TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I Logistica

Artigo: PIM I Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  3.627 Palavras (15 Páginas)  •  2.600 Visualizações

Página 1 de 15

1- DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO ESCOLHIDA

1.1 Denominação e forma de constituição

Razão Social: Magic Cargo Express LTDA

Nome Fantasia: Magic Cargo Express

Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.

Endereço da empresa:

Av. Adhemar Pereira de Barros, 473 – Jd. Santa Maria, CEP: 12328-300 Jacareí/SP.

CNPJ: 04.433.768/0001-00

Site: www.magiccargo.com.br

1.2 Dados e fatos relevantes da origem da organização

Figura 1 - Empresa Magic Cargo Express vista de cima.

Fonte: (Google, Magic Cargo. Acesso em: 8 mai. 2012).

Em 15 de abril de 1996, a Magic Cargo Express, iniciou os trabalhos como uma empresa de transporte rodoviário de cargas com o foco no transporte de autopeças e insumos industriais, seus fundadores foram Jorge Belluco e Fernando Belluco. Com o crescimento dos negócios e acompanhando a tendência mundial no foco das atividades logísticas, a Magic Cargo Express passou a prestar serviços de logística interna de materiais com gestão de almoxarifado, armazenagem, controle de estoque, movimentação e distribuição de materiais, em armazéns próprios ou terceirizados, conforme a região de necessidade do cliente, através de uma eficiente infraestrutura técnica operacional, que garante a otimização de tempo e custo, além de qualidade e segurança em todo o processo.

Em 2001 mudou-se para sua sede própria na cidade de Jacareí com área total de 4.000 metros quadrados e inaugurou sua filial na cidade de São Paulo. Aproveitando-se do know-how adquirido nos dezesseis anos de existência, a Magic Cargo Express está mantendo uma trajetória de crescimento e vem atuando também no segmento de comércio varejista. Nestes anos de vida e experiência, a empresa tem se desenvolvido e aprimorado seus processos internos para atender melhor seus clientes. A Magic Cargo Express oferece a seus clientes ferramentas necessárias para um gerenciamento eficiente e dinâmico dos processos relacionados a transportes, logística e armazenagem, tendo como missão:

• Atender com agilidade;

• Planejar e administrar os estoques bens, conforme os mais rígidos controles de qualidade;

• Transportar cargas com garantia de segurança rapidez e eficiência;

• Buscar a melhor qualidade ao menor custo;

• Manter os colaboradores em constante atualização e capacitados para as mais diversas funções;

• Manter o bem estar coletivo, com disciplina, limpeza, organização e boa comunicação, em todo setor onde estiver operando.

Como toda transportadora a Magic Cargo Express tem que adquirir algumas licenças para transportar certos tipos de materiais, a seguir podemos visualizar algumas das licenças da Magic Cargo Express e seu prazo de validade.

Figura 2 – Licença para transportar materiais na Magic Cargo

Fonte: (Adaptado do Manual da Qualidade da empresa Magic Cargo Express, 2010).

1.3 Setor da economia, natureza e ramo de atuação

A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados. Estes setores econômicos podem mostrar o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região.

Setor Primário

O setor primário está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplo de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, caça, pecuária e extrativismo vegetal. É o setor primário que fornece matéria prima para a indústria de transformação.

Este setor da economia é muito vulnerável, pois depende dos fenômenos da natureza como, por exemplo, o clima.

A produção e exportação de matéria primas não geram muita riqueza para os países com economias baseadas neste setor econômico, pois estes produtos não possuem valor agregado como ocorre, por exemplo, com os produtos industrializados.

Setor Secundário

É o setor da economia que transforma as matérias prima (produzidas no setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casa, etc). Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário o lucro obtido na comercialização é significativo. Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econômica concentrada no setor secundário. A exportação destes produtos também gera riquezas para as indústrias destes países.

Setor Terciário

O setor terciário envolve a comercialização dos produtos em geral e oferece serviços comerciais, pessoais ou comunitários a terceiros. Atualmente o setor terciário tem se diversificado bastante sendo o que mais cresce nas últimas décadas. Os principais tipos de serviços do setor terciário são as indústrias de bens de serviços e os bens públicos.

O setor terciário representa 50% dos custos de produção e 50% de empregos, assim os serviços representam mais de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, onde de forma crescente mantém relação com as indústrias manufatureiras. No Brasil, a atividade terciaria conta com 945 mil empresas que geram 15,8 milhões de empregos. Com isso, a atividade terciaria tem representatividade em grandes empresas a microempresas.

Figura 3 – Primário, Secundário e Terciário: os setores da economia.

Fonte: (Google, Setores da Economia. Acesso em: 02 Mai. 2012).

A Magic Cargo Express pertence ao Setor Terciário da economia. É uma empresa que atua como transportadora de materiais (prestadora de serviços), sendo restrito a movimentação e o transporte de cargas explosivas, radioativas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com