TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pontes

Artigo: Pontes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Artigo  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

Pontes

Ponte é uma construção destinada a estabelecer a continuidade de uma via de qualquer natureza. Via essa que pode ser uma rodovia, uma ferrovia, ou uma passagem para pedestres. O obstáculo a ser transposto é o que denomina se a construção é:

• Uma ponte, propriamente dita, quando o obstáculo é constituído de curso de água ou outra superfície liquida como por exemplo um lago ou braço de mar.

• Um viaduto, quando o obstáculo é um vale ou uma via.

História

Desde o surgimento da humanidade, o homem precisa transpor obstáculos para buscar novas fontes de alimentos e abrigos. As primeiras pontes surgiram de forma natural pela queda de troncos sobre os rios, ideia essa que logo foi adaptada pelo homem, que passou a usar troncos e pedras para criar as primeiras pontes.

Com o passar do tempo e a evolução do homem, surgiram as pontes em arcos datadas de 4000 a.C. na Mesopotâmia e Egito e mais tarde, na Pérsia e na Grécia.

No século III a.C. os Romanos aperfeiçoaram as técnicas de construção e projeto das pontes em arco atingindo qualidade e eficiência que só seria superada mil anos depois. Na Idade Média as pontes em arcos sofrem nova evolução e passam a ser incluídos arcos ogivais, garantindo assim não só mais elegância como também mais segurança e facilidade de construção.

Com a necessidade de transpor maiores vãos para deslocamento e transporte, é que surge na época renascentista as pontes treliçada, que trazem consigo uma sensação de leveza e estética.

A revolução industrial tem início no século XVIII, com isso há o surgimento do ferro-forjado que foi utilizado para se fazer pontes mais largas, porém o ferro não possuía resistência necessária para suportar as cargas das locomotivas que também surgiram naquela época. Tem-se então o surgimento de aço, liga metálica, que apresenta maior resistência, sendo possível construir pontes mais resistentes e que alcançassem maiores vãos. Também nessa época, as pontes treliçadas ressurgem sendo uma forma economia e pratica, devido ao seu baixo custo e alta disponibilidade de matéria prima, de se construir pontes.

Após a destruição causada pela segunda guerra mundial, foi necessário que as pontes fossem reconstruídas, a partir daí passou a se usar o concreto e aço, como principal elemento estrutural das pontes. O concreto protendido, como é conhecido hoje, é o principal elemento utilizado na construção de pontes atualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com