TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de manutenção para o torno mecânico

Por:   •  14/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  1.540 Visualizações

Página 1 de 3

SENAI LUIS EULÁLIO DE BUENO VIDIGAL FILHO

Manutenção Produtiva Total (TPM)

Relatório

Suzano

2015

SENAI LUIS EULÁLIO DE BUENO VIDIGAL FILHO

Gustavo Oliveira do Nascimento

Manutenção produtiva total (TPM)

Relatório

Suzano

2015

Manutenção Produtiva Total

Este relatório tem como finalidade apresentar uma metodologia de manutenção, a TPM, cuja finalidade implica no aumento da produção, satisfação e moral dos funcionários. Contudo visa-se tornarmos aptos a implantar, administrar e executar esse tipo de manutenção.

O aperfeiçoamento do modo de lidar com as manutenções e visar à produtividade foram inevitáveis. Uma empresa japonesa que antes adotava a manutenção preventiva constatou que com a automação houve-se a necessidade da contratação de mais mantenedores que suprissem a demanda das manutenções. Com base nisso, determinou-se que os operadores executassem as manutenções rotineiras (denominada Manutenção Autônoma). Ainda assim, os equipamentos eram submetidos a mudanças para aumentar a sua vida útil e obter a prevenção de uma manutenção.

        Nesses procedimentos, dentre os quais se cita a junção da manutenção preventiva, prevenção de manutenção e a melhoria na manutenção com a atuação dos operadores, originou-se a Manutenção Produtiva Total (TPM), esta tendo como finalidade aumentar a eficiência dos equipamentos e da fábrica, atingindo uma vida útil considerável lucrativa dos componentes de uma máquina e uma maior disponibilidade desta.

Contudo, Manutenção Produtiva Total é uma metodologia que permite melhoria contínua nos processos produtivos e administrativos, operacionalizada com times de trabalhos multifuncionais, trabalhando em sintonia para melhorar a eficiência global dos equipamentos e processos dentro de suas áreas de trabalho (é uma mudança cultural da empresa)

        É um processo e não um programa. Como tal, ele deve ser difundido para todas as áreas da planta, divisões e áreas corporativas. Para assegurar o sucesso, todos os empregados devem estar envolvidos, em cada um de todos os níveis do processo e da organização. O sucesso deste processo é diretamente proporcional ao grau de envolvimento e participação ativa dos empregados da empresa. O TPM tem foco numa visão sistêmica, integrando os objetivos de eficiência e eficácia global dos processos de trabalho, utilizando times autônomos (APG = Atividades de Pequenos Grupos).

        Visando o contínuo aumento da Disponibilidade do Maquinário e a prevenção à degradação deste, a TPM maximiza o desempenho na produção. Dessa forma a TPM gera como benefícios  o aumento da confiabilidade dos equipamentos, a eliminação das quebras e melhorias do índice de disponibilidade das máquinas, assegurando-se o fluxo contínuo do processo e a garantia de  qualidade dos produtos através de um gerenciamento integrado homem + máquina para a melhoria da produtividade industrial e, consequentemente, para o aumento da lucratividade e a competitividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com