TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto piloto sobre a viabilidade de implementar um sistema de gestão ambiental

Tese: Projeto piloto sobre a viabilidade de implementar um sistema de gestão ambiental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Tese  •  3.892 Palavras (16 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 16

Tema: Projeto experimental de Viabilidade para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na empresa SF SALGADOS LTDA., localizada na Av. das Rosas, nº 200, Jardim Motorama – São José dos Campos – SP, ramo de atividade Cozinha Industrial.

Projeto Sabão Ecológico

APRESENTAÇÃO

O presente trabalho está fundamentado, na Implantação de uma fábrica de Sabão Ecológico – SF, em complementação à aplicação de sobras de óleo reutilizado nas frituras de produtos, para reaproveitamento ecológico, através da confecção de “sabões ecológicos”, de maneira que o produto que anteriormente era destinado a possíveis contaminações de represas, solos e o meio ambiente em geral, seja reutilizado na produção de sabões, que serão utilizados na comercialização e aumento da renda da referida fábrica, com os cuidados necessários, para não contaminação de nenhum tipo de sistema ambiental. Nossa proposta é que dentro dos parâmetros de reutilização dos óleos queimados, estarmos produzindo vários tipos de sabões com essências de produtos veiculados no mercado, através de materiais reciclados e reaproveitados, fundamentalmente destinados a provocar aromas diversos aos sabões fabricados. Aliado ao projeto inicial, para melhor viabilização manufatureira, que vão dispor de certos investimentos em sistemas de produção, bem como equipamentos rudimentares e ferramentas, vimos implantar uma coleta de óleos queimados em todo o bairro, envolvendo toda a população residencial e comercial, no sentido de todos efetuarem a devida armazenagem de óleos queimados em garrafas PET, oriundos da utilização em suas residências, com coleta predefinida, toda a segunda feira por exemplo, por parte da nossa empresa, orientadora e produtora do projeto, visando viabilizar investimentos, maximizar a produção e principalmente a utilização dos óleos que fatalmente seriam jogados em ralos e bueiros, acarretando grandes problemas até mesmo de entupimento em encanamentos, como também a contaminação de águas, poluentes das represas, solos e possivelmente parte do sistema ambiental. Há de considerar que este projeto visa inclusive a geração de emprego e renda à comunidade, com viabilização através de um Sistema de Gestão Ambiental com Desenvolvimento Sustentável.

Atualmente, o lixo é considerado um dos maiores problemas enfrentados pela população mundial. Assim, medidas para sanar os males do lixo, como por exemplo, a reciclagem, têm surgido por meio de diversos projetos e programas.

A reciclagem é uma forma muito atrativa de gerenciamento de resíduos, pois transforma o

lixo em insumos, com diversas vantagens econômicas, sociais e ambientais. Inúmeras experiências têm mostrado que a reciclagem pode contribuir para a economia dos recursos naturais, além de possibilitar melhoria no bem-estar da comunidade.

Muitos estabelecimentos comerciais (restaurantes, bares, lanchonetes, pastelarias, hotéis etc.), residências e Escolas jogam o óleo de cozinha usado na rede de esgoto, o que causa o entupimento da mesma, bem como o mau funcionamento das estações de tratamento de água e esgotos.

O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando jogado na pia, em geral, vai direto para a rede de esgoto causando entupimentos, o que aumento o custo de tratamento do esgoto, pois para limpar esse óleo excedente é necessário o aumento de produtos químicos tóxicos, que acarretam em maiores custos na operação.

Nos locais onde a rede de esgoto é deficiente, invariavelmente, esse óleo acaba indo parar nos cursos d’água (rios, córregos, lagos etc.) que cortam as cidades, causando danos à fauna e flora aquática. Quando esse óleo é jogado diretamente no solo causa impermeabilização, contribuindo para enchentes, ou entra em decomposição, soltando gás metano durante esse processo, causando mau cheiro, além de causar o agravamento do efeito estufa.

Muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda têm jogado o óleo utilizado na cozinha na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos desta manifestação.

Não jogar óleo em fontes de água, na rede de esgoto ou no solo é uma questão de cidadania e por isso deve ser incentivada.

Tendo em vista o exposto, vimos propor o “Projeto Sabão Ecológico” a ser executado como meio ecologicamente correto e socialmente justo para resolver essa questão.

Esse “Projeto Sabão Ecológico” está fundamentado na reciclagem do óleo de cozinha usado para produção de sabão e se inspira em inúmeros outros trabalhos realizados em diversas partes de nosso país. O sucesso de programas de reciclagem de óleo de cozinha depende inteiramente da participação da comunidade. Exemplos variados têm mostrado que o envolvimento da comunidade é fundamental para que esses programas de coletas, sejam governamentais ou não-governamentais, obtenham sucesso.

Temos convicção de que essa proposta pode produzir resultados significativos para nossa comunidade, buscando incentivar a sociedade, gestores públicos, empresários e cidadãos de nossa cidade, fazerem parte de nosso lema: “Junte-se a nós e contribua com o meio ambiente”

ROTEIRO DO TRABALHO

1. Nome do Negócio: Sabão Ecológico SF

Razão para Escolha do Nome:

Fábrica de salgados existente no mercado, por ser de propriedade de um amigo morador do mesmo bairro de execução, para melhor entendimento e aplicação dos resultados.

Nome e qualificação do proprietário:

Sandro Ferreira, sócio proprietário.

Pontos Fracos:

Em face de ser uma empresa de pequeno porte, não possui, estrutura definida para atividades de campo, tipo apresentação de seus produtos, venda e poucos produtos junto ao mercado.

Pontos Fortes:

Conhecimento do mercado de atuação, infraestrutura adequada com câmeras frias, carros frigoríficos, maquinas para processos de primeira linha e boa penetração no mercado, baixos

custos.

Breve Histórico:

Nesse tópico estão incluídos todos os recursos humanos, materiais e financeiros previstos para serem utilizados nas ações propostas. Destacamos que o quantitativo de tais recursos previstos pode sofrer pequenas variações ao longo da execução das ações, pois acreditamos que à medida que os resultados das primeiras ações forem chegando, conseguiremos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com