TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planilha eta

Por:   •  11/6/2015  •  Ensaio  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

Aerossóis são partículas sólidas ou líquidas em suspensão em um meio gasoso, podendo ter origem em processos naturais ou serem produzidos como consequência de atividades humanas.

Tipos de aerossóis: nuvem, poeira, spray e fumaça. Aerossóis de origem primária são aqueles que são emitidos direto da fonte, aerossóis de origem secundária são aqueles que sofrem transformações. Pode ser originado por ação humana através de indústrias e queima de combustíveis ou pode ser originado naturalmente através de poeiras carregadas pelo vento. Fontes primarias: processos de combustão, erupções vulcânicas, poeira do solo, partículas de sal marinho, etc.

Fontes secundárias: aerossóis de sulfato (oxidação do dióxido de enxofre SO2), de nitrato (oxidação de compostos nitrogenados NOx) e orgânicos.

Importância: formação de nuvens, balanço energético e efeitos à saúde.

Remoção por deposição seca: o aerossol é depositado na superfície ou em materiais. Remoção por deposição úmida: incorporação nas gotas de chuva.

Chuva ácida....

Originada por concentrações muito altas na atmosfera de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio. Desidrata e perfura plantas, torna a água mais acida e mata peixes, corrói estatuas.

Fontes móveis....

Poluentes primários: são aqueles emitidos diretamente da fonte para a atmosfera.

Poluentes secundários: são os que resultam de reações químicas que ocorrem na atmosfera.

PROCONVE ( programa nacional de controle de poluição por veículos automotores): estabelece limites máximos de emissão de poluentes para veículos.

Poluição do ar em unidades portuárias...

Atividades que poluem: gases poluentes dos navios e dos veículos que transportam mercadorias.

Poluição do ar em Cubatão...

O ar de Cubatão na década de 80 era denso, possuía cheiro e cor.

Consequências da poluição: chuva ácida, perda da fauna, problemas de saúde (doenças respiratórias). Crianças nasciam mortas ou com problemas neurológicos.

Criado o programa de controle da poluição de Cubatão 1983 (CETESBE).

Montanhas e vales dificultam a dispersão dos poluentes.

Poluição do ar na china e na indonésia...

Poluição na china: devido ao carvão mineral que eles utilizam como fonte de energia e pela quantidade de veículos automotores.

Poluição na indonésia: devido as queimadas em plantações para extração de óleo de palma e pela quantidade de veículos automotores.

Protocolo de kyoto...

Objetivo: estabelecer metas para a redução de emissão de gases poluentes.

Medidas a serem tomadas: diminuição da emissão de gases, mudança no consumo de combustível, proteção de cobertura vegetal.

Legislação....

Conama 05/89: dispões sobre o Programa nacional de controle da poluição do ar – PRONAR.

Conama 436/2011: estabelece limites máximos de emissão de poluentes atmosféricos para fontes fixas instaladas ou com pedido de licença de instalação anteriores a 02 de janeiro de 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (33.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com