do cabeçote. Dessa forma o cabeçote pode se posicionar bem próximo à superfície de gravação.

Princípio de Operação do Solid-state drive (SSD):

Os discos rígidos são limitados e nem sempre são uma solução ótima, já que os cabeçotes, pratos, superfícies magnéticas, fusos e outras partes complexas e móveis encontradas em um disco rígido o tornam um dispositivo falível e muitas vezes lento, já que para seu funcionamento os discos precisam começar a girar, seu cabeçote precisa se posicionar corretamente para a leitura ou gravação dos dados. Além disso, ocorrem problemas físicos quando um pedaço de poeira ou outro objeto estranho entra no mecanismo, ou quando um impacto sacode a unidade e outros problemas mecânicos que podem ocorrer durante seu funcionamento.

As unidades de estado sólido é um dispositivo de armazenamento que usa memória de estado sólido para armazenar dados. Elas também resolvem muito desses problemas estruturais e temporais inerentes à unidade de disco rígido. Sua maior vantagem sobre o disco rígido é não possuir partes móveis.

O armazenamento é feito através da divisão de seus dados em pedaços de comprimento de palavra e guardados na memória. Em seguida, ele é acessado quase instantaneamente usando endereços exclusivos de todo o sistema.

Diferença entre formatação física e formatação lógica:

        Ao formatar um disco rígido é necessário formatá-lo fisicamente antes da formatação lógica. Esse processo geralmente é executado pelo fabricante, também é conhecida como formatação de baixo nível e ocorre a partir da separação dos pratos do disco rígido em seus elementos físicos básicos, ou seja, faixas, setores e cilindros.

        Os dados gravados em um disco em cilindros podem ser acessados sem a movimentação dos cabeçotes de leitura. Os cilindros reduzem o tempo de acesso aos dados, visto que o cabeçote se torna lento se comparado à rotação do disco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com