TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plataforma giratória

Por:   •  28/9/2016  •  Monografia  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  882 Visualizações

Página 1 de 6


Sumário

2.1        INTRODUÇÃO        

1.1        Tema        

3.1        Objetivos        

2.1        Objetivos Geral        

4.1        Justificativa do Trabalho        

3.1        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        

4.1        Exemplo de Soluções de estacionamentos        g

5.1        PLATAFORMA GIRATÓRIA        

COMO FUNCIONA?        

ITENS DE SEGURANÇA        

INSTALAÇÃO        

REQUISITOS DE CONSTRUÇÃO        

MANUTENÇÃO        

5.1        DUPLICADOR PREDIAL        


  1. Introdução

 Um dos impactos também, uma das razões da crise na mobilidade urbana, é a quantidade de veículos nas metrópoles do país que não para de crescer. Só de 2001 a 2012 segundo dados do IBGE, a frota brasileira mais que dobrou, indo de 24 milhões para 50 milhões de veículos só em Volta Redonda temos cerca de quase 93 milhões de automóveis segundo tamebm o IBGE . E essa mudança não ocorre só no Brasil, mas no mundo inteiro. Ligado a isso o Brasil, nos últimos anos houve um “bum” de novos empreendimentos imobiliários tornando cidades cheias de edifícios, nestes existem garagens quase sempre apertadas ao máximo para caber o máximo de veículos no menor espaço possível, criando um ambiente de bastante insegurança tanto para o motorista, quanto para os pedestres aonde acaba acontecendo acidentes como pequenas colisões, gerando custos para os motoristas e pequenos reparos,atropelamentos e etc.

Com base nesses fatos narrados no último parágrafo, este estudo pretende desenvolver uma plataforma giratória que visa ajudar os motoristas a estacionar seus carros com facilidade e uma maior agilidade na manobra de seus automóveis, para um condomínio de apartamentos na cidade de Volta Redonda, será feito um referencial teórico sobre as soluções encontradas em arquivos públicos na internet e um projeto de uma solução a parti das soluções encontradas de baixo custo para o condomínio estudado, e nosso plano de trabalho.

Quanto aos fins, a pesquisa será descritiva. Descritiva, porque visa descrever ideias, expectativas e percepções acerca da aplicação das soluções de estacionamentos . De acordo com Vergara (1998, p. 47), “A pesquisa descritiva expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno”. Ainda na visão de Vergara (1998, p. 47) “a pesquisa descritiva não tem o compromisso em explicar os fenômenos que descreve, embora sirva como base para essa explicação”.

  1. Tema

O tema desse trabalho será desenvolver uma plataforma giratório de carros de passeio, afim de facilitar a manobra dos mesmo em locais de dificuldade de se estacionar.

  1. Objetivos

  1. Objetivos Geral

O objetivo geral deste trabalho é desenvolver uma plataforma giratória de veículos para estacionamentos de difícil manobra, não se tem a intenção de confeccionar este.

  1. Objetivo Específico

Os objetivos específicos são estudar a respeito dos tipos de soluções para estacionamento de veículos, métodos de desenvolvimento de novos produtos e desenvolver uma plataforma de baixo custo, fácil manutenção e manuseio.  

  1. Justificativa do Trabalho

Evitar elevado número de manobras ao se estacionar o veículo na garagem, eliminar um grande espaço de manobra e ganhar mais espaços para estacionamento, Para valorizar o imóvel, Como o equipamento elimina as manobras, há um menor consumo de combustível, menor poluição sonora e menos gases nocivos na garagem e pequenos acidentes que possam acontecer.

  1. Fundamentação Teórica

  1. Estacionamento

Estacionamento é o nome dado à determinada área destinada ao repouso de veículos automotores, de propulsão humana ou animal. Eles podem ser encontradas em hospitais, centros, estádios ou quaisquer outra estrutura.

[pic 1]

Figura 1exemplo de pátio de estacionamento

  1. Plataforma Giratória

A plataforma giratória consiste em um disco montado sobre roletes, onde os veículos podem realizar giros de 360° o equipamento é projetado com o objetivo de direcionar os veículos em locais de manobras extremamente complexas.

  1. Como Funciona?

A plataforma funciona deslocando manualmente o veículo com um pequeno esforço, o próprio usuário pode realizar esta manobra. Há também a possibilidade de operar automaticamente. 

[pic 2]

Figura 2 Exemplo de aplicação da plataforma giratória em estacionamento

  1. Itens De Segurança

O equipamento possui um número adequado de rodízios por seção, prevenindo assim a deformação da plataforma devido a pesos irregulares. Isto também reduz significativamente o ruído e trava de acionamento mecânico afim de que se ao movimentar o carro o equipamento se desloque em sentindo diversos.

  1. Instalação

Instalação Completa: Neste tipo realiza-se a instalação mecânica e a obra civil no caso de se ter a plataforma no nível do solo.

  1. Requisitos de Construção

Para instalações onde se deseja que o equipamento fique no nível do solo existe a necessidade de se realizar um rebaixamento do mesmo, Pode-se também instalar o equipamento diretamente no solo utilizando uma rampa circular para acesso.

[pic 3]

Figura 3 Exemplo de rebaixamento do solo para a instalação da plataforma

  1. Manutenção

Um plano de manutenção preventiva, realizado por equipe qualificada, pode ser fornecido por meio de um contrato de serviço anual, com empresa especializada do ramo.

  1. Especificações

[pic 4]

Figura 4 Desenho dos dois tipos de modelos encontrados no mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com