TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento das necessidades de materiais - MRP

Tese: Planejamento das necessidades de materiais - MRP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Tese  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introdução

A logística ganhou status de prioridade a ponto de os profissionais da área atuarem no primeiro escalão das empresas. As estratégias e mudanças nesse novo segmento agora são discutidas diretamente com a presidência destas empresas.

Devido à adoção de novas metodologias, nas montadoras, a menos de um ano, a logística representava 30% do custo final do veículo, passando hoje para 20%, segundo dados publicados pela Gazeta Mercantil de 20 e 21 de maio de 2000.”Os custos não são maiores que a carga tributária”, afirma Antonio Maciel Neto, presidente da Ford Brasil. Essa redução de despesas é significativa para uma empresa que quer manter sua fatia de 9,4% de mercado

A importância da logística está cada vez mais crescente dentro da empresa. “Conseguimos diminuir em 55% o valor do inventário”, diz o executivo. Essa redução nos estoques significou economia de US$ 160 milhões para a montadora.

A Ford terceirizou toda a operação, desde a estocagem até a entrega da peça nas concessionárias. Essa operação está a cargo da Cotia Penske, que administra um depósito da montadora em Barueri-SP.

As decisões levam sempre em conta a logística. Ou seja, o desenho de um novo parafuso de uma peça poderá ser modificado se for possível aproveitar um já existente. Isso permite manter um mesmo fornecedor e negociar uma escala maior de encomendas, portanto, a preços mais reduzidos. Outro exemplo é o Ford Ka, cujo pára-choque foi dividido em três partes porque o transporte de uma única peça era mais alto.

Este texto reflete de forma significativa o quão grande é a necessidade de planejar e pensar logística dentro de uma organização. É um exemplo claro de que o estudo individual de cada atividade, de cada prioridade, de cada projeto, deve ser estudado tendo em vista sempre a logística.

Neste contexto o MRP (planejamento das necessidades de materiais) surge como uma grande questão a ser entendida, desenvolvida, adaptada e implementada na empresa

2. Planejamento das necessidades de materiais - MRP

O MRP (Planejamento das Necessidades de Materiais) é um sistema de inventário que consiste em tentar minimizar o investimento em inventário. Em suma, o conceito de MRP é obter o material certo, no ponto certo, no momento certo. Tudo isto através de um planejamento das prioridades e a Programação Mestra de Produção.

Este sistema tem funções de planejamento empresarial, previsão de vendas, planejamento dos recursos produtivos, planejamento da produção, planejamento das necessidades de produção, controle e acompanhamento da fabricação, compras e contabilização dos custos, e criação e manutenção da infra-estrutura de informação industrial.

A criação e manutenção da infra-estrutura de informação industrial passa pelo cadastro de materiais, estrutura de informação industrial, estrutura do produto (lista de materiais), saldo de estoques, ordens em aberto, rotinas de processo, capacidade do centro de trabalho, entre outras.

A grande vantagem da implantação de um sistema de planejamento das necessidades de materiais é a de permitir ver, “rapidamente”, o impacto de qualquer replanejamento. Assim pode-se tomar medidas corretivas, sobre o estoque planejado em excesso, para cancelar ou reprogramar pedidos e manter os estoques em níveis razoáveis.

3. Objetivo

A administração de materiais deve procurar melhorar continuamente a rotatividade de estoque, o atendimento ao cliente, a produtividade da mão de obra, a utilização da capacidade, custo de material, o custo do transporte e o custo do sistema. Ou seja, atender o cliente da melhor forma, com o menor investimento em estoque. O objetivo do MRP é superar este desafio.

4. Metas do MRP

De modo geral, a implantação de um sistema MRP visa:

• Diminuir custos de estocagem e movimentação

• Tempo de vida e controle de validade em casos de produtos perecíveis. Além disto, o produto pode sofrer alterações de modelo, por exemplo.

• Atendimento ao cliente

• Diminuir a improdutividade. A produtividade pode ser atingida e afetada por falta de materiais, tempo de preparação, quebra de máquina, hora extra, variação na equipe, etc.

• Previsibilidade, incluindo a manutenção dos equipamentos, a previsão de compras e produção.

• Capacidade da instalação para o atendimento, ou seja, a capacidade de atendimento ao cliente.

• Diminuir o custo de materiais e transporte.

• Diminuição do custo de obtenção.

5. Funções e atividades que devem ser analisadas pelo sistema MRP

• Previsão de vendas

Prever e antecipar a necessidade do cliente. Planejar e replanejar com vistas à previsibilidade constituem-se em uma das funções do MRP. Através desta função do sistema MRP pode-se programar compras e produção.

• Plano mestre

Para este planejamento ou replanejamento, o desenvolvimento de um plano mestre se faz necessário para planejar o quanto será produzido esta semana, na semana seguinte, na outra, etc. No entanto não é porque planejamos vender 100 unidades que iremos produzir 100. Nem sempre o planejado corresponde a necessidade das vendas. Se há sazonalidade, por exemplo, por ser produzido mais por um certo período, para atender as necessidades do pico de vendas.

A alta administração também deve perceber que o fluxo de caixa está implícito no plano mestre, e chamá-lo de plano global.

• Liberação de ordens

Esta atividade envolve compra, produção e a definição, alteração ou revisão, ou seja, quando e quanto.

São decisões tomadas a todo o instante, independentemente do número de itens envolvidos, se 1.000, 2.000 ou 50.000 itens.

A liberação das ordens está ligada ao plano mestre, sendo ele o responsável pelas decisões tomadas para o produto final.

• Follow-up ou planejamento de prioridade.

Existem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com