TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Ensino Economia e Mercado

Por:   •  22/5/2018  •  Resenha  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 3

PARTE INFORMATIVA

Disciplina:

Economia e Mercado

Curso:

MARKETING

Semestre:

Carga Horária:

80 horas

Ano:

2018

Professor:

Helder Sebastião Alves dos Reis

EMENTA

Economia – Introdução e Conceitos Fundamentais; Teoria Monetária; Comércio Exterior; Desenvolvimento Econômico; Mercado; Estrutura de Mercado; Desenvolvimento Regional.

OBJETIVOS

Geral: Capacitar o aluno para, ao final da disciplina, conhecer aspectos teóricos e práticos que possibilitem entender, interpretar e aplicar conceitos da Teoria Econômica à prática profissional.

Específicos das unidades:

  1. conhecer conceitos fundamentais da Economia, os Bens Econômicos, as Necessidades Humanas, a Produção;
  2. entender e analisar a política monetária, seus instrumentos e efeitos. Bem como, conhecer os conceitos de moeda, demanda e oferta monetária;
  3. identificar aspectos do Comércio Exterior, como os governos e as empresas se comportam ante vantagens comparativas e barreiras no comércio internacional;
  4. definir desenvolvimento econômico, entendendo as estratégias para o crescimento, relacionar a importância do fator humano no  ganho de competitividade;
  5. entender a estrutura de mercado, como as organizações planejam a sua atuação, os preços e a concorrência;
  6. conhecer a evolução econômica regional e, em decorrência da sua configuração, elaborar estratégias para o desenvolvimento de empresas.

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

  • Aulas Expositivas Dialogadas
  • Solução de Problemas
  • Dinâmicas de Grupo
  • Leitura e discussão de casos
  • Pesquisa

FRECURSOS DIDÁTICOS

  • Material Didático para leitura ou para impressão
  • Biblioteca
  • Estudos de caso
  • Estudo de textos

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada por meio de uma prova ou trabalho escrito no primeiro bimestre com valor 7(sete), acrescida dos trabalhos de pesquisa, seminários e debates com valor 3 (três). O valor obtido da somatória das notas será a nota bimestral.

A avaliação do segundo bimestre será realizada por meio de uma prova escrita com valor 5(cinco), acrescida dos trabalhos de pesquisa, seminários e debates com valor 1(um) e a nota do projeto integrador com valor 4(quatro). O valor obtido da somatória das notas será a nota bimestral

Para a aprovação na disciplina o aluno deverá atingir uma nota final maior ou igual a 7, sendo que a nota do primeiro bimestre terá peso 1 e a do segundo bimestre peso 2. A soma das duas notas divididas por 3 forma a média final; caso não seja atingida  a nota, o aluno terá que realizar uma recuperação  onde deverá tirar a diferença da nota atingida para atingir a média 7.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Economia: Bens econômicos, necessidades humanas. Os problemas de natureza econômica. A Lei da Escassez.
  2. Teoria Monetária: A moeda, demanda por moeda, oferta de moeda. A política monetária, os instrumentos de política monetária, os efeitos da política monetária, planos econômicos.
  3. Economia Internacional: A teoria das vantagens comparativas, o livre comércio, obstáculos ao livre comércio, barreiras ao livre comércio, balança comercial, balanço de pagamentos, o mercado de divisas, a taxa de câmbio.
  4. Desenvolvimento Econômico: Desenvolvimento e Subdesenvolvimento: causas do subdesenvolvimento, escassez de capital, fator humano, relações de dependência. Obstáculos ao Desenvolvimento: debilidade do setor público, fatores sociais e políticos. Estratégias para o desenvolvimento: economia de mercado, industrialização e mercado interno, formas de desenvolvimento.
  5. Mercado: Estrutura de mercado.  Preços. Concorrência.
  6. Desenvolvimento Regional: A evolução econômica da região: O período do Século XIX até a Crise de 29. A etapa intermediária até os anos 50. A etapa dos anos 50 aos anos 70, o Estatuto do Trabalhador Rural, a ênfase nas exportações e o Proálcool. A evolução agroindustrial na região, a expansão industrial da década de 70/80. A modernização agrícola e a expansão dos complexos agroindustriais. A concentração econômica da agroindústria. Os anos 90/2000. Os anos 2010 e a configuração econômica atual.

BIBLIOGRAFIA

BÁSICA

COSTA, F. N. Economia em 10 lições. São Paulo: Makron Books, 2000.

ROSSETTI, J. P. Introdução da Economia. São Paulo: Atlas, 2003.

VASCONCELLOS, M. A.; GARCIA, M. E. Fundamentos de economia. São Paulo: Saraiva, 2014.

COMPLEMENTAR

CARDOSO, E. Economia Brasileira ao Alcance de Todos. São Paulo: Brasiliense, 2000.

FURTADO, M. B. Síntese da Economia Brasileira. São Paulo: LTC, 2000.

LANZANA, A. E. T. Economia brasileira. São Paulo: Atlas, 2001

SOUZA, N. J. Desenvolvimento econômico. São Paulo: Atlas, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (36.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com