TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piloto de projeto técnico e econômico para implementação do sistema de gestão ambiental (SGA) na ATAC CONSULTORIA LTDA

Projeto de pesquisa: Piloto de projeto técnico e econômico para implementação do sistema de gestão ambiental (SGA) na ATAC CONSULTORIA LTDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.656 Palavras (19 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

POLO SÃO PEDRO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM LOGÍSTICA

DISCIPLINA: PROINTER II FINAL

TEMA: Projeto Experimental de Viabilidade para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na ATAC CONSULTORIA LTDA

TUTORA PRESENCIAL: ARETHA MARINHO

TUTOR A DISTANCIA: IVONE LIRIO

ALUNOS:

BELÉM-PA

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

POLO SÃO PEDRO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM LOGÍSTICA

DISCIPLINA: PROINTER II FINAL

TEMA: Projeto Experimental de Viabilidade para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na ATAC CONSULTORIA LTDA

TUTOTA PRESENCIAL: ARETHA MARINHO

TUTOR A DISTÂNCIA: IVONE LIRIO

ACADÊMICO

ELIVALDO RODRIGUES DOS SANTOS

BELÉM-PA

2013

SUMÁRIO

1. Resumo...................................................................................04

2. Apresentação do Alvo do Projeto (SGA)...............................05

3. Contextualização.....................................................................08

4. Resultados...............................................................................09

5. Desenvolvimento e Implementação.........................................13

6. Diagnostico..............................................................................15

7.Conclusão..................................................................................17

8. Referencias...............................................................................18

RESUMO

A visão contemporânea das organizações com relação ao meio ambiente insere-se no processo de mudanças que vem ocorrendo na sociedade nas últimas décadas. Esta responsabilidade social implica em um sentido de obrigação para com a sociedade de diversas formas, entre as quais, a proteção ambiental.

A preocupação que a sociedade vem demonstrando com a qualidade do meio ambiente e com a utilização sustentável dos recursos naturais, tem-se refletido na elaboração de leis ambientais cada vez mais restritivas a emissão de poluentes, a disposição de resíduos sólidos e líquidos, a emissão de ruídos e a exploração de recursos naturais. A educação ambiental está em alta por uma razão simples: a necessidade de sobrevivência, as futuras gerações precisam ser educadas para a preservação e conservação do nosso meio ambiente, bem de uso comum dos povos.

Empresas podem ser consideradas umas das principais responsáveis pelos problemas ambientais, sendo que, para estas o conceito de sustentabilidade estava estritamente relacionado com a perenidade de um negocio, não se esquecendo da existência de um mercado em crescente processo de conscientização ecológica, no qual as empresas devem se adaptar dentro das normas, e estiver apta a receber selos verdes e títulos, como a série ISO1400. Passando a constituir atributos desejáveis, não somente para a aceitação e compra de produtos e serviços, como também para a construção de uma imagem ambientalmente positiva junto à sociedade.

A implantação sistematizada de processos de gestão ambiental tem sido uma das respostas das empresas a este conjunto de pressões, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é o conjunto de diretrizes adotado para a implantação de uma política ambiental em uma determinada empresa, que especifica competências, comportamentos, procedimentos e exigências a fim de avaliar e controlar os impactos ambientais de suas atividades. Ao optar pela implantação de um SGA, as empresas não recebem apenas benefícios financeiros, como economia de matéria-prima, menores gastos com resíduos, aumento na eficiência na produção e vantagens no mercado, mas sim, estão também diminuindo os riscos de não gerenciar adequadamente seus aspectos ambientais, como acidentes, multas por descumprimento da legislação ambiental, incapacidade de obter crédito bancário e outros investimentos de capitais, e perda de mercado por incapacidade competitiva.

O maior desafio, quando se trata de discutir a questão ambiental, é o de compatibilizar o crescimento econômico com a preservação ambiental. Neste sentido podemos dizer que as demonstrações contábeis podem ser o canal adequado para tais evidencias, principalmente porque nestes estão contidos todas as informações pertinentes à situação patrimonial e desempenho da empresa em um determinado período.

Podemos assim refletir sobre a seguinte questão: Por que e qual a importância de implantar Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) nas empresas de hoje?

OBJETIVO

O objetivo geral deste documento é fazer com que as empresas reflitam sobre o momento atual em que vivemos, sobre as questões ambientais, e como o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pode trazer benefícios para as próprias empresas e para o planeta.

1. APRESENTAÇÃO DO ALVO DO PROJETO

O SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

Para manterem-se atualizadas no que dizem respeito ao mercado consumidor, as empresas deve buscar o que o mesmo exige, para que possa ofertar produtos e/ou serviços que estejam de acordo com o que é exigido pelos consumidores. Esse é um dos principais fatores que levam uma empresa a instalar um Sistema de Gestão Ambiental.

Atualmente o meio ambiente está sendo posto em voga em diversos âmbitos. Programas televisivos estão dando uma ênfase inédita à proteção das florestas; escolas estão assumindo a responsabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com