TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim Logistica 3

Trabalho Escolar: Pim Logistica 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  6.468 Palavras (26 Páginas)  •  2.129 Visualizações

Página 1 de 26

1. INTRODUÇÃO

A empresa Universo Novidades, foi inaugurada em 1998, pelo ex- carteiro Alcides e pela sua sócia Tânia, com a intenção de ser uma loja inovadora, já que na época, havia falta desse empreendimento na região.

Ela é classificada como microempresa, possui aproximadamente 550 clientes cadastrados, que pagam mensalmente à loja, também há muitos que compram à vista ou com cartão de crédito, seu faturamento anual chega próximo a R$225.000,00.

A empresa é composta por 1 proprietário, 1 gerente, 2 atendentes, 2 colaboradores e 1 auxiliar geral. Os principais produtos oferecidos são: brinquedos como pelúcia, carrinhos de controle remoto, bonecas entre outros, na área de som: altos falantes, CD e DVD automotivo e mais, na informática: tabletes, notebook, netbook, são alguns dos oferecidos, e na parte de vídeos: máquinas digitais, filmadoras, impressoras, etc.

Destacamos também seus fornecedores: JJ Brinquedos, C&A Computadores e Bolas Matão S&A, já os principais concorrentes são: 1,99 Presentes e Brinquedos e Mickey Brinquedos.

A Universo Novidades tem funcionários altamente treinados, oferecem uma grande variedade de produtos com alta qualidade, procurando sempre atender seus clientes da melhor forma, mantendo assim sua credibilidade com a clientela e trazendo novos compradores, para essa excelente e completa loja de Araraquara.

2. CONCEITO DE CONTABILIDADE

É uma ciência social, que aplica a metodologia de captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de pessoas físicas, entidades não lucrativas, empresas, seja de Direito Público, como Estado, Município, União, Autarquia etc., tem um campo de atuação muito amplo. (IUDÍCIBUS et al 2010).

Segundo Crepaldi (1995), Técnicas Contábeis: Compreende o conjunto das funções técnico-administrativas, representadas pelos seguintes componentes:

- Escrituração

- Demonstrações Contábeis

- Auditoria

- Análise de Balanço

Segundo Morante (2008), a contabilidade tem como finalidade verificar a situação da empresa, como análise de estrutura, de evolução, de solvência, de garantia de capitais próprios e de terceiros, de retorno de investimentos etc., também fornece informações sobre condições de expandir-se, sobre necessidades de reduzir custos ou despesas, a necessidade de buscar recursos etc.

2.1 Balanço Patrimonial

É a representação monetária, do conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa, nesse processo identificamos o total dos Ativos (aplicações de recursos) da organização, também o total dos Passivos (origens dos recursos) que financiam os ativos. Os recursos que são representados pelo passivo, que podem ser originados por terceiros, são chamados Passivo Exigíveis, ou sendo próprios, são chamados de Patrimônio Líquido. (MORANTE, 2008).

Tabela 01:

Na tabela 01, demonstramos o Balanço Patrimonial mensal da empresa Universo Novidades:

Ativo Passivo

Bens Obrigações

16.500 8.905

Direito PL

2.200 9.795

Total Total

18.700 18.700

Tabela 02:

Na tabela 02, ilustramos o Balanço Patrimonial anual da organização:

Ativo Passivo

Bens Obrigações

198.00 106.860

Direito PL

26.400 117.540

Total Total

224.400 224.400

A Demonstração de Resultados do Exercício é um resumo ordenado das receitas (o que foi vendido) e despesas da empresa, normalmente no período de 12 meses. É representado na forma dedutiva (vertical), sendo que das receitas subtraem-se as despesas, gerando o resultado, totalizando o lucro ou prejuízo. (MARION, 2009)

Receita Sentido Vertical (dedutiva)

(-) _ Despesa___

Lucro ou Prejuízo

Sobre a liquidez da empresa, com base em informações do proprietário, em torno 30% dos 550 clientes cadastrados na empresa, parcelam suas dívidas em até 6 vezes, os demais, parcelam em 2 vezes. Tendo o controle do faturamento da loja, o proprietário, adequa o seu caixa à suas obrigações.

Figura 1.0

Dinheiro e itens, que se transformarão rapidamente em dinheiro devem, ser classificados no Ativo Circulante, sendo o grupo que gera dinheiro para empresa pagar suas contas, em curto prazo, esse grupo é denominado como capital de giro, pois seus itens estão sempre se renovando. (MARION, 2009).

3. ESTATÍSTICA

Segundo Bruni (2010), a estatística representa o conjunto de técnicas que tem por objetivo primordial possibilitar a análise e a interpretação das informações contidas em diferentes conjuntos de dados.

O maior propósito da estatística consiste em analisar dados com o objetivo de extrair informações. Os dados, por sua vez, podem ser apresentados sob a forma de variável e casos. (BRUNI, 2010)

Estatística pode ser formalmente conceituada como a ciência que tem por objetivo a coleção a análise e a interpretação de dados, qualitativos ou numéricos, a respeito de fenômeno, coletivos ou de massa.

Segundo Bruni (2010), a estatística sofreu importantes contribuições através do avanço tecnológico dos computadores, permitindo aplicações cada vez mais sofisticadas, é possível distinguir duas concepções da palavra Estatística: no plural, a palavra estatística indica qualquer coleção consistente de dados numéricos, reunidos com a finalidade de fornecer informações acerca de um objetivo e no singular, indica atividade humana especializada, ou um corpo de técnica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com