TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planilha DSP

Por:   •  24/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 9

Dê um exemplo de nivelamento do PMP utilizando a filosofia JIT, comparado c/ sistemas de produção convencionais.

R: Se um cliente resolve mudar seu pedido na última hora, os recursos produtivos já foram alocados aos modelos errados, não podendo ser realocados. Para evitar este problema, os sistemas de produção JIT buscam nivelar a produção com a demanda média diária, elaborando um PMP com lotes diários mistos. Como pré-requisito é indispensável que a troca de modelos na linha de montagem e de ferramentas nas máquinas seja feita de forma rápida e econômica. Dessa forma, todos os dias estariam saindo da linha de montagem modelos pequenos, médios e grandes que poderiam compor um pedido a ser entregue diretamente aos clientes sem a necessidade de recorrer aos estoques.

>> Nos sistemas de produção convencionais a baixa flexibilidade dos recursos produtivos faz com que o nivelamento da produção à demanda seja visto dentro de um horizonte de planejamento de médio prazo, geralmente mensal. Dessa forma, ao elaborar o PMP de seus produtos acabados, o PCP dimensiona lotes mensais de montagem desses produtos. Essa decisão está baseada em duas das premissas básicas dos sistemas convencionais: custa caro mudança de modelos nas linhas de montagem convencionais, e os clientes são atendidos basicamente pelos estoques de produtos acabados.

Explique o funcionamento do Sistema Kanban para células de produção em galpões distantes.

R: Neste caso será utilizado o sistema de dois cartões, o de produção e o de transporte. O cartão de produção é empregado para autorizar a fabrica a produzir um determinado lote. Já o cartão de transporte, que funciona como uma requisição autorizando o fluxo de itens entre dois pontos, acompanha os lotes de peças até os centros consumidores. Ao iniciar o consumo das peças o cartão de transporte é colocado em um posto de recolhimento de cartões. Ao voltar ao centro produtor, este dispara a produção de um item específico através do cartão de produção correspondente, o qual é colocado no quadro de kanban. O cartão de transporte então retorna c/ um novo lote de material até o centro consumidor.

Cite 5 atividades executadas pelo sistema Kanban na programação, acompanhamento e controle da produção.

R: As funções de administração dos estoques estão contidas dentro do próprio sistema de funcionamento do kanban. O seqüenciamento do programa de produção segue as regras de prioridades estabelecidas nos painéis porta-kanban. A emissão das ordens pelo PCP se dá em um único momento. A liberação das ordens aos postos de trabalho se dá a nível de chão-de-fábrica. Permite de forma simples o acomp. e controle visual e automático do programa de produção.

>> Estimula a iniciativa e o sentido de propriedade nos mesmos; Facilita os trabalhos dos grupos de melhorias na identificação e eliminação de problemas; Permite a identificação imediata de problemas através da redução planejada do número de cartões kanban em circulação no sistema; Reduz a necessidade de equipamentos de movimentação e acusa imediatamente problemas de qualidade nos itens; Implementa efetivamente os conceitos de organização, simplicidade, padronização e limpeza nos estoques; Dispensa a necessidade de inventários periódicos nos estoques; Estimula o emprego do conceito de operador polivalente; Facilita o cumprimento dos padrões de trabalho.

Explique o funcionamento do painel porta Kanban.

R: O painel pode ser pintado de verde, amarelo e vermelho, de baixo para cima. Os cartões são colocados em ganchos, de baixo para cima. A prioridade com que as peças são produzidas está relacionada com a proximidade dos cartões à zona vermelha. Quando um cartão está no vermelho significa que as peças estão com o estoque zero nas prateleiras e é preciso produzi-ias. A faixa verde está relacionada com o tempo de espera da peça produzida até que seja usada novamente. Já a faixa amarela é baseada no tempo de fabricação da peça.

Quais os cinco princípios da mentalidade enxuta?

VALOR – Aquilo que o cliente percebe e está disposto a pagar; FLUXO DE VALOR – Toda ação necessária que um produto ou serviço sofre ao longo dos fluxos essenciais (de produção desde a matéria prima, transformação em produto, até ao cliente final; de projeto da concepção ao lançamento; de informação da necessidade do cliente ao atendimento pleno); FLUIR – Colocar o desenvolvimento do produto, as informações e a produção em fluxo contínuo. PUXAR – Um processo inicial não deve produzir um bem ou um serviço sem que o cliente de um processo posterior solicite. BUSCA PELA PERFEIÇÃO – Círculo virtuoso e permanente de criação de valor e de eliminação de desperdícios.

Quais os desperdícios apontados pela mentalidade enxuta? Comente.

SUPERPRODUÇÃO – Produzir antecipadamente, mais do que a demanda do cliente; PROCESSAMENTO - Passos desnecessários para processar as peças; INTELECTUAL – Perder tempo, idéias e melhorias por não envolver os funcionários; MOVIMENTAÇÃO – Qualquer movimento inútil que os funcionários tem que fazer durante o trabalho; REPAROS – Produzir peças fora das especificações do cliente; TRANSPORTE – Movimento de estoque em processo por longas distâncias, movimentação de materiais para dentro ou fora do estoque, ou entre processos. ESTOQUES – Excesso de matéria-prima, de estoque em processo ou de produtos acabados, causando lead times mais longos, obsolescência, produtos danificados, custos de armazenagem e atrasos. ESPERAS – Tempo sem trabalho. Funcionários que servem só para vigiar uma máquina automática ou que esperam pelo próximo passo no processamento.

A proposta de cálculo do DSP apresentado em sala de aula utiliza dois coeficientes. Defina-os e comente como o desempenho é calculado.

R: PRODUTIVIDADE - É a relação entre as horas projetadas pela Engenharia de Processos, para produção realizada (tempo padrão - h) e as horas efetivamente trabalhadas. EFICIÊNCIA – É a relação entre as horas efetivamente trabalhadas e o tempo disponível. O Desempenho é o resultado dos dois coeficientes, D=PxE.

Defina Tempo de Ciclo e como é encontrado (calculado)?

R: Tempo de Ciclo é o ritmo que deve ser dado ao sistema de produção para obtenção de determinada demanda dentro de um período de tempo, geralmente um dia. TC = TP/D – Tempo de ciclo (min/un); TP – Tempo disponível para produção por dia; D – Demanda diária; TX = D/TP – Taxa de produção em unidades por dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (125.9 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com