TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pib Local

Trabalho Escolar: Pib Local. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

O PIB ou Produto Interno Bruto de um país é o resultado, em dinheiro, da soma de todos os seus bens matérias, serviços finais. A junção dessa definição de recursos é representado pela palavra Produto. Interno quer dizer que esse valor usa como base somente bens e serviços que agem são de dentro do país, estado ou cidade que esteja sendo o alvo do cálculo. São considerados apenas serviços finai, excluindo os serviços intermediários do cálculo, para evitar que se conte duas vezes o mesmo produto. Um serviço intermediário é, por exemplo, o pé de uma geladeira, que mais tarde vira um produto final (uma geladeira).

Existe um cálculo para se achar o PIB de determinado local.Veja a fórmula:

C + I + G + X – M = PIB

Em que:

C= Consumo Privado ou os gastos da população;

I= Investimentos totais feitos na região;

G= Gastos dos governos;

X= Exportações;

M= Importações.

Há um diferença entre dois modos de PIB: um é chamado de PIB nominal e, o outro, real. O nominal usa o valor dos preços dos produtos usados no ano do cálculo. Já no real os preços usados são pré-determinados a partir da escolha de um ano. Nesse ano são consultados os preços dos produtos a serem levados em conta no cálculo. Esta ultima forma de cálculo, o PIB real, tem a vantagem eliminar os efeitos da inflação. Inflação é um fenômeno econômico que, dentre outras coisas, causa um aumento nos preços de todos os itens comercializados na área que sofre desse fenômeno.

O PIB se configura como um importante dado para diagnosticar o ritmo do crescimento, ou não, de um país. Ele pode mostrar que um determinado local pode estar ganhando ou perdendo patrimônio, riquezas e capacidade de produção. No entanto, apesar de ser amplamente usado para mostrar melhorias ou quedas de rendimento nas áreas pesquisadas, o PIB não pode ser levado em consideração como fator determinante para definir se essa área está melhor economicamente. Isso porque o PIB não leva em consideração vários fatores imprecindíveis que são de suma importância para o desenvolvimento e crescimento de um lugar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com