TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento De Producao

Trabalho Escolar: Planejamento De Producao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo: As principais alternativas de Sistemas de Apoio à tomada de decisão no processo de gestão da produção, são os Sistemas de Manufacturing Resources Planning Systems (Sistemas de Planejamento dos Recursos de Manufatura), ou seja, MRP I, atualmente como funcionalidade do módulo PCP dos sistemas integrados de gestão – Enterprise Resources Planning Systems, que se baseiam no cálculo das necessidades futuras de produtos.

No ambiente de Prestação de Serviços, na área de planejamento e controle da produção são encontradas restrições quanto ao uso das ferramentas citadas. Como exemplo o MRPII na programação da produção quanto à elaboração do plano de carga dos recursos disponíveis e tende a ser um problema devido a uma particularidade desses sistemas de elaborarem o plano de produção com base no conceito de capacidade infinita para os recursos produtivos, não permitindo o real aproveitamento da capacidade disponível.

Com o objetivo de identificar os problemas encontrados no uso dos Sistemas

MRPII, surgiu à programação da produção com capacidade finita – FCS, seguido do surgimento do APS - Advanced Planning Systems baseados na lógica de simulação ou criação de cenários possíveis da programação da produção. Tais softwares seqüenciadores têm como objetivo integrar os conceitos de Planejamento e Controle da Produção.

A proposta do trabalho apresentado é abordar o uso de um sistema de seqüenciamento desenvolvido em planilhas eletrônicas com o uso do MS Project para gerar a lista de tarefas e o plano de produção quando comparado a um sistema especialista em programação da produção quanto à aderência dos dois, o custo de aquisição e desenvolvimento inseridos neste contexto. O estudo e desenvolvimento de um conjunto de planilhas eletrônicas e o uso de um software especialista em programação da produção, Preactor 9.3, com capacidade finita em um setor de prestação de serviços do setor aeronáutico é o ambiente de comparação dos aplicativos a partir do mapeamento de todos os processos envolvidos no fluxo de informações do PCP. O enfoque principal estará nas características e particularidades do processo de programação e seqüenciamento da produção da empresa objeto de estudo e nas dificuldades encontradas para a mensuração do processo.

Palavras chave: programação da produção, planejamento, programação e controle da produção

1. Introdução O momento atual representa o final da 1ª década do século XXI tendo como marco avanços tecnológicos significativos no mundo empresarial, tanto para empresas prestadoras de serviço quanto de manufatura. Contudo, esse momento representa mudanças significativas do perfil do consumidor, fato que impõem as organizações de manufatura e de serviços melhor desempenho quanto ao atendimento de aspectos competitivos relacionados à estratégia competitiva alinhados às funções do sistema de administração da produção, com o propósito de adequar o desempenho da empresa com foco à demanda de acordo com um amplo escopo de requisitos relacionados ao atendimento das necessidades do cliente.

É evidente que todo esse processo de adequação deve manter os custos relacionados à obtenção do produto e deve ser compatível com a expectativa do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com