TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Ensino Para Engenharia de Transportes

Por:   •  4/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Plano de Ensino

01. DADOS

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

PROF.: ANTONIO FERREIRA

PERÍODO: 9º

SEMESTRE: 1

ANO: 2019

CARGA HORÁRIA: 80

DISCIPLINA: ENGENHARIA DE TRANSPORTES

02. EMENTA:

Modalidades de transporte; Fluxo de veículos; Sinalização de interseções em nível; Sistemas de transporte; Transporte de passageiros; Demanda e oferta de transportes; Custos de transporte; Tarifação; Benefícios de sistemas de transporte; Avaliação econômica de projetos de transporte.

03. OBJETIVO GERAL:

O conteúdo programático da disciplina procura abranger os tópicos da disciplina, complementando assuntos vistos na disciplina de estradas e transportes.

04. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Oferecer ao aluno os conceitos e informações básicas, bem como o estado da arte das práticas usuais na Engenharia de Transportes. O conteúdo incorpora novas experiências, de modo a garantir a sua modernidade e atualização. Ênfase especial é dado ao transporte de passageiros e a logística de distribuição de cargas, bem como aos conceitos referentes à capacidade, segurança e economia do transporte e suas formas de integração.

05. PROGRAMA:

Unidade I: Introdução à gestão de frotas

  • Introdução, Considerações sobre a estrutura do transporte rodoviário no Brasil, A estrutura organizacional das empresas de transporte, Indicação dos setores com interação direta ou indireta na gestão de frotas, Importância da frota no patrimônio e nos custos das empresas de transporte, Importância da gestão de frotas.

Unidade II: Dimensionamento de frotas

  • Considerações gerais, Previsão de demanda, Dimensionamento da frota para uma demanda conhecida, Alternativas para ampliação da frota.

Unidade III: Especificação e avaliação de veículos

  • Descrição de técnicas e procedimentos inerentes à especificação de veículos, Descrição de métodos e sistemáticas de avaliação de desempenho dos veículos, Implicações da homogeneidade da frota na manutenção e operação dos veículos.

Unidade IV: Operação de frotas

  • Introdução, Coleta e distribuição, O controle da operação, Operação de frotas no transporte coletivo, Exemplo: operação de frotas.

Unidade V: Previsão de custos operacionais

  • O segredo da boa decisão, Classificação dos custos, Fatores que influenciam nos custos, Métodos de cálculo de custos operacionais, Considerações sobre o cálculo da depreciação, manutenção e remuneração do capital.

Unidade VI: Controle de custos operacionais

  • A importância do controle de custos operacionais, Métodos e formulários de controle, O uso dos resultados do controle.

Unidade VII: Planejamento da manutenção

  • A importância da manutenção, Alternativas de apoio à manutenção de frotas, Objetivos de um programa de manutenção de frotas, Sistemas de manutenção, O controle da manutenção.

Unidade VIII: Substituição de frotas

  • Introdução, Por que substituir equipamentos, Fatores que influem na vida útil dos veículos, Idade do veículo e custo, Um método simplificado, Análise por meio da matemática financeira, Dificuldades e estratégias na substituição da frota.

Unidade IX: Acomodação de cargas e de passageiros

  • Introdução, Acomodação de cargas, Normas técnicas e legislação, Transporte público de passageiros, Lotação de passageiros, Legislação para o transporte de passageiros, Considerações finais sobre o transporte de passageiros.

Unidade X: Inovações tecnológicas

  • A importância da tecnologia nas empresas de transportes, Inovações tecnológicas relevantes, Inovações tecnológicas aplicadas à gestão do transporte coletivo por ônibus, ITS – o futuro começa agora.

06. RECURSOS MATERIAIS:

  • Notas de aula e atividades no quadro.

07. AVALIAÇÃO:

Prova dissertativa e objetiva

Exercícios / Atividades em grupo

7.1 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:

1º BIMESTRE

1ª Avaliação valendo 10 pontos

Apresentação e exercícios valendo 10 pontos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com