TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição Anchieta

Monografias: Poluição Anchieta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

Peixe Guia. Este projeto tem como objetivo utilizar peixes nativos dos rios capixabas como bio-indicador de poluição. Além disso, após o período de pesquisas será publicado um livro para que a população consiga fazer essa identificação.

No começo da apresentação foram citados os parceiros do projeto, como o INTITUTO APLYSIA, IFES, UVV, CESAN entre outros. Após, foi-se explicado o método utilizado para as coletas. Sendo que, os peixes foram coletados em 3 locais diferentes e essa foi feita com uma rede de espera.

A coleta aconteceu em um período de 24 horas, sendo que os peixes eram capturados de 6 em 6 horas. Além disso, eram coletados amostras de solo e água do local. Ainda foram registrados informações dos parâmetros físico-químicos da água em cada ponto de amostra.

Essas coletas de solo e água têm como objetivo analisar se a qualidade dos rios irá interferir na saúde do animal, podendo assim, identificar necessidade de maior controle dos efluentes que são despejados no manancial.

Para a escolha do peixe que seria a sentinela da pesquisa deve-se à sua relevância social, ambiental e econômica. As duas escolhidas para os peixes guia foram o Cangoá (Ophioscion punctatissimus) e o Bagre (Genidens genidens) pois foram as espécies mais coletadas na amostragem e com maior relevância dos fatores expostos.

Depois de capturados esses peixes foram para o laboratório de biologia do Ifes Campus Piúma para identificação, biometria, observações das características morfológicas, fisiológicas e coleta de tecido para análises de metal pesado.

Após essa etapa de identificação, foi-se então apresentado os resultados encontrados, sendo que em algumas áreas a poluição foi detectada nos peixes.

Porém ainda é cedo para se ter os resultados permanentes, então será realizado outras coletas com o intuito de comparar as amostragens do estudo para verificar sua eficiência.

A idéia é dar origem a uma forma unificada de monitoramento, que poderá ser utilizada por pescadores e moradores da região contemplada, por meio da observação das características de algumas espécies de peixes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com