TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plástico

Seminário: Plástico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Seminário  •  3.581 Palavras (15 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 15

Plástico

Antes de o plástico ser conhecido, apenas a natureza fornecia materiais leves. Madeira deixa-se trabalhar facilmente, é firme a flexível e permite que seja moldada permanentemente com auxilio de processos especiais. Borracha natural, uma matéria-prima dos elastômeros, é elástica e deformável.

Com as propriedades dos matérias naturais, o homem não podia resolver todos os problemas técnicos. Assim procurava-se por novos materiais, que preenchessem as propriedades necessárias. Os químicos avançaram com as pesquisas sobre a estrutura molecular de materiais naturais, como por exemplo, a borracha, e apenas neste século chegaram ao ponto de produzir estes materiais artificialmente.

Os plásticos produzidos atualmente ultrapassaram em várias vezes as propriedades dos materiais. Para as diferentes necessidades dispõem-se agora de materiais cujas propriedades suprem, de forma ideal, as respectivas aplicações. Não se pode ver exatamente, em uma peça de plástico, para que objetivo ela se presta.

A prosperidade mundial da indústria do plástico iniciou após a 2ª Guerra Mundial. No principio era utilizado o carvão como matéria-prima. Apenas em meados dos anos 50 aconteceu a substituição por petróleo. A vantagem desta substituição estava em que poderia aproveitar racionalmente aquela parcela do refino, até aquela época sem valor, que no craqueamento do petróleo era utilizada como produto secundário. O forte crescimento da produção de plásticos foi parcialmente freado durante a crise do petróleo de 1973. Todavia este material apresenta até hoje um desenvolvimento dinâmico acima da média.

Entretanto, o uso dos plásticos só será ótimo quando se determinar suas características especiais. Justamente na substituição de materiais clássicos como madeira ou metal, a composição do plástico deve ser feita corretamente, para que se possa aproveitar as várias vantagens deste material.

Classificação dos plásticos

Os plásticos são representados por um triângulo eqüilátero, composto por três setas e o numero de identificação ao centro. Em tese todos os materiais plásticos deveriam conter tal simbologia gravada em algum lugar da peça ou embalagem a fim de facilitar o processo de reciclagem, porem não é raro encontrarmos algum produto ou embalagem que não possui tal simbologia.

Transparente e inquebrável o PET é uma material extremamente leve.

Usado principalmente na fabricação de embalagens de bebidas carbonatadas (refrigerantes), além da Indústria alimentícia esta presente também nos setores hospitalar, cosméticos, têxteis, etc.

Material leve, inquebrável, rígido e com excelente resistência química.

Muito usado em embalagens de produtos para uso domiciliar tais como:

Detergentes, amaciantes, sacos e sacolas de supermercado, potes, utilidades domesticas, etc. Seu uso em outros setores também é muito grande tais como: embalagens de óleo, bombonas para produtos químicos, tambores de tinta, peças técnicas, etc.

Material transparente, leve, resistente a temperatura, inquebrável.

Normalmente usado em embalagens para água mineral, óleos comestíveis, etc. Além da indústria alimentícia é muito encontrado nos setores farmacêuticos em bolsas de soro, sangue, material hospitalar, etc.

Uma forte presença também no setor de construção civil, principalmente em tubos e esquadrias.

Material flexível, leve, transparente e impermeável.

Pelas suas qualidades é muito usado em embalagens flexíveis tais como:

Sacolas e saquinhos para supermercados, leites e iogurtes, sacaria industrial, sacos de lixo, mudas de plantas, plasticultura, embalagens têxteis, etc.

Material rígido, brilhante com capacidade de conservar o aroma e resistente às mudanças de temperatura.

Normalmente é encontrado em pecas técnicas, caixarias em geral, utilidades domesticas, fios e cabos, etc.

Potes e embalagens mais resistentes

Material impermeável, leve, transparente, rígido e brilhante.

Usado e potes para iogurtes, sorvetes, doces, pratos, tampas, aparelhos de barbear descartáveis, revestimento interno de geladeiras, etc.

Neste grupo estão classificados os outros tipos de plásticos.

Entre eles:

ABS/SAN, EVA, PA, etc.

Normalmente são encontrados em peças técnicas e de engenharia, soldados de calçados, material esportivo, corpos de computadores e telefones, CD'S, etc.

Processos de obtenção do plástico

Podemos obter o plástico por Polimerização, Policondensação e Poliadição.

A polimerização consiste na união de moléculas de um dado composto (monômero) para formar um novo composto designado por polímero, cujo peso molecular é um múltiplo inteiro do produto de partida. Este tipo de reação, que constitui uma das três formas mais importantes de formação de macromoléculas, dá-se geralmente entre compostos com ligações duplas e o seu início requer a presença de um íon ou de um radical. Os radicais iniciadores podem ser derivados de peróxidos orgânicos ou inorgânicos, compostos azóicos ou outros produtos capazes de gerar radicais livres. No caso da polimerização iônica, o íon iniciador pode derivar do fluoreto de boro ou de alumínio que forma um complexo com a água e com os alcoóis. A polimerização conclui-se quando se interrompe a formação da cadeia.

A Policondensação é a designação atribuída à condensação entre compósitos com, pelo menos, dois grupos reativos. Dá-se a eliminação contínua de pequenas moléculas (água, amoníaco, cloreto de hidrogênio) e formam-se macromoléculas em cadeia ou reticuladas. O produto final tem a designação de policondensado. Pode envolver dois ou mais monômeros diferentes (copolimerização).

A poliadição consiste numa reação química pela qual se obtêm grandes polímeros a partir de moléculas pequenas insaturadas (monômeros). Difere-se essencialmente do outro processo de polimerização e a policondensação por não se separarem durante o processo outras moléculas. Na poliadição os polímeros formados são constitucionalmente iguais aos monômeros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com