TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pneus recapagem

Por:   •  28/10/2015  •  Dissertação  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

A recapagem de pneus e uma das soluções para preservar o meio ambiente, ela consiste em reformar carcaças de pneus os tornando utilizáveis novamente. A fabricação de pneus atualmente tem como principal matéria prima a borracha natural e a sintética que e obtida através do petróleo.  Devido a grande demanda, a borracha natural e o petróleo estão se tornando cada dia mais escassos, o que obriga as empresas a encontrar novas maneiras de continuar a produção e diminuindo os danos causados ao meio ambiente. Além da falta de matéria prima, a borracha sintética não e biodegradável, ou seja, a natureza não consegue destruir um pneu deixado em uma mata fechada, por exemplo.

Um pneu abandonado de forma indevida pode ser extremamente prejudicial à natureza.  Ele pode servir como local de procriação para diversos animais, como mosquitos, roedores e outros vetores de doenças, além de representar um risco constante de incêndio, o que contamina o ar, através dos componentes existentes em sua fumaça tóxica e, ainda, podem contaminar lençóis freáticos, com a infiltração de óleos. Uma carcaça de pneu também pode ser reaproveitada em outros processos como na fabricação de asfalto e na geração de energia através da sua queima.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) editou nova resolução que irá disciplinar o gerenciamento dos pneus usados; dessa forma, fabricantes e importadores serão responsáveis pelos resíduos dos pneus usados e serão obrigados a coletar e dar destinação ambientalmente adequada, na proporção de um para um, ou seja, para cada pneu novo comercializado, um deverá ser recolhido. O ato de recolhimento se dará obrigatoriamente no momento em que o consumidor estiver fazendo a troca de um pneu usado por um novo, sem qualquer custo para o mesmo.

[pic 1]

Como se pode observar no quadro, as diferenças entre utilizar pneus novos e recapados são notáveis.  Além de todas as vantagens econômicas, o processo beneficia, o ecossistema do planeta. Segundo a ABR, são economizados mais de 500 milhões de litros de petróleo por ano. O processo de recapagem posterga em mais de um ano, cerca de 180.000 km, a destinação final do pneu, assim evitando que o pneu sem condições de recapagem seja descartado de forma incorreta e vá mais cedo para o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com