TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de necessidades e expectativas da organização em fase de planejamento

Pesquisas Acadêmicas: Pesquisa de necessidades e expectativas da organização em fase de planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.902 Palavras (8 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 8

As preocupações de uma organização, quando o assunto ?(c) desenvolvimento de sistemas - interno ou terceirizado, ou implementação de sistemas de gestão integrados, iniciam muito antes da implantação. A reestruturação da área de Tecnologia da Informação - TI ?(c) um processo altamente complexo, pois muitas vezes seus gestores possuem uma vaga id?(c)ia do que desejam, pouco conhecimento de seus processos e quase nenhuma visão dos resultados desejados. Uma das maiores dificuldades encontradas ?(c) saber a dimensão que a organização realmente está desejando, e posteriormente, ?(c) saber tomar a decisão correta quanto ? manutenção e melhorias de um sistema já existente ou o desenvolvimento interno ou terceirizado de um novo sistema ou, ainda, adquirir um pacote de gestão integrada.

O levantamento das necessidades e expectativas da organização durante a fase de planejamento ?(c) a base para o início dos trabalhos por parte da equipe de TI. É neste momento que surgem as dúvidas para os gestores de tecnologia: faço, mando fazer ou compro feito? A resposta a este questionamento deve ser o resultado de uma análise feita de maneira planejada e coerente com as necessidades e realidade da organização. Portanto escolher a melhor prática estará sempre indo ao encontro do tempo de resposta esperado pela organização. O caminho escolhido sempre apresentará vantagens e desvantagens, por?(c)m existe algo em comum em qualquer um dos caminhos que possam ser utilizados: o planejamento e a abordagem estrat?(c)gica do projeto. Muitos sistemas que parecem pequenos de serem desenvolvidos mostram-se, muitas vezes, maiores que o previsto e, para alguns casos, tornam-se tão complexos e grandes, que se perde o controle do seu desenvolvimento e cronograma e os custos acabam sendo exorbitantes. Esses problemas são decorrentes de análises mal feitas, falta de especificação ou especificação incompleta dos requisitos organizacionais, e, principalmente, pela falta de conhecimento dos processos do negócio. Al?(c)m disso, nem sempre ?(c) viável desenvolver um sistema, já que existe, no mercado, uma infinidade de soluções e produtos prontos ou necessitando de pequenas customizações.

Diante destas possibilidades, um número gigantesco de dúvidas vem ? tona quando se fala em dimensionamento, desenvolvimento, prazo de implantação e custo de sistemas. Essas dúvidas não são apenas pertinentes aos profissionais de TI, mas a todos os envolvidos nesse processo tão nebuloso e complicado de administrar. Dentre elas, pode-se citar algumas: avaliar e medir resultados; conhecer as soluções de mercado; estimar prazos, custos e recursos para desenvolver internamente ou contratar terceiros; decidir entre manter, desenvolver ou adquirir uma solução de mercado; avaliar a infra-estrutura, estabelecer indicadores para tomada de decisão, etc.

O desenvolvimento interno ?(c) viável quando a necessidade ?(c) específica para a empresa e esta possui um grupo qualificado de especialista na modalidade de negócio, al?(c)m de aplicar corretamente os conceitos e metodologias que precedem o início da criação do código fonte. Algumas organizações mantêm em seu quadro de pessoal, equipes de desenvolvimento que são especialistas e geram aplicativos nos moldes da organização. Mas mesmo com equipes de desenvolvimento especializadas, se não houver um correto planejamento, gestão e acompanhamento do projeto, todos os esforços despendidos para o atendimento das necessidades da organização não apresentam o resultado esperado.

A organização tamb?(c)m pode optar por contratar um terceiro, uma empresa especializada no desenvolvimento de programas, para gerar os aplicativos conforme seu ramo específico de atuação. Antes de contratar seus serviços, a organização deve verificar se os profissionais possuem qualificação e estão atualizados com as novas tecnologias, conhecem os processos do negócio e se os requisitos da engenharia de software são aplicados - documentos de referência, descrição do projeto, módulos, estrutura de arquivos e dados, referência cruzada dos requisitos, provisões de testes, e outros, para assegurar a qualidade, cronograma e investimentos. Os gestores não podem

esquecer de verificar se a empresa a ser contratada possui uma política anti-pirataria como garantia de continuidade do projeto - software pirata não ?(c) atualizável! Portanto, mesmo que este desenvolvimento seja realizado internamente ou por uma empresa contratada para trabalhar o modelo proposto, os passos de concepção do produto at?(c) a implantação da solução desejada, passando pelo mapeamento dos processos existentes, modelagens, documentação, m?(c)tricas e gestão de qualidade, devem ser planejados, gerenciados e avaliados para que o projeto venha apresentar o resultado esperado.

O esforço de implantação de uma nova mentalidade voltada para a qualidade, produtividade e inovação, não admite o desenvolvimento de sistemas atrav?(c)s da simples percepção das atividades envolvidas, onde questões como: qual ?(c) a capacidade de produção do pessoal de desenvolvimento, qual ?(c) a produtividade da área de informática, qual conjunto de ferramentas possibilita a maior produtividade e um desenvolvimento rápido, qual a tecnologia envolvida, qual caminho se deve adotar, desenvolver internamente ou contratar uma empresa de desenvolvimento, ou comprar um pacote de gestão e customizá-lo - são simplesmente deixadas de lado ou respondidas sem suporte de uma base qualificada.

Do ponto de vista da inovação dos processos, os gestores devem constantemente questionar por que são executados da forma original e identificar a melhor forma de executá-los, questionar redundâncias, levantar o nível de fragmentação; identificar tarefas desnecessárias e etapas por demais burocratizadas, barreiras organizacionais, procedimentos, regras e políticas que impedem que o projeto seja um sucesso; definir a interligação do processo com as diversas áreas da organização e com os órgãos reguladores, clientes, fornecedores, etc. A área de Tecnologia da Informação, própria ou terceirizada, deve auxiliar a organização na coleta de exemplos de como diferentes organizações desenvolvem processos produtivos similares - as melhores práticas, incluindo as diferentes vantagens de cada alternativa, com o objetivo de ajudá-la a inovar os existentes, definir novas estruturas organizacionais e assim, desenvolver o software para apoiar esses novos processos inovados.

A gestão do ambiente de TI não está vinculada somente a um projeto ou a um produto específico, mas ao conjunto das soluções e tecnologias. No nível tático da organização a preocupação ?(c) avaliar a qualidade dos processos operacionais da empresa, visando atingir patamares cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com